Discurso no Senado Federal

HOMENAGEIA A MEMORIA DO DEPUTADO FEDERAL EDUARDO MASCARENHAS, APOIANDO O REQUERIMENTO DO SENADOR GUILHERME PALMEIRA PARA INSERÇÃO EM ATA DE VOTO DE PESAR E ENVIO DE MANIFESTAÇÕES OFICIAIS DE PESAR A FAMILIA.

Autor
Lúcio Alcântara (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: Lúcio Gonçalo de Alcântara
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEIA A MEMORIA DO DEPUTADO FEDERAL EDUARDO MASCARENHAS, APOIANDO O REQUERIMENTO DO SENADOR GUILHERME PALMEIRA PARA INSERÇÃO EM ATA DE VOTO DE PESAR E ENVIO DE MANIFESTAÇÕES OFICIAIS DE PESAR A FAMILIA.
Publicação
Publicação no DSF de 01/05/1997 - Página 8879
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, EDUARDO MASCARENHAS, DEPUTADO FEDERAL, MEDICO, PSICANALISTA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).

O SR. LÚCIO ALCÂNTARA (PSDB-CE. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, gostaria apenas de lamentar a perda do Deputado Eduardo Mascarenhas.

Era companheiro nosso, Deputado Federal pelo Rio de Janeiro, homem preparado, médico, psicanalista. Exerceu grande militância no sentido de divulgar a psicanálise, de torná-la acessível a todos, utilizando os meios de comunicação, como a televisão e o rádio, para que as pessoas pudessem alcançar melhores condições de vida, superando suas deficiências, suas ansiedades, suas angústias. Prestou, portanto, grande serviço à sociedade. Engajou-se no combate ao alcoolismo, cujas causas analisou, tentando contribuir para que muitas pessoas se libertassem desse vício.

Como Deputado Federal foi extremamente atuante, tanto dentro do Partido, no sentido de dinamizar a vida partidária, como também comprometendo-se de maneira muito determinada, militante mesmo, com a tramitação das reformas e das propostas do Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso.

Fica, portanto, aqui o nosso registro, que não é apenas meu, mas da Bancada do PSDB no Senado e creio que de todos os Senadores, os que estão presentes e os que não estão, porque se trata de Parlamentar que dignificou seu mandato e teve atuação bastante expressiva na Casa. Não fora a doença que o acometeu, teria exercido a Liderança do PSDB na Câmara dos Deputados, o que diz bem do seu valor e do seu compromisso partidário.

Por isso, encaminho favoravelmente o requerimento do Senador Guilherme Palmeira, que, assim agindo, creio, interpretou o sentimento de todos nós.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/05/1997 - Página 8879