Discurso no Senado Federal

PARABENIZANDO A BANCADA DO ESTADO DO AMAZONAS E SEU GOVERNADOR, AMAZONINO MENDES, PELO DESENVOLVIMENTO DAQUELE ESTADO. COMUNICANDO AO PRESIDENTE DA REPUBLICA, POR OCASIÃO DE SUA VISITA A REGIÃO NORTE, O DESVIO DE RECURSOS PUBLICOS PELO GOVERNADOR DE RONDONIA.

Autor
Ernandes Amorim (PPB - Partido Progressista Brasileiro/RO)
Nome completo: Ernandes Santos Amorim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE RONDONIA (RO), GOVERNO ESTADUAL.:
  • PARABENIZANDO A BANCADA DO ESTADO DO AMAZONAS E SEU GOVERNADOR, AMAZONINO MENDES, PELO DESENVOLVIMENTO DAQUELE ESTADO. COMUNICANDO AO PRESIDENTE DA REPUBLICA, POR OCASIÃO DE SUA VISITA A REGIÃO NORTE, O DESVIO DE RECURSOS PUBLICOS PELO GOVERNADOR DE RONDONIA.
Publicação
Publicação no DSF de 16/04/1997 - Página 7731
Assunto
Outros > ESTADO DE RONDONIA (RO), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, BANCADA, GOVERNO, ESTADO DO AMAZONAS (AM), EFICACIA, ADMINISTRAÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, PROBIDADE, UTILIZAÇÃO, RECURSOS, SETOR PUBLICO, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
  • COMENTARIO, INFORMAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, OPORTUNIDADE, VISITA, ESTADO DE RONDONIA (RO), IRREGULARIDADE, ADMINISTRAÇÃO, GOVERNADOR, DESVIO, RECURSOS, GOVERNO ESTADUAL.

O SR. ERNANDES AMORIM (PPB-RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na verdade, por várias vezes, estivemos aqui nesta tribuna reclamando a presença do Governo Federal na Amazônia.

Na semana passada, acompanhamos o Presidente da República à Amazônia, a Rondônia e a Manaus. No Estado do Amazonas, tive a oportunidade de acompanhar de perto o que está acontecendo naquele Estado. O Estado de Rondônia deveria estar tão desenvolvido, deveria ter tantas obras quanto o Estado do Amazonas, mas existem diferenças de comportamento.

No Amazonas, temos o Governador Amazonino Mendes, com sua competência, com sua seriedade, desenvolvendo um trabalho que está levantando aquele Estado. Manaus parece a capital de um País da Europa. É uma cidade limpa e cheia de obras devido à seriedade daquele Governador.

Mesmo tendo ajudado à Região Norte, especialmente o Estado do Amazonas, indiretamente, através do BNDES, via-se alegria no rosto do Presidente da República pela maneira como o Governador de Manaus está conduzindo aquele Estado. Manaus tem também um Secretário de Fazenda competentíssimo, o Dr. Samuel Hanan. Lá, ouvimos e presenciamos somente desenvolvimento.

O Presidente da República, no avião, dirigindo-se a Rondônia, realizou uma reunião com a Bancada daquele Estado. Naquela oportunidade, levei ao seu conhecimento que os recursos enviados para Rondônia foram desviados, foram roubados, e o Governador do Estado, que já deveria ter sido cassado, permanece no cargo, inclusive pleiteando mais recursos do Governo Federal. O inverso ocorre no Estado do Amazonas.

Também disse a Sua Excelência que os R$160 milhões enviados, ano passado, para o Estado de Rondônia seriam suficientes para construir dois portos como o do Amazonas, no qual foram gastos R$70 milhões com a abertura da exportação da soja e do transporte da Região Norte e Centro-Oeste.

Está de parabéns a Bancada do Estado do Amazonas, não só os Senadores, mas também os Deputados Federais; está de parabéns o povo daquele Estado pela visão que tem o Governador Amazonino Mendes, pela maneira que conduz os recursos públicos que recebe dos contribuintes. Parabéns a esse Estado que está crescendo dia a dia.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/04/1997 - Página 7731