Pronunciamento de Valmir Campelo em 15/04/1997
Discurso no Senado Federal
HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO, OCORRIDO ONTEM, DO EX-SENADOR EURICO VIEIRA DE REZENDE.
- Autor
- Valmir Campelo (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/DF)
- Nome completo: Antônio Valmir Campelo Bezerra
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO, OCORRIDO ONTEM, DO EX-SENADOR EURICO VIEIRA DE REZENDE.
- Publicação
- Publicação no DSF de 16/04/1997 - Página 7724
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, EURICO REZENDE, EX SENADOR, EX GOVERNADOR, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES).
O SR. VALMIR CAMPELO (PTB-DF. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, faleceu ontem, em Brasília, o ex-Senador Eurico Vieira de Rezende, que foi também Governador do Estado do Espírito Santo. Homem culto, inteligente, de extrema sensibilidade política, o ex-Senador Eurico Rezende deixa uma história de participação, engajamento e realizações, tanto na governadoria do seu Estado quanto no Senado da República.
Durante os anos em que militou nesta Casa, Eurico Rezende deixou marcada a sua passagem com expressiva e profícua atuação nos trabalhos legislativos, além de ter exercido com dedicada competência a espinhosa missão de líder do governo.
Como Governador do Espírito Santo, Eurico Rezende legou ao povo capixaba um conjunto significativo de realizações e os benefícios de uma administração integralmente voltada para o entendimento e para o diálogo, virtudes que sempre permearam a sua intensa e proveitosa vida pública.
No Congresso Nacional, Eurico Rezende destacou-se pela vasta produção, tanto no âmbito constitucional quanto na área da legislação ordinária, combatendo vigorosamente a corrupção eleitoral e as impropriedades do nosso sistema partidário.
Jurista, de formação democrática, Eurico Rezende era sobretudo um liberal apaixonado, que lutou incansavelmente pelo retorno do Brasil à plenitude do Estado de Direito.
Radicado em Brasília há vários anos, o ex-Senador capixaba viveu uma história de amor com esta cidade, onde se estabeleceu com sua família e construiu uma das melhores escolas superiores do Distrito Federal: a AEUDF.
Professor dedicado, presidente da Faculdade que criou em Brasília, Eurico Rezende é responsável pela formação de uma legião de advogados, economistas, contabilistas, pedagogos e outros profissionais que hoje movimentam o mercado de serviços da Capital Federal e contribuem para o bom funcionamento da máquina administrativa em âmbito local e nacional.
Ao homenagear esse homem público de singular coerência, faço minhas as palavras de Célio de Souza, que assim se referiu ao grande líder capixaba em certa ocasião: "Um destacado inconformismo político sempre existiu em Eurico Rezende, sem quebra de sua postura de lealdade a governos empreendedores do nosso desenvolvimento econômico e social. Nesse sentido, tomando sua própria expressão, ele foi um liberal no redemoinho".
Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em nome do meu Partido, o PTB, em meu nome e em nome de minha família, presto aqui minhas homenagens ao ex-Senador, ex-Governador e insigne Professor Eurico Vieira de Rezende.
Transmito à sua família enlutada o pesar, a dor, mas sobretudo o agradecimento do povo de Brasília, cidade que ele muito amou e à qual dedicou o melhor dos seus esforços, no sentido de transformá-la, de fato, na "Capital de todos os brasileiros".
Ao grande e empreendedor pioneiro Eurico Rezende, o nosso muito obrigado.
Sr. Presidente, nesta ocasião, estou encaminhando à Mesa requerimento no seguinte teor:
Requeremos, nos termos do art. 218 do Regimento Interno e de acordo com as tradições da Casa, as seguintes homenagens pelo falecimento do ex-Senador, ex-Governador e ex-Deputado Eurico Rezende:
a) inserção em ata de um voto de profundo pesar;
b) apresentação de condolências à família, ao Estado do Espírito Santo e à Universidade do Distrito Federal.
Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente, agradecendo a V. Exª e a todas as Srªs e Srs. Senadores.