Pronunciamento de Hugo Napoleão em 14/05/1997
Discurso no Senado Federal
DELIBERAÇÃO DA COMISSÃO EXECUTIVA NACIONAL DO PFL, EM REUNIÃO REALIZADA NESTA MANHÃ, CONTIDA NA CARTA DIRIGIDA POR SEU PRESIDENTE, DEPUTADO JOSE JORGE, AO PRESIDENTE DA CAMARA DOS DEPUTADOS E AOS LIDERES DO PARTIDO NO SENADO FEDERAL E NA CAMARA DOS DEPUTADOS, SOBRE A DECISÃO DA EXPULSÃO DOS DEPUTADOS RONIVON SANTIAGO E JOÃO MAIA, ENVOLVIDOS EM PROCEDIMENTO AETICO, CONTRARIO AOS PRINCIPIOS PARTIDARIOS.
- Autor
- Hugo Napoleão (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
- Nome completo: Hugo Napoleão do Rego Neto
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA PARTIDARIA.:
- DELIBERAÇÃO DA COMISSÃO EXECUTIVA NACIONAL DO PFL, EM REUNIÃO REALIZADA NESTA MANHÃ, CONTIDA NA CARTA DIRIGIDA POR SEU PRESIDENTE, DEPUTADO JOSE JORGE, AO PRESIDENTE DA CAMARA DOS DEPUTADOS E AOS LIDERES DO PARTIDO NO SENADO FEDERAL E NA CAMARA DOS DEPUTADOS, SOBRE A DECISÃO DA EXPULSÃO DOS DEPUTADOS RONIVON SANTIAGO E JOÃO MAIA, ENVOLVIDOS EM PROCEDIMENTO AETICO, CONTRARIO AOS PRINCIPIOS PARTIDARIOS.
- Publicação
- Publicação no DSF de 15/05/1997 - Página 9668
- Assunto
- Outros > POLITICA PARTIDARIA.
- Indexação
-
- LEITURA, CARTA, COMISSÃO EXECUTIVA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA FRENTE LIBERAL (PFL), DECISÃO, EXPULSÃO, DEPUTADO FEDERAL, OFENSA, ETICA, VENDA, VOTO, EMENDA CONSTITUCIONAL, REELEIÇÃO.
O SR. HUGO NAPOLEÃO (PFL-PI. Como Líder. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, V. Exª tem defendido o exercício da moralidade em todos os Poderes da República e, em especial, no Poder Legislativo - no que tange a nós, no Senado Federal.
Temos assistido, por intermédio da imprensa, notícias de que Deputados Federais do meu Partido têm declarado que receberam recursos para votar, na Câmara dos Deputados, a emenda chamada Emenda da Reeleição.
A notícia, inicialmente publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, extravasou, tomou conta dos demais órgãos da imprensa escrita, falada e televisada.
O meu Partido, o Partido da Frente Liberal, sentindo a gravidade das afirmações feitas pelos Deputados, reuniu, na manhã de hoje, sua Comissão Executiva Nacional e, à unanimidade, tomou deliberação contida na carta que tenho em mão, dirigida pelo Presidente, Deputado José Jorge, ao Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Michel Temer, com cópias para o Deputado Inocêncio Oliveira, Líder do PFL na Câmara dos Deputados e para mim, Líder do PFL no Senado Federal.
A carta foi vazada nos seguintes termos:
Sr. Presidente, honra-me cumprimentá-lo para desejar-lhe êxito pleno em todas as suas atividades políticas.
Na oportunidade, comunico-lhe que a Comissão Executiva Nacional do PFL, acatando proposta do eminente Deputado Luís Eduardo, decidiu expulsar dos seus quadros os Srs. Deputados Ronivon Santiago e João Maia, que deixam de pertencer à Bancada do PFL a partir desta data.
Por oportuno, informo a V. Exª que os motivos que levaram o PFL a essa decisão extrema foi o noticiário veiculado pelo jornal Folha de S.Paulo, no qual denuncia os Srs. Deputados objeto deste, por estarem envolvidos em procedimento aético, contrário ao princípios partidários.
Consultado o Conselho de Ética Partidária, presente à reunião, este manifestou-se pela imediata providência, considerando os Srs. Deputados Ronivon Santiago e João Maia como ou réus confessos, ou caluniadores, face à riqueza de detalhes extraídos das fitas gravadas, oriundas de conversas havidas entre eles e o interlocutor, publicadas pelo veículo de imprensa Folha de S.Paulo.
Decidiu também a Executiva Nacional do PFL que o ex-Deputado Nelson Morro, de Santa Catarina, Presidente do Conselho de Ética Partidária do PFL, com a sua prestimosa anuência, acompanhará os trabalhos da Comissão de Sindicância nomeada por V. Exª, com a finalidade de aquilatar, durante o desenvolvimento dos trabalhos, o envolvimento dos demais citados nas referidas reportagens veiculadas pela Folha de S.Paulo, para relatar à Executiva e esta tomar as providências cabíveis.
Sem outro assunto para o momento, renovo-lhe o meu apreço e a minha admiração.
Assinado Deputado José Jorge, Presidente Nacional do PFL.
Sr. Presidente, Srs. Senadores, concluo, dentro do prazo estabelecido por V. Exª, dizendo que a decisão da Comissão Executiva Nacional do Partido, tomada à unanimidade, visou exatamente à preservação dos valores éticos e morais que devem ser observados por todos nós, Parlamentares ou não.
Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.