Discurso no Senado Federal

COMUNICANDO A ENTREGA AO PRESIDENTE DO SENADO, SENADOR ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, NESTA OPORTUNIDADE, EM PLENARIO, PELOS LIDERES DO DO BLOCO DE OPOSIÇÃO, DE REQUERIMENTO SOLICITANDO A SUSPENSÃO DA VOTAÇÃO DA PROPOSTA DE EMENDA A CONSTITUIÇÃO 4, DE 1997, QUE TRATA DA REELEIÇÃO, ATE QUE A COMISSÃO DE ETICA DA CAMARA SE MANIFESTE SOBRE A DENUNCIA DE COMPRA DE VOTOS.

Autor
José Eduardo Dutra (PT - Partido dos Trabalhadores/SE)
Nome completo: José Eduardo de Barros Dutra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
REFORMA CONSTITUCIONAL.:
  • COMUNICANDO A ENTREGA AO PRESIDENTE DO SENADO, SENADOR ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, NESTA OPORTUNIDADE, EM PLENARIO, PELOS LIDERES DO DO BLOCO DE OPOSIÇÃO, DE REQUERIMENTO SOLICITANDO A SUSPENSÃO DA VOTAÇÃO DA PROPOSTA DE EMENDA A CONSTITUIÇÃO 4, DE 1997, QUE TRATA DA REELEIÇÃO, ATE QUE A COMISSÃO DE ETICA DA CAMARA SE MANIFESTE SOBRE A DENUNCIA DE COMPRA DE VOTOS.
Publicação
Publicação no DSF de 22/05/1997 - Página 10185
Assunto
Outros > REFORMA CONSTITUCIONAL.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, ENTREGA, PRESIDENTE, SENADO, REQUERIMENTO, APRESENTAÇÃO, LIDER, BLOCO PARLAMENTAR, OPOSIÇÃO, SOLICITAÇÃO, SUSPENSÃO, TRAMITAÇÃO, EMENDA CONSTITUCIONAL, REELEIÇÃO, PERIODO, APURAÇÃO, COMISSÃO, SINDICANCIA, CAMARA DOS DEPUTADOS, DENUNCIA, CORRUPÇÃO PASSIVA, DEPUTADO FEDERAL, FAVORECIMENTO, APROVAÇÃO, EMENDA, AMBITO, LEGISLATIVO.

O SR. JOSÉ EDUARDO DUTRA (BLOCO-SE. Para uma comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, comunico à Casa que os Líderes dos Blocos de Oposição Parlamentar na Câmara dos Deputados estão entregando ao Presidente do Senado um requerimento. Considerando que é imperativo o respeito ao princípio da moralidade, previsto no art. 37 da Constituição Federal, que o Poder Legislativo, por cautela, suspenda a tramitação da PEC 01/95, ora submetida ao Senado, abstendo-se da prática de quaisquer atos que envolvam sua apreciação e votação, até que se concluam as devidas apurações, esclarecendo-se a extensão, as responsabilidades e conseqüentes providências relacionadas ao fato em questão.

Caso o Presidente da Casa não atenda ao apelo dos Líderes do Bloco na Câmara - este assunto será objeto de debate em plenário -, entendemos que, dados os acontecimentos, o mais prudente, por parte do Senado da República, seria realmente não votar esta matéria neste momento. Até porque o Senado também faz parte da instituição Congresso Nacional. Entendemos que o Senado não pode adotar uma postura como a da avestruz; ou seja, já que as denúncias envolvem apenas Deputados, o Senado não pode esquecer que está em jogo neste momento a imagem do Congresso Nacional, e o Senado da República faz parte da instituição Congresso Nacional.

Era este o registro que eu queria fazer sobre o requerimento que está sendo entregue pelos Líderes do Bloco de Oposição na Câmara.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/05/1997 - Página 10185