Discurso no Senado Federal

MUDANÇAS ESTRUTURAIS NA ESCOLA TECNICA FEDERAL DE GOIAS, COM O ANUNCIO DOS PRIMEIROS CURSOS SUPERIORES, A SEREM OFERECIDOS NA AREA DE MECATRONICA, A PARTIR DE 1998.

Autor
Onofre Quinan (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Onofre Quinan
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO.:
  • MUDANÇAS ESTRUTURAIS NA ESCOLA TECNICA FEDERAL DE GOIAS, COM O ANUNCIO DOS PRIMEIROS CURSOS SUPERIORES, A SEREM OFERECIDOS NA AREA DE MECATRONICA, A PARTIR DE 1998.
Publicação
Publicação no DSF de 21/05/1997 - Página 10159
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO.
Indexação
  • ELOGIO, QUALIDADE, ESCOLA TECNICA FEDERAL, ESTADO DE GOIAS (GO), PREVISÃO, ABERTURA, CURSO SUPERIOR, AREA, TECNOLOGIA.
  • ELOGIO, INICIATIVA, ATENDIMENTO, DEMANDA, DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, ESTADO DE GOIAS (GO), APOIO, POLITICA, EDUCAÇÃO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC).

O SR. ONOFRE QUINAN (PMDB-GO. Pronuncia o seguinte discurso) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, desejo, nesta oportunidade, referir-me a uma das mais exitosas experiências educacionais desenvolvidas em meu Estado. Trata-se da Escola Técnica Federal de Goiás, exemplar estabelecimento de ensino, que de longa data vem ministrando excelente formação tecnológica de nível médio e cujos egressos logram obter os melhores postos de trabalho e mesmo as melhores colocações nos exames vestibulares, quando buscam a continuidade de seus estudos em nível superior.

Hoje a Escola vê consagrados os seus esforços de prestar serviços educacionais de qualidade à comunidade. Sob a competente e dinâmica gestão do professsor Ítalo de Lima Machado, e dentro de uma linha de contínuo crescimento institucional, anuncia-se para o ano de 1998, a abertura de seus primeiros cursos superiores, a serem oferecidos na área de Mecatrônica, visando a formação de profissionais indispensáveis ao moderno desenvolvimento industrial do Estado.

A iniciativa merece destaque não apenas por demonstrar o dinamismo da instituição, como por evidenciar o descortino de sua administração, que desde logo decide abrir cursos que atendem de modo inequívoco a reais necessidades da região. São raros, na história da educação brasileira, os momentos de tão grande coerência entre ensino e sociedade. É preciso, pois, que ele seja bem destacado, a fim de que sirva inclusive de exemplo para outras instituições congêneres.

A disseminação de escolas superiores com vocação tecnológica, por sinal, é um dos meios privilegiados de oferecer respostas ágeis e qualificadas às demandas do mercado de trabalho. Os Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs), normalmente oriundos do desenvolvimento de escolas técnicas, têm demonstrado de modo cabal suas potencialidades, atuando de forma consistente, flexível e atualizada em relação às necessidades sempre renovadas do desenvolvimento econômico. A Escola Técnica Federal de Goiás está seguindo esta trajetória, que seguramente trará imensos benefícios ao Estado.

É preciso ressaltar que esta evolução não se dá de forma isolada. Ela se insere dentro de um contexto que concretiza uma firme e decidida política, brilhantemente conduzida pelo Ministro Paulo Renato Souza que, à frente da pasta da Educação e do Desporto, tem produzido verdadeiras revoluções no cenário educativo do País.

No domínio do ensino técnico temos um exemplo cabal da percepção de que a sofisticação das profissões ligadas ao desenvolvimento tecnológico, associada à globalização econômica, que requer níveis cada vez mais elevados, capazes de acompanhar o ritmo das mudanças, com competência e qualidade.

As mudanças estruturais em curso na Escola Técnica Federal de Goiás evidenciam esta elevada capacidade de renovação. A existência da oferta de uma densa formação geral, acoplada à formação tecnológica propriamente dita, revela duas características fundamentais do moderno estabelecimento de educação tecnológica: em primeiro lugar, o ensino técnico-profissional não abdica de uma sólida formação básica, que deve ser comum a todo cidadão e é essencial ao trabalhador do futuro; em segundo lugar, ratifica o princípio da eqüidade dos diferentes ramos do ensino, assegurando, desta forma, o direito dos estudantes a prosseguir seus estudos em nível superior, já que os prepara adequadamente para tanto.

Além disso, cabe destacar a atuação da escola na formação continuada de profissionais de nível médio, oferecendo cursos de aperfeiçoamento de curta duração e cursos mais longos de formação pós-média. Para estes, a demanda tem sido extraordinária, atingindo a cerca de dez candidatos por vaga. Este dado demonstra, com certeza, a atualidade do ensino oferecido e a enorme demanda existente por cursos desta natureza.

Por todos estes motivos devo mais uma vez destacar a importância da Escola Técnica Federal de Goiás, manifestando minha convicção de que seu futuro se encontra perfeitamente integrado ao futuro do Estado, que dela espera receber, em número cada vez maior, os profissionais competente nela formados.

Felicito seus alunos, professores e administradores. Trata-se de uma exemplar obra de construção coletiva, que muito tem contribuído para elevar os padrões de qualidade da educação brasileira, transbordando as fronteiras do Estado para os outros recantos do País.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/05/1997 - Página 10159