Discurso no Senado Federal

HOMENAGENS AO EDUCADOR PAULO FREIRE, MINISTRO DA EDUCAÇÃO DA HUMANIDADE. SENTIMENTOS A FAMILIA.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGENS AO EDUCADOR PAULO FREIRE, MINISTRO DA EDUCAÇÃO DA HUMANIDADE. SENTIMENTOS A FAMILIA.
Publicação
Publicação no DSF de 07/05/1997 - Página 9090
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, PAULO FREIRE, PEDAGOGO, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE).

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco-PT-SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, juntamente com a Senadora Benedita da Silva, em continuação ao requerimento de pesar que na última sexta-feira a Senadora Marina Silva, os Senadores José Eduardo Dutra e Lauro Campos, bem como outros Srs. Senadores apresentaram em homenagem ao educador Professor Paulo Freire, quero deixar registrado que, infelizmente, o regime militar não reconheceu esse extraordinário educador que, além de nos ter ensinado muito, também o fez às pessoas em todo o mundo, sobretudo aos oprimidos, a não apenas aprenderem a ler e escrever mas, muito mais do que isso, a aprenderem o sentido das palavras para que pudessem transformar sua condição de oprimidos em cidadãos plenos.

Paulo Freire não foi, na sua vida, Ministro da Educação, o que muitos, no Brasil, avaliam que deveria ter sido. Mas, tendo ido para a África, para a Ásia, para a Europa, para os Estados Unidos, sua obra praticamente o tornou "ministro da educação da humanidade".

Ao prestar as nossas homenagens, quero expender os nossos sentimentos à família do Professor Paulo Freire: a Anita, sua mulher, aos seus filhos, a todos os amigos e àqueles que, em todo o mundo, puderam aprender em função de tudo aquilo que nos ensinou o autor de "Pedagogia do Oprimido".


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/05/1997 - Página 9090