Pronunciamento de Artur da Tavola em 13/05/1997
Discurso no Senado Federal
TRABALHO REALIZADO PELO JORNAL O DIA, DO RIO DE JANEIRO, REUNINDO 50 ESPECIALISTAS DE DIVERSAS AREAS PARA ESTUDO SOBRE VIOLENCIA E AS CONCLUSÕES DESSES ESPECIALISTAS.
- Autor
- Artur da Tavola (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RJ)
- Nome completo: Paulo Alberto Artur da Tavola Moretzsonh Monteiro de Barros
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA SOCIAL.:
- TRABALHO REALIZADO PELO JORNAL O DIA, DO RIO DE JANEIRO, REUNINDO 50 ESPECIALISTAS DE DIVERSAS AREAS PARA ESTUDO SOBRE VIOLENCIA E AS CONCLUSÕES DESSES ESPECIALISTAS.
- Publicação
- Publicação no DSF de 14/05/1997 - Página 9598
- Assunto
- Outros > POLITICA SOCIAL.
- Indexação
-
- TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ESTUDO, ORIGEM, VIOLENCIA, PROPOSTA, SOLUÇÃO, PROBLEMA, ELABORAÇÃO, PUBLICAÇÃO, JORNAL, O DIA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), PARTICIPAÇÃO, ASSINATURA, JOSE GREGORI, SECRETARIO NACIONAL, DIREITOS HUMANOS, HELIO SABOYA, JURISTA, RUBEM CESAR FERNANDES, LIDERANÇA, SOCIEDADE CIVIL, HELIO LUZ, CHEFE, POLICIA CIVIL, ARY CARVALHO, PRESIDENTE, ORGANIZAÇÃO, ORGÃO DE PUBLICAÇÃO, RUTH DE AQUINO, DIRETOR, REDAÇÃO, ORGÃO LOCAL, IMPRENSA.
O SR. ARTUR DA TÁVOLA (PSDB-RJ. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o jornal O Dia, do Rio do Janeiro, realizou um trabalho muito importante ao reunir cinqüenta especialistas de diversas áreas do conhecimento para um estudo sobre a violência. O grande aspecto desse trabalho é justamente o seu caráter multidisciplinar, porque, quando se debate sobre a violência, normalmente se toma um dos pontos desse complexo e tenebroso resultado de problemas individuais e sociais e se abandona um conjunto de fatores que se abatem sobre a violência.
O jornal reuniu pessoas da mais alta qualificação, que, nos dias 17 e 18 de abril, realizaram um estudo praticamente completo sobre as causas da violência. Porém, esse trabalho não estacionou no diagnóstico; ele se configurou também por meio de propostas, muitas delas absolutamente renovadoras e revolucionárias, dirigidas à área da polícia, dirigidas à área do direito, que tem a ver diretamente com toda essa questão, e dirigida à sociedade e à cidadania.
Essa é uma matéria de grande importância pela seriedade, assinada que foi afinal pelo Secretário Nacional de Direitos Humanos, que foi o Presidente do evento, Sr. José Gregori; pelo jurista e coordenador do painel de Direito, Hélio Saboya; pelo coordenador do painel de polícia e um dos líderes da sociedade civil do Movimento Viva Rio, Rubem César Fernandes; pelo Delegado Hélio Luz, que foi o coordenador-geral e é o chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro; pelo presidente das Organizações O Dia, Ary Carvalho e pela diretora de redação, Ruth de Aquino.
Pela importância do tema, como contribuição a esse debate, passo à Mesa essas conclusões, para que constem dos Anais da Casa.
Solicito aos Srs. Senadores o máximo de atenção para este tema importante, que merece ser estendido, o que, infelizmente, o tempo de uma comunicação inadiável não me permite fazer.
Sr. Presidente, agradeço a V. Exª a atenção.