Questão de Ordem no Senado Federal

SOLICITANDO AO PRESIDENTE ANTONIO CARLOS MAGALHÃES ESCLARECIMENTOS SOBRE A DELIBERAÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA NACIONAL, REUNIDO ONTEM, A RESPEITO DA COMPRA DE EQUIPAMENTOS MILITARES SEM LICITAÇÃO PELO MINISTERIO DA AERONAUTICA, A PROPOSITO DE DIVERSAS VERSÕES DIVULGADAS PELA IMPRENSA. INQUIRINDO UM POSICIONAMENTO DA MESA, QUANTO A LIBERAÇÃO DOS RECURSOS NECESSARIOS PARA A MANUTENÇÃO DOS TRABALHOS DA CPI DOS PRECATORIOS.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Questão de Ordem
Resumo por assunto
REGIMENTO INTERNO.:
  • SOLICITANDO AO PRESIDENTE ANTONIO CARLOS MAGALHÃES ESCLARECIMENTOS SOBRE A DELIBERAÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA NACIONAL, REUNIDO ONTEM, A RESPEITO DA COMPRA DE EQUIPAMENTOS MILITARES SEM LICITAÇÃO PELO MINISTERIO DA AERONAUTICA, A PROPOSITO DE DIVERSAS VERSÕES DIVULGADAS PELA IMPRENSA. INQUIRINDO UM POSICIONAMENTO DA MESA, QUANTO A LIBERAÇÃO DOS RECURSOS NECESSARIOS PARA A MANUTENÇÃO DOS TRABALHOS DA CPI DOS PRECATORIOS.
Publicação
Publicação no DSF de 11/04/1997 - Página 7498
Assunto
Outros > REGIMENTO INTERNO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, ESCLARECIMENTOS, ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, PRESIDENTE, SENADO, DELIBERAÇÃO, CONSELHO DE DEFESA NACIONAL, AQUISIÇÃO, AERONAVE, FORÇAS ARMADAS, FORÇA AEREA BRASILEIRA (FAB), AUSENCIA, LICITAÇÃO.
  • SOLICITAÇÃO, ESCLARECIMENTOS, POSIÇÃO, MESA DIRETORA, LIBERAÇÃO, RECURSOS, MANUTENÇÃO, ATIVIDADE, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), TITULO DA DIVIDA PUBLICA.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT-SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a imprensa informou que, ontem, em reunião do Conselho de Defesa Nacional, teria havido a informação de que o Ministério da Aeronáutica obteve aprovação para a compra de aviões sem licitação. A informação divulgada hoje é um pouco diferente: que a decisão havia sido suspensa em função da ponderação feita pelo Presidente do Senado e do Congresso Nacional.

Avalio, Sr. Presidente, até porque houve precedentes no que diz respeito à questão do Projeto Sivam, que seria importante que, sempre que haja uma decisão de grande relevância e interesse do País, que V. Exª, como Presidente do Senado, possa informar a esta Casa o que realmente se passou e como é que, neste caso, houve a defesa do interesse público.

Parece-me que tal iniciativa do Ministério da Aeronáutica, a compra de aviões militares para a defesa nacional, carece de bom senso, havendo tempo suficiente para a realização de licitação, tendo em vista a tranqüilidade, no que diz respeito às relações do Brasil com outras nações, sobretudo com as nações vizinhas, e, portanto, não havendo qualquer indício aparente da necessidade urgente da renovação da frota de aviões da Força Aérea Brasileira.

Se foi nessa direção a ponderação de V. Exª, Presidente, parece-me lógico, porque significa um resguardo maior a partir da experiência que o Senado teve, quando do exame do Projeto Sivam. Agradeceria, Sr. Presidente, se pudéssemos ter os esclarecimentos devidos, pois a imprensa noticia ora de uma forma, ora de outra, com respeito ao que a Mesa está procurando garantir, ou seja, que a Comissão Parlamentar de Inquérito tenha os recursos necessários para a realização das suas atividades.

Ontem, o Senador Geraldo Melo foi designado para tratar desse assunto com V. Exª, o que acredito já aconteceu. O Senador Romeu Tuma também tratou do assunto há poucos instantes e seria oportuno que V. Exª esclarecesse se toda e qualquer despesa que se faça necessário realizar - acredito que elas serão módicas -para o bom desenvolvimento dessa Comissão Parlamentar de Inquérito dos Títulos Públicos possa ser garantida, a fim de que não surja qualquer dúvida a respeito, inclusive por parte da imprensa.

O SR. EDUARDO SUPLICY - Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/04/1997 - Página 7498