Discurso no Senado Federal

APELO AO MINISTRO DA SAUDE PARA UMA ANALISE CUIDADOSA DE QUALQUER INICIATIVA QUE VISE DESESTABILIZAR A FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAUDE, ORGÃO IMPORTANTISSIMO NO COMBATE A MALARIA E ENDEMIAS NA REGIÃO NORTE. CUMPRIMENTO DE COMPROMISSOS ASSUMIDOS PELO PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO JUNTO AO PFL E PSDB, QUE BENEFICIAM O ESTADO DE RORAIMA. PARABENIZANDO O MINISTRO DAS MINAS E ENERGIA, O PRESIDENTE DA ELETRONORTE E SEU DIRETOR DE ENGENHARIA, PELO LANÇAMENTO DE EDITAIS PARA A LICITAÇÃO DA LINHA DE TRANSMISSÃO DE GURI.

Autor
Romero Jucá (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE. POLITICA ENERGETICA.:
  • APELO AO MINISTRO DA SAUDE PARA UMA ANALISE CUIDADOSA DE QUALQUER INICIATIVA QUE VISE DESESTABILIZAR A FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAUDE, ORGÃO IMPORTANTISSIMO NO COMBATE A MALARIA E ENDEMIAS NA REGIÃO NORTE. CUMPRIMENTO DE COMPROMISSOS ASSUMIDOS PELO PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO JUNTO AO PFL E PSDB, QUE BENEFICIAM O ESTADO DE RORAIMA. PARABENIZANDO O MINISTRO DAS MINAS E ENERGIA, O PRESIDENTE DA ELETRONORTE E SEU DIRETOR DE ENGENHARIA, PELO LANÇAMENTO DE EDITAIS PARA A LICITAÇÃO DA LINHA DE TRANSMISSÃO DE GURI.
Publicação
Publicação no DSF de 10/05/1997 - Página 9325
Assunto
Outros > SAUDE. POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • PREVISÃO, AUMENTO, MALARIA, MUNDO, DEFESA, REFORÇO, FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAUDE, COMBATE, ENDEMIA, REGIÃO AMAZONICA.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, AGILIZAÇÃO, EXECUÇÃO, ACORDO INTERNACIONAL, AQUISIÇÃO, ENERGIA ELETRICA, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, BENEFICIO, ESTADO DE RORAIMA (RR).

O SR. ROMERO JUCÁ (PFL-RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, antes de iniciar o tema que me traz à tribuna, gostaria de dizer que a manchete do principal jornal japonês de hoje fala sobre o esquentamento mundial. A matéria informa que, por conta disso, a malária deverá aumentar no mundo.

Ainda ontem tratei exatamente da tentativa de se extinguir a Fundação Nacional de Saúde, órgão federal brasileiro, ligado ao Ministério da Saúde, responsável pelo combate às endemias, inclusive a malária, que grassa na nossa Região Amazônica.

Até a imprensa internacional demonstra que é importante se reforçar o combate à malária e às endemias. Nesse sentido, quero novamente aqui deixar o meu apelo ao Ministro da Saúde para que analise com cuidado qualquer tipo de iniciativa que venha a desestruturar a Fundação Nacional de Saúde e o combate às endemias na Amazônia, principalmente a malária, a febre amarela e a dengue.

Gostaria, Sr. Presidente, de registrar, em nome da Liderança do PFL, o cumprimento de um compromisso que tenho aqui alardeado, ao longo do meu mandato, do Presidente Fernando Henrique Cardoso, do Governo brasileiro, para com o Estado de Roraima e a Amazônia Ocidental.

Há um mês relatei a visita do Presidente Fernando Henrique ao meu Estado, quando Sua Excelência e o Presidente da Venezuela, Rafael Caldera, assinaram um ato para interligar o sistema energético brasileiro e venezuelano, por intermédio da construção de uma linha de transmissão de Guri, na Venezuela, até Boa Vista, resolvendo o grave problema de fornecimento de energia elétrica no Estado de Roraima.

Pois bem, Sr. Presidente, venho novamente à tribuna, hoje, como Líder do PFL, para dizer que o Governo brasileiro cumpre a sua parte, e a Eletronorte, tão bem dirigida pelo Presidente José Antônio Muniz Ramos, já lançou os editais de licitação para a construção da linha de transmissão de Guri. Abrimos esta semana a licitação do serviço de topografia e, até o final do mês, teremos licitações abertas, tanto da compra de equipamentos quanto do serviço de engenharia da instalação do próprio sistema de transmissão. Em tempo recorde, portanto, o Governo brasileiro executa, operacionaliza a proposta e o compromisso firmado pelos dois Presidentes.

Ao registrar esse ato importante para Roraima, quero enaltecer a ação do Ministro Raimundo Britto, membro do Partido da Frente Liberal, o seu trabalho profícuo à frente do Ministério das Minas e Energia e também o trabalho incansável do Presidente da Eletronorte, José Antônio Muniz Ramos, e do seu Diretor de Engenharia, Dr. Caio Márcio Barbosa Barra, que, efetivamente, têm sido os pilares da solução da energia de Guri para o Brasil e para a Amazônia Ocidental.

Esses 200 Km de energia que serão construídos agora trarão uma linha de transmissão de 230 KV e representarão um investimento de mais de R$ 60 milhões. Solicito ainda que constem do meu pronunciamento os dados técnicos dessa licitação, os dados técnicos e o trabalho profícuo da Eletronorte no Estado de Roraima a partir de 1989, ano em que eu era Governador do Estado e colaborei para levar a Eletronorte para Roraima, porque sabia que, a médio prazo, representaria não só o fim do racionamento de energia elétrica em Boa Vista, mas uma solução definitiva como trazer energia hidrelétrica barata de Guri, na Venezuela, para a capital e interior do Estado.

Ao encerrar as minhas palavras, reitero a importância dos editais lançados, como cumprimento do compromisso do Presidente Fernando Henrique com o PFL e com o PSDB, firmados em 1994, quando disputamos a eleição lado a lado e o Presidente se propôs a buscar essa solução para o nosso desenvolvimento. Agora, com a competência do Raimundo Britto, com a competência do José Antônio Muniz Ramos e do Caio Barra, Roraima vê implementada, ou melhor, vê começar a ser implementada uma ação que vai mudar os destinos do nosso Estado e da Amazônia Ocidental.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/05/1997 - Página 9325