Discurso no Senado Federal

DECISÃO DO JUIZ VICE-PRESIDENTE NO EXERCICIO DA PRESIDENCIA DO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3 REGIÃO, JORGE SCARTEZZINI, QUE ACOLHEU DELIBERAÇÃO DA 6 VARA FEDERAL DE SÃO PAULO, QUE HAVIA CONCEDIDO LIMINAR DIANTE DA AÇÃO POPULAR MOVIDA PELO ADVOGADO CELSO ANTONIO BANDEIRA DE MELO E OUTROS, RELATIVAMENTE AO LEILÃO DA COMPANHIA VALE DO RIO DOCE.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. PRIVATIZAÇÃO.:
  • DECISÃO DO JUIZ VICE-PRESIDENTE NO EXERCICIO DA PRESIDENCIA DO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3 REGIÃO, JORGE SCARTEZZINI, QUE ACOLHEU DELIBERAÇÃO DA 6 VARA FEDERAL DE SÃO PAULO, QUE HAVIA CONCEDIDO LIMINAR DIANTE DA AÇÃO POPULAR MOVIDA PELO ADVOGADO CELSO ANTONIO BANDEIRA DE MELO E OUTROS, RELATIVAMENTE AO LEILÃO DA COMPANHIA VALE DO RIO DOCE.
Publicação
Publicação no DSF de 01/05/1997 - Página 8879
Assunto
Outros > HOMENAGEM. PRIVATIZAÇÃO.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, EDUARDO MASCARENHAS, DEPUTADO FEDERAL, MEDICO, PSICANALISTA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).
  • REGISTRO, DECISÃO, TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL (TRF), APOIO, DELIBERAÇÃO, VARA DA JUSTIÇA FEDERAL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CONCESSÃO, LIMINAR, AÇÃO POPULAR, SUSPENSÃO, LEILÃO, PRIVATIZAÇÃO, COMPANHIA VALE DO RIO DOCE (CVRD).

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT-SP. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, gostaria também de externar o sentimento de pesar do Partido dos Trabalhadores, num sinal de respeito ao PSDB e ao Deputado Eduardo Mascarenhas, que, conforme salientou o Senador Lúcio Alcântara, teve papel muito importante em certo momento na história brasileira, inclusive na psicanálise.

Ao lado de Hélio Pellegrino, Eduardo Mascarenhas contestou diversas diretrizes do Instituto de Psicanálise, ao qual ambos pertenciam, tomando uma diretriz que inclusive tornou seus nomes conhecidos nacionalmente àquela época, em função de uma postura inovadora, criativa.

No campo da psicanálise, S. Exª teve um papel muito importante. E graças à maneira como se comunicava, tratando dos mais diferentes temas da vida nacional, acabou vindo para a vida política, onde deu importante contribuição.

Em alguns momentos, nós do PT divergimos dos votos ou das palavras de Eduardo Mascarenhas, mas certamente aqui no Congresso Nacional a sua voz sempre representou uma luz importante. S. Exª certamente muito contribuiu para o debate das idéias sempre em defesa do interesse público. Os nossos sentimentos, portanto, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Magalhães) - Se o Senador Eduardo Suplicy não se opuser, porque eu havia prometido a palavra a S. Exª, a Mesa estimaria suspender a sessão, em homenagem ao Deputado Eduardo Mascarenhas, cumprindo inclusive uma praxe regimental, porque ele estava em exercício. Como Deputado, sempre se salientou pelas suas posições, médico psicanalista de muito mérito, homem de muito valor, grande orador, que realmente se projetou na vida pública nacional.

Agora, evidentemente, desaparecido, merece uma homenagem do Congresso Nacional como um todo, já que ontem, às 21h, a Câmara dos Deputados suspendeu a sessão em virtude de seu falecimento.

Eu gostaria de homenageá-lo, suspendendo a sessão do Senado, com a aquiescência da Bancada do Partido dos Trabalhadores, em particular do Senador Eduardo Suplicy, que falou pelo Senado, como o Senador Lúcio Alcântara, prestando, assim, uma homenagem póstuma a esse grande representante do povo fluminense na Câmara Federal.

O SR. EDUARDO SUPLICY - Estou de pleno acordo com a homenagem, Sr. Presidente. Apenas requeiro que também seja registrada na sessão de hoje, dada a sua importância para a vida nacional, a decisão do Juiz Vice-Presidente no exercício da Presidência do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Jorge Scartezzini, que acolheu a decisão do Juiz Federal da 6ª Vara Federal de São Paulo, que havia concedido liminar diante da ação popular proposta pelo jurista Celso Antônio Bandeira de Mello e outros, relativamente ao leilão da Vale do Rio Doce.

Eu gostaria que esse documento ficasse registrado, dada a sua importância. Mas estou de pleno acordo com a decisão que V. Exª propõe ao Senado Federal, em homenagem à memória do Deputado Eduardo Mascarenhas.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/05/1997 - Página 8879