Discurso no Senado Federal

NOTICIA DA FOLHA DE S.PAULO DE HOJE SOBRE A COMPRA DE VOTOS DE DEPUTADOS POR GOVERNADORES DE ESTADO, NA APRECIAÇÃO DA EMENDA DA REELEIÇÃO.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
REFORMA CONSTITUCIONAL.:
  • NOTICIA DA FOLHA DE S.PAULO DE HOJE SOBRE A COMPRA DE VOTOS DE DEPUTADOS POR GOVERNADORES DE ESTADO, NA APRECIAÇÃO DA EMENDA DA REELEIÇÃO.
Publicação
Publicação no DSF de 14/05/1997 - Página 9541
Assunto
Outros > REFORMA CONSTITUCIONAL.
Indexação
  • DEFESA, APURAÇÃO, COMISSÃO, SINDICANCIA, CAMARA DOS DEPUTADOS, DENUNCIA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CORRUPÇÃO ATIVA, AMAZONINO MENDES, ORLEIR CAMELI, GOVERNADOR, ESTADO DO AMAZONAS (AM), ESTADO DO ACRE (AC), OBTENÇÃO, VOTO FAVORAVEL, RONIVON SANTIAGO, JOÃO MAIA, ZICA BEZERRA, OSMIR LIMA, CHICÃO BRIGIDO, DEPUTADO FEDERAL, APROVAÇÃO, EMENDA CONSTITUCIONAL, REELEIÇÃO, CARGO PUBLICO, EXECUTIVO, ANTERIORIDADE, APRECIAÇÃO, VOTAÇÃO, EMENDA, SENADO.
  • COMENTARIO, AGRAVAÇÃO, DENUNCIA, CORRUPÇÃO PASSIVA, DEPUTADO FEDERAL, ESTADO DO ACRE (AC), REFERENCIA, OCORRENCIA, ENCONTRO, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, AMAZONINO MENDES, ORLEIR CAMELI, GOVERNADOR, ESTADO DO AMAZONAS (AM), ANTERIORIDADE, DIA, VOTAÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, EMENDA CONSTITUCIONAL, REELEIÇÃO, RESULTADO, SUGESTÃO, ORADOR, SUSTAÇÃO, APRECIAÇÃO, EMENDA, FORMA, MANUTENÇÃO, ETICA, PODERES CONSTITUCIONAIS, ESPECIFICAÇÃO, EXECUTIVO, LEGISLATIVO.
  • SOLICITAÇÃO, FRANCELINO PEREIRA, QUALIDADE, RELATOR, EMENDA, AUTORIA, PEDRO SIMON, SENADOR, REALIZAÇÃO, REFERENDO, POVO, TESE, REELEIÇÃO, EXECUTIVO.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco-PT-SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Geraldo Melo, Srªs e Srs. Senadores, Alexis de Tocqueville, em A Democracia na América, disse que, ainda que pudesse ser até de bom senso que um Presidente da República que tivesse realizado um bom mandato tivesse o direito de reeleição, ainda que pudesse ser de bom senso que o povo viesse a ter direito de reeleger um bom administrador, ele alertou para o fato de que o chefe de governo tem um tal poder sobre a máquina que, quase que inevitavelmente, poderá acabar fazendo uso indevido da ação de Governo, para alcançar o objetivo máximo da sua própria reeleição.

Esse trecho de Alexis de Tocqueville está, inclusive, no voto do Senador José Eduardo Dutra a respeito da matéria.

Eis aqui agora estampado, na Folha de S. Paulo de hoje: "Deputado conta que votou pela reeleição por R$200 mil". Ora, Sr. Presidente, como será possível que o Congresso Nacional, o Senado Federal venha a apreciar e votar essa matéria antes que se examine em profundidade, antes que se apure a verdade sobre os fatos aqui descritos, segundo os quais o Governador Amazonino Mendes, do Amazonas, e o Governador Orleir Cameli, do Acre, procuraram convencer os Deputados Ronivon Santiago, João Maia, Zila Bezerra, Osmir Lima e Chicão Brígido, com o pagamento de R$200 mil, a votar a favor do direito de reeleição, da emenda que permite ao atual Presidente ou aos futuros se reelegerem.

Ora, Sr. Presidente, reitero o que disse hoje na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Conheço o Presidente Fernando Henrique Cardoso há mais de 30 anos e não acredito, sinceramente, que Sua Excelência viesse a aprovar um procedimento desse tipo. Espero que Sua Excelência sempre se conduza com firmeza com respeito a qualquer possibilidade de estar corrompendo um membro do Congresso Nacional. Mas é necessário que o Presidente Fernando Henrique Cardoso seja o primeiro a dizer que quer a apuração completa desses fatos, a apuração mais isenta.

É necessário, sim, que a Câmara dos Deputados, conforme decisão do Presidente Michel Temer, hoje, mande apurar imediatamente, através de comissão de sindicância, essa denúncia.

E nós, no Senado Federal, não deveríamos prosseguir na apreciação da emenda enquanto não houvesse a conclusão dos trabalhos da comissão de sindicância.

Tão grave é o fato que acredito que estará certa a Câmara dos Deputados se pela voz, pela vontade, pela assinatura de mais de um terço de seus membros, vier a constituir uma CPI destinada a apurar esse procedimento, a examinar essa questão.

Sr. Presidente, há um agravante. O Senador Pedro Simon chamava a atenção para as notas publicadas na seção "Painel" da Folha de S. Paulo:

      Ligações perigosas 1

      FHC recebeu no Planalto os governadores Amazonino Mendes (AM) e Orleir Cameli (AC) em 27 de janeiro, véspera da votação da reeleição em 1º turno na Câmara. Os dois deram ajuda valiosa na aprovação da emenda.

      Ligações perigosas 2

      O presidente esteve pelo menos quatro vezes com o Governador Amazonino Mendes (PFL) neste ano - 3 delas fora da agenda oficial. E também se encontrou com Orleir Cameli (sem partido) 3 vezes, 2 delas fora da agenda oficial.

Ora, Sr. Presidente, isto atinge a todo o Congresso Nacional.

Eu, como amigo que sou do Presidente Fernando Henrique Cardoso, sou o primeiro a lhe dizer que é necessário que apreciemos imediatamente a decisão de sustar a votação dessa emenda, porque senão será o Brasil que estará sendo manchado, o Poder Executivo em sua relação com o Poder Legislativo. Não podemos admitir esse procedimento. Se levar adiante, como um rolo compressor, a votação dessa matéria, estará o Presidente Fernando Henrique Cardoso criando uma situação extremamente difícil para o seu futuro político - e não apenas como Presidente do Brasil.

A Nação é que estará sendo ameaçada. Por ocasião do Movimento pela Ética na Política, quando, neste Senado, votamos a favor da cassação de Fernando Collor de Mello por 8 anos, dissemos que jamais admitiríamos procedimentos que pudessem ferir a ética, o decoro. Portanto, precisamos assegurar a limpidez, o resguardo das ações do Executivo nas suas relações com o Congresso Nacional.

Sr. Presidente, diante deste fato, agora é importante que venhamos a examinar, com maior cuidado - e transmito um apelo ao Relator, Senador Francelino Pereira -, a emenda do Senador Pedro Simon, que ganhou extraordinária relevância. Diante deste fato, somente o referendo popular poderá dar legitimidade à decisão sobre o direito de reeleição.

Senador Francelino Pereira, faço um apelo a V. Exª. Vá dialogar com o Presidente Fernando Henrique Cardoso. Seria interessante até que Sua Excelência convidasse o Senador Pedro Simon para uma visita. Poderá observar que encontrará extraordinário respaldo na população brasileira. Se for para haver direito de reeleição do Presidente, que seja com referendo popular, com o povo dizendo "sim" ou "não".

Duvido que a Folha de S. Paulo publicasse essa matéria se não tivesse total segurança da veracidade das ligações telefônicas e do testemunho do Sr. "x", que dialogou com o Deputado Ronivon Santiago. Tenho convicção de que, diante disso, agora somente com o referendo popular se dará a devida legitimidade ao processo de reeleição.

O SR. OSMAR DIAS - Permite-me V. Exª um aparte?

O SR. EDUARDO SUPLICY - Eu o daria com muita honra, mas o que estou fazendo é uma comunicação inadiável, que não admite apartes. Tenho convicção, Senador Osmar Dias, de que V. Exª estaria falando na mesma direção.

Precisamos sustar a votação da emenda do direito de reeleição até que essa questão esteja inteiramente apurada, esclarecida. E com um adendo: agora cabe aprovarmos a emenda do Senador Pedro Simon, o referendo popular, para o direito de reeleição.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/05/1997 - Página 9541