Discurso no Senado Federal

COMPARECIMENTO DE S.EXA., NO ULTIMO DIA 6, COM OUTRAS AUTORIDADES, A SOLENIDADE DE INAUGURAÇÃO DA FABRICA DE CAMINHÕES GMC, DA GENERAL MOTORS DO BRASIL, NA CIDADE DE SÃO JOSE DOS CAMPOS, SÃO PAULO.

Autor
Romeu Tuma (PFL - Partido da Frente Liberal/SP)
Nome completo: Romeu Tuma
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INDUSTRIAL.:
  • COMPARECIMENTO DE S.EXA., NO ULTIMO DIA 6, COM OUTRAS AUTORIDADES, A SOLENIDADE DE INAUGURAÇÃO DA FABRICA DE CAMINHÕES GMC, DA GENERAL MOTORS DO BRASIL, NA CIDADE DE SÃO JOSE DOS CAMPOS, SÃO PAULO.
Publicação
Publicação no DSF de 09/05/1997 - Página 9291
Assunto
Outros > POLITICA INDUSTRIAL.
Indexação
  • REGISTRO, INAUGURAÇÃO, INDUSTRIA AUTOMOTIVA, FABRICAÇÃO, CAMINHÃO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), INFORMAÇÃO, DADOS, INVESTIMENTO, CAPACIDADE, PRODUÇÃO, CRIAÇÃO, EMPREGO, ATENDIMENTO, MERCADO INTERNO, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).

O SR. ROMEU TUMA (PFL-SP. Pronuncia o seguinte discurso) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, tive a oportunidade de comparecer no último dia 06 de maio, juntamente com o Governador de meu Estado, Dr. Mário Covas, o Senhor Ministro interino da Indústria e Comércio, Dr. Paulo Jobim, e o Prefeito de São José dos Campos, Dr. Emanuel Fernandes, à solenidade de inauguração da fábrica de caminhões GMC, da General Motors do Brasil, na cidade de São José dos Campos, São Paulo.

Quero registrar aqui o acontecimento, Senhoras e Senhores Senadores, movido pela importância que o fato representa para a economia de meu Estado. Ressalte-se que a implantação dessa moderna unidade industrial exigiu investimentos da ordem dos 70 milhões em obras civis, equipamentos de última geração e produtos. Construída numa área de 8.300m2, a nova fábrica possui capacidade instalada para 20 mil unidades/ano, assegurando, de imediato, 650 novos empregos na região. Segundo declarações do Dr. André Beer, vice-presidente e diretor executivo da General Motors, o Brasil passa a ter mais um produto de renome mundial. A marca GMC coloca o país no mesmo nível tecnológico de fabricantes internacionais e tradicionais produtores de caminhões como os Estados Unidos e o Japão.

A General Motors do Brasil decidiu investir fortemente no segmento quando criou a Divisão de Caminhões e, desde julho de 1996, passou a importar veículos com tecnologia japonesa e norte-americana. Estes caminhões estão sendo nacionalizados em tempo recorde.

Construída nos mais altos padrões tecnológicos mundiais, esta nova fábrica vem ao encontro do objetivo brasileiro de integração de nosso País, em condições de igualdade, aos mais importantes mercados internacionais. Com alta produtividade, robôs e computadores nos comandos das operações, a unidade de produção da GM do Brasil de São José dos Campos trará para o Brasil veículos com padrões de qualidade e preservação ambiental já adequados às normas de emissão de poluentes do ano 2000.

Cumpre destacar que a fábrica de caminhões GMC reforça o conceito de credibilidade que nosso País vem conquistando junto ao investidor estrangeiro, fator de suma importância neste momento em que a globalização dos mercados deixa de ser uma hipótese, para se firmar definitivamente como realidade.

O potencial do mercado brasileiro de caminhões é tido pelo Dr. Mark Hogan, ex-presidente da GM do Brasil e atual presidente de Operações da Divisão de Carros Pequenos nos Estados Unidos, como um dos mais importantes do mundo. O Mercosul também reforça essa posição e para a General Motors do Brasil, esses motivos, aliados ao conceito do nosso mercado como de grande vitalidade e diversificação, demandaram a implantação da nova fábrica. Hoje, a marca GMC, de renome mundial, é também produto brasileiro. A nova fábrica contará com tecnologia de ponta própria e com parceiros, como a GM norte-americana.

É digno de registro que o trabalho de Mark Hogan no Brasil não se restringiu ao de um executivo em ascensão profissional. Mais que isso, voltou-se para a cultura brasileira, identificando-se com nossos costumes e com as complexidades de nossa vida social. Credite-se ainda a Mark Hogan o recorde histórico de exportação da GM do Brasil que atingiu a cifra de 740 milhões de dólares em 1996. Esse norte-americano, de coração brasileiro, sempre emprestou empenho pessoal e dedicação exclusiva a qualquer projeto ao seu cargo.

Em data recente, a General Motors do Brasil passou a ser presidida pelo norte-americano Frederick A. Henderson, de 38 anos, em substituição a Mark Hogan, que assumiu a presidência da Divisão de Carros Pequenos nos Estados Unidos, também de importância estratégica para a GM Corporation.

Homem de finanças, o novo presidente da GM do Brasil possui uma filosofia de administração objetiva e intimamente comprometida com resultados. Até sua vinda ao Brasil, Henderson presidia a Delphi Saginaw Steering System, divisão da General Motors Corporation, desde maio de 1996. Antes disso, comandava as operações da Delphi Automotive Systems desde 1994.

Há 72 anos no Brasil, a GM tem investido também na educação e formação de profissionais e executivos brasileiros que hoje atuam em diversos países. Atualmente cerca de 50 desses brasileiros e suas novas famílias residem no exterior, desenvolvendo projetos, gerenciando novos programas ou em treinamento de altos executivos.

Era o que tinha a dizer.

Muito Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/05/1997 - Página 9291