Pronunciamento de José Eduardo Dutra em 29/04/1997
Discurso no Senado Federal
INGRESSO DO EX-GOVERNADOR WALDIR PIRES E DO EX-DEPUTADO SIGMARINGA SEIXAS NO PARTIDO DOS TRABALHADORES - PT.
- Autor
- José Eduardo Dutra (PT - Partido dos Trabalhadores/SE)
- Nome completo: José Eduardo de Barros Dutra
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA PARTIDARIA.:
- INGRESSO DO EX-GOVERNADOR WALDIR PIRES E DO EX-DEPUTADO SIGMARINGA SEIXAS NO PARTIDO DOS TRABALHADORES - PT.
- Publicação
- Publicação no DSF de 30/04/1997 - Página 8802
- Assunto
- Outros > POLITICA PARTIDARIA.
- Indexação
-
- SAUDAÇÃO, INGRESSO, WALDIR PIRES, EX GOVERNADOR, ESTADO DA BAHIA (BA), SIGMARINGA SEIXAS, EX-DEPUTADO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).
O SR. JOSÉ EDUARDO DUTRA (Bloco-SE. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu queria comunicar à Casa, com muita satisfação, aliás, que ontem tive oportunidade de participar, na cidade de Salvador, do ato de filiação ao Partido dos Trabalhadores do Dr. Waldir Pires, ex-Governador da Bahia, ex-Ministro da Previdência, ex-Procurador da República, homem que tem uma história de luta ao lado das causas democráticas, que, inclusive, sofreu revés da ditadura militar, mas que agora se soma às fileiras do nosso Partido.
Estiveram presentes em Salvador, para prestigiar a filiação do companheiro Waldir Pires, o Presidente Nacional do PT, José Dirceu, o nosso Presidente de honra, Luiz Inácio Lula da Silva, o Líder da Bancada do PT na Câmara dos Deputados, Deputado José Machado, diversos outros Parlamentares federais, estaduais e prefeitos, que estiveram na solenidade na Câmara de Vereadores.
Gostaria de registrar, também, que, infelizmente, o ato de filiação acabou sendo feito do lado de fora, pois, não se sabe por que razão, se procurou evitar a entrada, na Câmara de Vereadores, de trabalhadores que haviam sido demitidos pelo Prefeito de Salvador e que estavam lá fazendo uma manifestação. A partir desse fato, resolvemos fazer a solenidade na porta da Câmara, o que, de modo algum, tirou o brilho da entrada do companheiro Waldir Pires nas fileiras do PT; ao contrário, deu um tempero mais de acordo com a história do Partido dos Trabalhadores.
Aproveito para dizer que a entrada de Waldir Pires no Partido dos Trabalhadores, assim como, há cerca de 15 dias, a do ex-Deputado Sigmaringa Seixas, de Brasília, juntamente com diversos outros companheiros, demonstram que, cada vez mais, socialdemocratas sinceros, convictos, progressistas e honestos perdem qualquer expectativa em relação ao Governo do Senhor Fernando Henrique Cardoso, por estar ele, mais e mais, sendo submetido à força cada vez maior dos setores conservadores do seu Governo.
É com muita satisfação que registramos este acontecimento e dizemos que o Partido dos Trabalhadores está aberto a outros democratas, progressistas e socialdemocratas que ainda estão no quadro do PSDB e que, no momento que chegarem à mesma conclusão de Sigmaringa Seixas e Waldir Pires, faltamente acabarão entrando em nosso Partido.
Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.