Discurso no Senado Federal

REPORTAGEM DO JORNAL NACIONAL DA TV GLOBO, ONTEM, SOBRE A PRATICA DA PROSTITUIÇÃO INFANTIL NO PAIS.

Autor
Marina Silva (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • REPORTAGEM DO JORNAL NACIONAL DA TV GLOBO, ONTEM, SOBRE A PRATICA DA PROSTITUIÇÃO INFANTIL NO PAIS.
Publicação
Publicação no DSF de 16/04/1997 - Página 7790
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • COMENTARIO, NOTICIARIO, JORNAL, EMISSORA, TELEVISÃO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), DENUNCIA, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, PROSTITUIÇÃO, CRIANÇA, ADOLESCENTE, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), ESTADO DO CEARA (CE), ESTADO DO ACRE (AC).
  • DEFESA, NECESSIDADE, URGENCIA, ADOÇÃO, PROVIDENCIA, COMBATE, PROSTITUIÇÃO, CRIANÇA, ADOLESCENTE, PAIS.

A SRª MARINA SILVA (PT-AC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, prometo ser breve.

Ontem, no jornal da TV Globo foi exibida uma reportagem sobre essa prática abominável, a prostituição infantil. A reportagem deu ênfase às circunstâncias que levam as crianças a venderem os seus corpos para pessoas que não têm respeito por seres humanos que ainda estão em fase de formação.

O foco da matéria era Recife, Fortaleza e, no Estado do Acre, o Município de V. Exª, Senador Nabor Júnior, Tarauacá.

As cenas exibidas são de fazer o País pensar sobre as condições em que estamos permitindo que vivam as nossas crianças. Crianças seminuas batem à porta dos apartamentos dos hotéis do município de Tarauacá oferecendo seus corpinhos ainda em formação em troca de algum dinheiro, quem sabe, para ajudar suas famílias.

Posso entender essa situação de degradação social, cultura, moral e ética somente em um Estado onde as perspectivas de sobrevivência estão cada vez mais reduzidas. No nosso Estado houve a desarticulação do extrativismo sem que se desse uma resposta de pronto para o problema do conseqüente desemprego e da grande quantidade de pessoas que saem da zona rural para viver na cidade. As nossas crianças vêem como única possibilidade de sobrevivência a prática da prostituição. Lamentavelmente, é esta a vergonhosa conseqüência: a prostituição infantil.

A responsabilidade maior por essa situação recai sobre a ausência de um plano de desenvolvimento econômico e regional que tire a nossa região desse quadro vergonhoso e, sobretudo, ofereça alternativas para que este País se livre desse quadro doloroso.

Inúmeras propostas surgem para solucionar o problema social no momento em que o País o vem enfrentando. É nessa situação de degradação social, moral e ética que surgem as grandes manifestações, como é o caso da que vamos receber em Brasília do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

Sr. Presidente, o tempo é curto. Eu não queria que passasse em branco matéria tão relevante pelo aspecto da monstruosidade que denuncia para as autoridades do Brasil. É fundamental que tomemos alguma atitude em parceria com outros segmentos da sociedade, com todos os homens e mulheres de bem, para combatermos a prostituição infantil, verdadeira chaga.

Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/04/1997 - Página 7790