Discurso no Senado Federal

REALIZAÇÃO, ENTRE OS DIAS 25 E 26 DE ABRIL, DO V SEMINARIO INTERNACIONAL DA ESCOLA DE PAIS DO BRASIL, SEÇÃO DO DISTRITO FEDERAL, OCASIÃO EM QUE SERA ESTUDADO E DEBATIDO O SUGESTIVO TEMA 'PAIS E FILHOS: INVESTINDO COM AMOR NA FAMILIA DO SECULO XXI'.

Autor
Valmir Campelo (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/DF)
Nome completo: Antônio Valmir Campelo Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO.:
  • REALIZAÇÃO, ENTRE OS DIAS 25 E 26 DE ABRIL, DO V SEMINARIO INTERNACIONAL DA ESCOLA DE PAIS DO BRASIL, SEÇÃO DO DISTRITO FEDERAL, OCASIÃO EM QUE SERA ESTUDADO E DEBATIDO O SUGESTIVO TEMA 'PAIS E FILHOS: INVESTINDO COM AMOR NA FAMILIA DO SECULO XXI'.
Publicação
Publicação no DSF de 12/04/1997 - Página 7606
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO.
Indexação
  • ELOGIO, TRABALHO, INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL, BRASIL, OBJETIVO, PREPARAÇÃO, EDUCAÇÃO, FILHO, CIDADÃO, REGISTRO, REALIZAÇÃO, SEMINARIO, AMBITO INTERNACIONAL.

O SR. VALMIR CAMPELO (PTB-DF. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, nos dias 25 e 26 deste mês de abril, em Brasília, estará acontecendo o V Seminário Internacional da Escola de Pais do Brasil, seção do Distrito Federal.

A Escola de Pais do Brasil é uma sociedade civil sem fins lucrativos. De origem cristã, foi criada em São Paulo, em 1963, por iniciativa da Madre Inês de Jesus, e divulgada às famílias brasileiras pelo Pe. Lionel Corbeil, educador emérito e seu presidente de honra.

Está filiada à Federação Internacional para a Educação dos Pais, que tem sede em Paris e faz parte da Federação Latino-Americana da Escola de Pais. No Brasil, é reconhecida como de utilidade pública pelo Decreto nº 72.220 e tem registro social no Ministério da Educação e do Desporto sob o número 262.234, de 1975.

Atualmente, em nosso País, encontra-se presente em muitas capitais de Estado e em cidades do interior, onde grupos de pais se agregam em escolas, igrejas, clubes e centros comunitários para analisar temas e experiências relacionadas à função paterna e materna.

Seus recursos humanos, Sr. Presidente, são os próprios pais, especificamente treinados em Cursos de Aprofundamento e Treinamento - CAT, sob a coordenação, supervisão e orientação de uma Comissão Executiva Nacional. A atualização é um trabalho e uma preocupação constante e ocorre por meio de reuniões de estudo, de debates de livros, de pesquisas, revisões semestrais, seminários e congressos nacionais e estaduais. Destaca-se em seus quadros o Conselho de Educadores, formado por médicos, religiosos, psiquiatras, psicólogos, pedagogos, sociólogos e educadores de todo o País, de cuja experiência, dedicação e pesquisa provêm o embasamento e o material psicopedagógico necessário ao conteúdo do trabalho desenvolvido.

Os recursos materiais são diversificados e se constituem de uma variada gama de livros, filmes, slides, cartazes e técnicas que facilitam a dinâmica de grupo, a participação e a troca de experiências entre os pais.

É um movimento particular, constituído de voluntários que prestam serviços gratuitamente. Para participação em seus quadros, não há restrição quanto a credo religioso, opção política, raça ou condição social. Tem por finalidade básica aprimorar a formação dos pais para o exercício proficiente de suas funções educativas na família e na sociedade.

É importante sublinhar que a metodologia utilizada para concretizar o aprimoramento dos pais não se fundamenta em academicismos, mas na prática confrontada com a teoria, na vivência analisada à luz dos avanços proporcionados pelas descobertas da moderna psicologia. Trata-se de aprendizado em ação, envolvendo os pais enquanto educadores e responsáveis pela formação dos filhos e dos cidadãos de hoje e de amanhã e visando encontrar alternativas para a compreensão e a solução dos problemas típicos do relacionamento entre pais e filhos.

A Escola de Pais executa um trabalho preventivo, cujas características se configuram como reforço à família e compreensão do papel da paternidade e da maternidade, como estudo do mundo em constantes mudanças e obtenção de conhecimentos básicos de psicopedagogia e como técnicas educativas, com a conseqüência prática da reformulação de conceitos e melhoramento da qualidade da convivência entre pais e filhos.

Na busca de seus objetivos, a Escola de Pais desenvolve um processo de educação permanente, em um sistema de atuação cooperativo, solidário, responsável e comunitário.

A riqueza das abordagens feitas nos círculos de estudos pode ser verificada mediante o título dos temas, tais como a educação no mundo atual, amor e segurança - alicerces de um desenvolvimento sadio; mãe, esposa e mulher - sua atualidade; o pai e o exercício da paternidade; a maturidade dos pais na vivência familiar; ação educativa na meninice e na adolescência; sexualidade humana e outros assuntos, escolhidos de acordo com os interesses e a história dos grupos específicos de pais.

Durante o Seminário, que será realizado em Brasília nos dias 25 e 26, será estudado e debatido o sugestivo tema "Pais e Filhos: investindo com amor na família do século XXI".

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, desejei apresentar essas considerações em apreço ao grande e silencioso trabalho que a Escola de Pais do Brasil vem executando, à valiosa contribuição no campo da pesquisa psicopedagógica preparada e oferecida aos pais para que entendam e executem sua função cada dia mais conscientemente, vista como necessária e indispensável à realização do ser humano e, conseqüentemente, à construção da sociedade e da Nação.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/04/1997 - Página 7606