Discurso no Senado Federal

TRANSCURSO HOJE DOS 21 ANOS DO MUNICIPIO DE ALTA FLORESTA/MT.

Autor
Jonas Pinheiro (PFL - Partido da Frente Liberal/MT)
Nome completo: Jonas Pinheiro da Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • TRANSCURSO HOJE DOS 21 ANOS DO MUNICIPIO DE ALTA FLORESTA/MT.
Publicação
Publicação no DSF de 20/05/1997 - Página 9998
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, ALTA FLORESTA (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT).

O SR. JONAS PINHEIRO (PFL-MT. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje, no norte do Estado de Mato Grosso, mais precisamente no Município de Alta Floresta, está havendo uma festividade em comemoração aos 21 anos de criação daquele município. São apenas 21 anos para uma cidade que tem uma história de interiorização na Amazônia brasileira.

Alta Floresta foi fundada sob a inspiração de um legendário colonizador, Sr. Ariosto da Riva, que, na sua trajetória de vida, fundou muitas cidades no sul do País e no Mato Grosso do Sul. Com a fundação de Alta Floresta, tentou-se instalar no norte de Mato Grosso, em plena selva amazônica, uma sociedade plenamente compatível com a própria região, com a sua riqueza natural.

O Município de Alta Floresta nasceu sob essa inspiração, para que ali se produzissem, sobretudo, produtos agrícolas e florestais.

A cidade cresceu. Entretanto, com a descoberta de grandes jazidas de ouro na região do norte de Mato Grosso, esse Município passou para a fase aurífera. Apesar do progresso que houve, o ouro fez com que a parte agrícola fosse abandonada.

O município de Alta Floresta, ao comemorar agora os seus 21 anos de existência, retorna ao seu leito normal, e busca se enquadrar nos objetivos para o qual foi fundado.

Após passarmos três dias naquele município, sentimos o entusiasmo reinante naquela região ante as grandes possibilidades para a exploração das riquezas existentes na região.

O Prefeito municipal Vicente da Riva, nosso companheiro de chapa, como segundo suplente de Senador, filho do legendário colonizador Ariosto da Riva, apesar do pouco tempo em que está à frente daquela municipalidade, tem conduzido as ações do município com muito dinamismo, levando àquele povo muito otimismo.

Ontem, com a presença do Ministro de Minas e Energia Raimundo Brito; do Presidente da Eletrobrás, Dr. Firmino; do Presidente da Eletronorte, das Centrais Elétricas de Mato Grosso - CEMAT; do Governador do Estado de Mato Grosso com todo o seu staff, assistimos à euforia daquele povo ao receber a tão sonhada energia elétrica que, partindo de Cuiabá, havia chegado até a vizinha cidade de Sinop, localizada a quinhentos quilômetros ao norte de Cuiabá, na gestão do Governador de Mato Grosso, Jaime Campos. Com mais de duzentos e vinte quilômetros de eletrificação, a energia elétrica chega em Alta Floresta, exatamente para fazer com que aquela região, como sonhara o Sr. Ariosto da Riva, seja transformada em um verdadeiro pólo de desenvolvimento.

A agricultura, que fora deixada de lado com a descoberta do ouro, hoje volta a ser dinamizada, volta a ser a atividade em que todos estão acreditando.

Atualmente, o País tenta encontrar alternativas para o seu sistema de transporte. Alta Floresta está sendo cogitada para ser o nosso ponto de partida para o escoamento da produção regional, utilizando-se o Rio Teles Pires, que desemboca no Rio Tapajós, pela grande hidrovia, que vai transportar os produtos daquela região até o Porto de Santarém, de onde poderão ser enviados para outras localidades.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, desta tribuna, apresentamos o nosso mais alto reconhecimento pelo trabalho efetivo que as populações de Alta Floresta e a de todo norte do Estado de Mato Grosso têm realizado em prol do crescimento do nosso Estado, possibilitando que aquela região passe a ser um novo pólo de desenvolvimento.

Alta Floresta acaba de receber também a ampliação de seu aeroporto com 1.400 metros de pavimentação. Com uma infra-estrutura razoável, o aeroporto de Alta Floresta passa a fazer parte do plano aeroviário do País, com linhas regulares e, sobretudo, como ponto de referência e segurança.

Alta Floresta, desde ontem, já conta também com um frigorífico. Naquele município, aconteceu a XIº Exposição Agropecuária, em que vimos a pujança de sua pecuária e de sua indústria. Alta Floresta tem um parque industrial dinâmico de madeira nobre. Também já foram implantadas em sua região culturas permanentes, como cacau, café, pupunha e guaraná. Isso, com certeza, vai estabilizar os agricultores que lá estão.

Durante os trabalhos da Assembléia Nacional Constituinte, na Subcomissão de Política Agrícola e Reforma Agrária, o saudoso Ariosto da Riva e seu saudoso filho, engenheiro agrônomo, Ludovico da Riva, os dois já falecidos, fizeram uma palestra sobre o processo de colonização como coadjuvante do processo de reforma agrária. Mostraram como fizeram aquela colonização, onde o lote mínimo era de 25 hectares e o lote máximo de 500 hectares. Naquela oportunidade, presidia essa Subcomissão o eminente Deputado baiano, do PCB, Fernando Santana.

Após as palestras, o eminente Deputado Fernando Santana definiu o Sr. Ariosto da Riva como o empresário bem-sucedido "mais comunista" que ele tinha conhecido até então, em razão do modelo da colonização que ele oferecera ao povo que para lá levou.

Alta Floresta já se desdobrou, pois, em função dela, nasceram também os municípios de Apiacás, Nova Bandeirante, Monte Verde, Paranaíta e Calinda, que, ao lado de Colíder e Sinop, são também frutos do trabalho de bravos colonizadores que foram para o norte de Mato Grosso. Alta Floresta será, com certeza, um novo pólo de desenvolvimento extraordinário, sobretudo com a possibilidade de ali nascer o início da navegação sobre o Teles Pires e o Tapajós, até desembocar no Rio Amazonas, já na cidade de Santarém.

Portanto, gostaríamos de aqui deixar registrado o nosso agradecimento pela recepção que tivemos essa semana em Alta Floresta. Gostaríamos, também, de parabenizar o Prefeito Municipal Vicente da Riva, os seus assessores, a Câmara dos Vereadores e toda a sociedade de Alta Floresta pela pujança que já demonstra aquele município, que, certamente será dinamizado com a chegada do "linhão".

Isso é o que gostaríamos de dizer, para que ficasse registrado nos Anais do Senado Federal os 21 anos da fundação da cidade de Alta Floresta, na região norte do Estado de Mato Grosso.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/05/1997 - Página 9998