Discurso no Senado Federal

COMEMORAÇÃO DOS 89 ANOS DE FUNDAÇÃO DO JORNAL O NORTE, ORGÃO LIDER DOS DIARIOS E EMISSORAS ASSOCIADOS DO ESTADO DA PARAIBA.

Autor
Humberto Lucena (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Humberto Coutinho de Lucena
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • COMEMORAÇÃO DOS 89 ANOS DE FUNDAÇÃO DO JORNAL O NORTE, ORGÃO LIDER DOS DIARIOS E EMISSORAS ASSOCIADOS DO ESTADO DA PARAIBA.
Publicação
Publicação no DSF de 15/05/1997 - Página 9667
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, O NORTE, ESTADO DA PARAIBA (PB).
  • LEITURA, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, NOTA, AUTORIA, SUPERINTENDENTE, EMPRESA JORNALISTICA, ESTADO DA PARAIBA (PB), HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL.

O SR. HUMBERTO LUCENA (PMDB-PB. Para uma comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, estamos festejando, na Paraíba, o 89º aniversário de fundação do jornal O Norte, órgão líder dos Diários e Emissoras Associados do nosso Estado.

Para registrar mais expressivamente esse fato, desejo ler, para que conste dos Anais, nota publicada naquele matutino de nossa terra pelo Sr. Marcondes Brito, Superintendente dos Diários Associados da Paraíba, na sua edição de aniversário:

      Fundado no dia 7 de maio de 1908, pelos irmãos Oscar e Orris Soares, O Norte passou por grandes transformações neste período de 89 anos. A primeira delas - e seguramente a mais importante - aconteceu em fevereiro de 1953, quando o jornal foi incorporado aos Diários e Emissoras Associados e passou a ser alvo da afeição pessoal de Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello, o nosso genial fundador, paraibano da cidade de Umbuzeiro.

      Há três anos, a partir de maio de 1994, quando o presidente dos Associados, o jornalista Paulo Cabral de Araújo, mudou todo o corpo diretivo das nossas empresas na Paraíba, O Norte ganhou um novo perfil institucional, reposicionando-se diante da comunidade paraibana que sempre exigiu dele postura política de equilíbrio e eqüidistância.

      O resultado dessa nova mudança pode ser aferido pelos nossos números de circulação. O Norte foi, segundo o Instituto Verificador de Circulação (IVC), um dos jornais brasileiros que mais cresceu proporcionalmente em 1996, com uma média de 23% ao mês. Esse é o nosso maior estímulo. Isso nos motiva a continuar fazendo de O Norte um jornal fortemente comprometido com a Paraíba.

      Prova desse comprometimento é o presente que a cidade de João Pessoa está recebendo dos Diários Associados, por intermédio da Fundação Assis Chateubriand. Muito breve, será erguido na Ponta do Seixas, na praia do Cabo Branco, um monumento assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, indicando "Onde Começa o Brasil".

      Como você pode avaliar, caro leitor, esta edição tem um significado muito especial para nós. Mais do que uma edição especial de aniversário, ela traduz, com clareza, a posição que conquistamos ao longo desses anos. O povo paraibano reconhece O Norte, hoje, como um jornal que se impõe pela sua credibilidade."

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ao falar sobre esse auspicioso acontecimento na Paraíba, desejo enviar, desta tribuna, à direção do jornal O Norte, ao Sr. Marcondes Brito, Superintendente dos Diários Associados na Paraíba; ao Sr. Aguinaldo Almeida, Diretor de Redação daquele jornal; aos demais jornalistas e empregados que fazem O Norte os meus cumprimentos e também os dos Senadores Ney Suassuna e Ronaldo Cunha Lima, que compõem comigo a Bancada da Paraíba neste Senado, fazendo votos para que aquele órgão de imprensa continue a crescer e a prestar inestimáveis serviços à comunidade paraibana.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/05/1997 - Página 9667