Discurso no Senado Federal

PRESENÇA DO MINISTRO DAS MINAS E ENERGIA, SR. RAIMUNDO BRITO, EM FORTALEZA/CE, COM O OBJETIVO DE LANÇAR OS EDITAIS PARA A INTERLIGAÇÃO NORTE-NORDESTE, COM 740 QUILOMETROS DE LINHA DE TRANSMISSÃO.

Autor
Lúcio Alcântara (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: Lúcio Gonçalo de Alcântara
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENERGIA ELETRICA.:
  • PRESENÇA DO MINISTRO DAS MINAS E ENERGIA, SR. RAIMUNDO BRITO, EM FORTALEZA/CE, COM O OBJETIVO DE LANÇAR OS EDITAIS PARA A INTERLIGAÇÃO NORTE-NORDESTE, COM 740 QUILOMETROS DE LINHA DE TRANSMISSÃO.
Publicação
Publicação no DSF de 21/05/1997 - Página 10121
Assunto
Outros > ENERGIA ELETRICA.
Indexação
  • REGISTRO, IMPORTANCIA, VISITA, RAIMUNDO BRITO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA (MME), CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO CEARA (CE), LANÇAMENTO, EDITAL, CONSTRUÇÃO, LINHA DE TRANSMISSÃO, LIGAÇÃO, REGIÃO NORTE, REGIÃO NORDESTE, GARANTIA, FORNECIMENTO, ENERGIA ELETRICA, MANUTENÇÃO, DESENVOLVIMENTO, PAIS, AUMENTO, CONSUMO, ENERGIA.
  • ELOGIO, ATENÇÃO, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, SETOR, ENERGIA ELETRICA.

O SR. LÚCIO ALCÂNTARA (PSDB-CE. Para uma comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, sexta-feira passada foi ao Ceará o Ministro das Minas e Energia, Raimundo Brito. E lá, em solenidade no Palácio do Governo, com o Governador Tasso Jereissati, na presença do Senador Beni Veras, o Ministro lançou os editais para uma obra de grande importância, que é justamente a interligação Norte-Nordeste - 740 quilômetros de linha de transmissão que integrará as Regiões Norte e Nordeste. A obra prevê ainda interligação de subestações de Presidente Dutra, em Fortaleza, e a construção de três trechos de linha de transmissão nos Estados do Maranhão, Piauí e Ceará, três subestações - Teresina II, Sobral II e Fortaleza II - e a ampliação da subestação de Presidente Dutra, obra de fundamental importância para o Nordeste.

Sabemos que o Brasil está no limiar de um colapso de energia elétrica. O crescimento do seu consumo e anos de falta de investimento ou de subinvestimentos nos levaram a essa situação. Todavia, programas como esses que constam do Brasil em Ação, só essa obra com custo estimado em R$410 milhões, esse amplo projeto do Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso a cargo do Ministério de Minas e Energia, tão bem dirigido, com tanta competência e com tanta seriedade pelo Ministro Raimundo Brito, deverá reverter esse quadro, garantindo-nos o fornecimento de energia elétrica que possa sustentar o desenvolvimento do País e o aumento do consumo de energia.

Para se ter uma idéia, quando o Presidente Fernando Henrique Cardoso assumiu o Governo e o Ministro Raimundo Brito, o Ministério das Minas e Energia, existiam 23 obras de grandes hidrelétricas no País paralisadas. Dessas 23 obras, 18 já foram retomadas, estão novamente em andamento. E as outras cinco restantes encontram-se na fase de licitação ou de negociação para retomada das obras.

Portanto, é necessário que se faça aqui este registro para que se tenha uma idéia, ainda que resumida, pálida, do grande programa de geração de energia no País e de distribuição e transmissão de energia elétrica, o que mostra que o Governo do Presidente Fernando Henrique está atento ao problema e está atuando com eficiência nesse setor, como também o Ministro Raimundo Brito, que conduz com muita competência e eficiência a Pasta sob o seus cuidados, não apenas no que diz respeito ao setor da energia. Assinalo hoje esse setor a propósito dos atos ocorridos em Fortaleza e que são de grande importância para o Estado, pois a cada dia cresce o consumo de energia elétrica, industrializa-se e se expande a sua rede de energia rural, tendo muito a agradecer em nome do Governador Tasso Jereissati por essas providências a cargo do Governo Federal.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/05/1997 - Página 10121