Pronunciamento de Ademir Andrade em 13/05/1997
Discurso no Senado Federal
NOTICIA DA FOLHA DE S.PAULO SOBRE A COMPRA DE VOTOS DURANTE A APRECIAÇÃO DA EMENDA DA REELEIÇÃO, NA CAMARA DOS DEPUTADOS.
- Autor
- Ademir Andrade (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PA)
- Nome completo: Ademir Galvão Andrade
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
REFORMA CONSTITUCIONAL.:
- NOTICIA DA FOLHA DE S.PAULO SOBRE A COMPRA DE VOTOS DURANTE A APRECIAÇÃO DA EMENDA DA REELEIÇÃO, NA CAMARA DOS DEPUTADOS.
- Publicação
- Publicação no DSF de 14/05/1997 - Página 9606
- Assunto
- Outros > REFORMA CONSTITUCIONAL.
- Indexação
-
- REPUDIO, ORADOR, QUALIDADE, REPRESENTANTE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB), SENADO, CONTEUDO, NOTICIARIO, PUBLICAÇÃO, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), REFERENCIA, CORRUPÇÃO PASSIVA, DEPUTADO FEDERAL, RECEBIMENTO, PROPINA, GOVERNADOR, ESTADO DO AMAZONAS (AM), ESTADO DO ACRE (AC), VOTO FAVORAVEL, APROVAÇÃO, EMENDA CONSTITUCIONAL, REELEIÇÃO, CARGO PUBLICO, EXECUTIVO.
- CONGRATULAÇÕES, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), PUBLICAÇÃO, NOTICIARIO, DENUNCIA, CORRUPÇÃO ATIVA, GOVERNADOR, ESTADO DO AMAZONAS (AM), ESTADO DO ACRE (AC), PAGAMENTO, PROPINA, DEPUTADO FEDERAL, OBJETIVO, OBTENÇÃO, VOTO FAVORAVEL, APROVAÇÃO, EMENDA CONSTITUCIONAL, REELEIÇÃO.
- CRITICA, EMENDA CONSTITUCIONAL, REELEIÇÃO, POSSIBILIDADE, UTILIZAÇÃO, GOVERNANTE, VERBA, ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, FAVORECIMENTO, CONTINUAÇÃO, CARGO PUBLICO, EXECUTIVO.
- SOLICITAÇÃO, ORADOR, EMISSORA, TELEVISÃO, EMPENHO, DIVULGAÇÃO, DENUNCIA, CORRUPÇÃO, DEPUTADO FEDERAL, FAVORECIMENTO, APROVAÇÃO, EMENDA CONSTITUCIONAL, REELEIÇÃO.
- NECESSIDADE, ATENÇÃO, SENADO, APRECIAÇÃO, MATERIA.
O SR. ADEMIR ANDRADE (Bloco PSB-PA. Para uma comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu gostaria de dizer da minha indignação em nome do meu Partido, o Partido Socialista Brasileiro, diante dos fatos denunciados hoje, a todo País, pelo jornal Folha de S.Paulo.
Quero congratular-me com a Folha de S. Paulo pela sua coragem e ousadia em tornar público um fato de tamanha gravidade, quando afirma à Nação inteira que tem gravações que comprovam que Deputados Federais votaram a emenda da reeleição, solicitada pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso, em troca de R$200 mil, recursos esses pagos pelo Governador do Estado do Amazonas, Amazonino Mendes, em acerto com o Governador do Estado do Acre, Orleir Cameli.
É uma tristeza, Sr. Presidente, observarmos esse tipo de crime. Se governadores são capazes de comprar Parlamentares para votar a emenda da reeleição, imagine o que esses governadores não farão para se reelegerem governadores no exercício do próprio cargo?
Nunca vi uma emenda tão absurda quanto a da reeleição. O Presidente da República não se preocupou de recomendar a seus aliados, de recomendar a sua base política, um determinado cuidado com a emenda. É inadmissível que o cidadão no exercício do cargo Executivo - presidente, governador e prefeito - tenha direito a se reeleger em pleno exercício do cargo, conforme a emenda que está tramitando nesta Casa. E o próprio Presidente da República ou um governador de Estado qualquer, que queira ser candidato a senador, tenha que deixar o cargo. Ou a mulher do Presidente da República, se ele desejar que seja candidata a senadora, tem que abandonar o cargo para que ela tenha direito a ser candidata a senadora. Por quê? Porque a desincompatibilização pressupõe a utilização da máquina. É para que o governante não utilize a máquina em benefício próprio no propósito de sua reeleição.
Agora chamo a atenção, mais uma vez: se esses governadores foram capazes de doar R$200 mil a cada deputado federal que votou a emenda da reeleição, imaginem do que não serão capazes de fazer por sua própria reeleição. De forma que entendo que o Senado tem muita razão em trabalhar essa questão com o devido cuidado.
Para encerrar, Sr. Presidente, espero que os grandes canais de televisão deste País, que foram ávidos em denunciar as corrupções e transmitir nos noticiários as gravações das corrupções, como ocorreu nos casos de futebol, como aconteceu no caso dos parlamentares que receberam propina de donos de bingos, como tantos outros casos escandalosos em que a televisão foi pródiga em transmitir, datilografada, a conversa telefônica dessas pessoas.
Espero, hoje, que as televisões do meu País tenham coragem de transmitir nos seus noticiários a conversa entre os deputados que receberam dinheiro para votar a emenda da reeleição, porque, como a emenda da reeleição interessa ao Sr. Presidente Fernando Henrique Cardoso, é possível que os grandes canais de televisão se omitam dessa denúncia.
Estou aqui neste Senado, em nome do meu Partido, a pedir que essa denúncia seja transmitida da mesma forma como foram todas as outras em que ocorreram corrupção entre parlamentares, juízes de futebol, donos de bingo, etc.
Era essa a comunicação, Sr. Presidente.
Muito obrigado.