Discurso no Senado Federal

TRANSCRIÇÃO DE NOTA DO SINDICATO DOS JORNALISTAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO SOBRE AS AMEAÇAS DE MORTE QUE VEM SOFRENDO O JORNALISTA FERNANDO VELOSO E SUA FAMILIA, A PROPOSITO DE NOTICIAS PUBLICADAS RELATIVAS A QUESTÃO DOS PRECATORIOS.

Autor
Roberto Freire (PPS - CIDADANIA/PE)
Nome completo: Roberto João Pereira Freire
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PRECATORIO.:
  • TRANSCRIÇÃO DE NOTA DO SINDICATO DOS JORNALISTAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO SOBRE AS AMEAÇAS DE MORTE QUE VEM SOFRENDO O JORNALISTA FERNANDO VELOSO E SUA FAMILIA, A PROPOSITO DE NOTICIAS PUBLICADAS RELATIVAS A QUESTÃO DOS PRECATORIOS.
Publicação
Publicação no DSF de 30/04/1997 - Página 8820
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PRECATORIO.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, FERNANDO VELOSO, EDNA NUNES, JORNALISTA, VITIMA, AMEAÇA, MORTE, EFEITO, PUBLICAÇÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, REFERENCIA, PROBLEMA, PRECATORIO.
  • TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, TEXTO, AUTORIA, SINDICATO, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), GARANTIA, SEGURANÇA, FERNANDO VELOSO, JORNALISTA, MOTIVO, AMEAÇA, MORTE, OCORRENCIA, ATENTADO, EDNA NUNES.

O SR. ROBERTO FREIRE (Bloco/PPS-PE. Como Líder. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, conforme têm noticiado amplamente os jornais do nosso Estado, nas últimas semanas o jornalista e colunista Fernando Veloso, ex-Presidente do Sindicato da categoria e atualmente no Diário de Pernambuco, vem recebendo ameaças de morte em nome de setores que estariam descontentes com algumas notícias publicadas relativas à questão dos precatórios. As ameaças se materializaram no último final de semana, quando a esposa do colunista, a também jornalista Edna Nunes, acabou por sofrer um atentado quando fazia o percurso do trabalho para a sua casa.

Obviamente, as ameaças e o próprio atentado assinalado partem de bandidos e pessoas desclassificadas que, escondendo-se sob o manto do anonimato, procuram asfixiar a liberdade de imprensa em nosso Estado. Entretanto, como já ocorreu em vários outros momentos de nossa história, esse tipo de comportamento não tem passagem junto à consciência democrática.

Fomos informados de que o Governo do Estado de Pernambuco, cujos compromissos com a liberdade e a democracia são inquestionáveis, já se mobilizou para localizar e punir os autores das ameaças e dos atentados à família do jornalista. Esperamos que os responsáveis por atos tão covardes possam estar em breve atrás das grades.

Nesse sentido, além de prestar a minha mais ampla solidariedade a Fernando Veloso e Edna Nunes, bem com à sua família, gostaria de fazer constar dos Anais do Senado a nota do Sindicato dos Jornalista sobre o episódio, que ora encaminhamos à Mesa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/04/1997 - Página 8820