Discurso no Senado Federal

ATUAÇÃO DO SINDICATO DAS ESCOLAS PARTICULARES DE SANTA CATARINA - SINEPE.

Autor
Casildo Maldaner (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Casildo João Maldaner
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO.:
  • ATUAÇÃO DO SINDICATO DAS ESCOLAS PARTICULARES DE SANTA CATARINA - SINEPE.
Publicação
Publicação no DSF de 23/05/1997 - Página 10332
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO.
Indexação
  • ANALISE, IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, SINDICATO, ESCOLA PARTICULAR, EXECUÇÃO, PROGRAMAÇÃO, PROMOÇÃO, EXPANSÃO, CULTURA, APERFEIÇOAMENTO, EDUCAÇÃO, QUALIDADE INDUSTRIAL, PARCERIA, ORGÃO PUBLICO, ESCOLA PUBLICA, GOVERNO FEDERAL, GOVERNO ESTADUAL, GOVERNO MUNICIPAL, COOPERAÇÃO, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, POPULAÇÃO, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).

O SR. CASILDO MALDANER (PMDB-SC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na extensa pauta de desafios da competitividade brasileira, a educação tem sido uma constante.

Exatamente por isso, chama a atenção dos olhos mais atentos a importante atuação do Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina - Sinepe, do qual muito se orgulha o nosso Estado.

O Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina, a educação não se restringe ao desenvolvimento de um bem elaborado programa assistencial, jurídico, pedagógico, contábil e administrativo para a educação mas também assume as responsabilidades sociais que lhe são inerentes como entidade de classe representativa do segmento privado educacional. Executa paralelamente um vigoroso programa que expande a cultura da Qualidade Total por todas as regiões do Estado de Santa Catarina, abrangendo tanto as escolas particulares quanto as escolas públicas de todos os níveis e graus e em meritório apoio....

Agradeço a atenção. Vejo que daqui a pouco haverá vários oradores ao mesmo tempo na tribuna, e o plenário será transformado em um local de oratória simultânea.

O SR. PRESIDENTE (João Rocha) - V. Exª continua com a palavra.

O SR. CASILDO MALDANER - Parece que a questão está sendo solucionada; estão sendo apaziguado os ânimos e, em breve, a serenidade voltará a tomar lugar neste plenário.

Continuo Sr. Presidente: o Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina executa paralelamente um vigoroso programa que expande a cultura da Qualidade Total por todas as regiões do Estado de Santa Catarina...

Sr. Presidente, as discussões estão um pouco calorosas demais.

O SR. PRESIDENTE (João Rocha. Fazendo soar a campanhia) - A Mesa lembra que há um Senador utilizando-se da tribuna. Peço a colaboração de V. Exªs para que o Senador Casildo Maldaner continue seu pronunciamento.

O SR. CASILDO MALDANER - Obrigado a V. Exª.

... abrangendo tanto as escolas particulares quanto as escolas públicas de todos os níveis e graus, em meritório apoio aos Governos Federal, Estadual e Municipal. É essa notável parceria, única no País, que quero destacar desta tribuna. Lado a lado, escolas integradas por essa brilhante ação atuam juntas numa cooperação exemplar que resulta na melhoria da qualidade de vida da nossa população.

Numa saudável aliança em todos os âmbitos governamentais, o Sinepe patrocina em Santa Catarina uma autêntica cruzada educacional. Por meio de projetos organizados a entidade resgata a produção educacional, preserva a memória do setor e difunde os novos paradigmas da administração escolar com fundamento nos consagrados princípios da Gerência com Qualidade Total - complementando, assim, de forma brilhante, seu esforço pelo enriquecimento do processo educativo das pessoas e das comunidades.

Quero enfatizar que todo esse trabalho é liderado pelo Educador José Zinder, ex-presidente da Federação Interestadual das Escolas Particulares (FIEP), e ferrenho defensor da parceria como o caminho mais seguro e mais curto para que possamos melhor preparar o país para ingressar no terceiro milênio.

Sem dúvida, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o digno trabalho do Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina ganha grande importância, sobretudo porque, ao longo de décadas, acostumamo-nos a ouvir falar dos males da educação do País - e toda a culpa sempre foi atribuída aos Governos.

O Sinepe, entidade representativa do segmento privado da educação, cria um fato novo com a parceria que vem realizando, contribuindo de forma eloqüente para que as escolas públicas possam usufruir dos mesmos programas de aperfeiçoamento proporcionados às escolas particulares. A decisão do Sindicato de atuar em parceira com os organismos públicos foi reforçada a partir da noção cada vez mais presente entre seus dirigentes de que a educação é requisito básico para a erradicação das desigualdades sociais intoleráveis, para a elevação dos níveis de participação democrática do conjunto da população e para permitir a inserção competitiva do Brasil na economia internacional.

Em plena era da globalização, somente pela educação de qualidade poderemos garantir o acesso de novas gerações aos conhecimentos, habilidades e posturas exigidos pela sociedade contemporânea.

Eis, Sr. Presidente e nobres Colegas, a boa notícia que trago a esta Casa. Ao fazê-lo, desejo ardentemente que atitudes como a do Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina se multipliquem pelo País afora.

Os caminhos da educação para as próximas décadas são caminhos multidisciplinares e trazem consigo a parceria, a solidariedade entre escola pública e escola particular como uma poderosa ferramenta para mais rapidamente se atingirem padrões de excelência no ensino e melhor alavancar o desejado progresso no Brasil moderno.

Desejo ardentemente que esse exemplo, por seu caráter estratégico, induza outros Estados a fazerem o mesmo. O Sinepe, que, em junho próximo, completa 36 anos, hoje dispõe de moderna infra-estrutura e mantém, há seis anos, um jornal de circulação nacional distribuído gratuitamente, todos os meses, às 28 mil escolas do Brasil.

Preservar, fortalecer e difundir suas ações de parceria na melhoria da educação, em especial na área da Qualidade Total, constitui-se em honraria a quem quer que se preocupe com o futuro de nosso País.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eram algumas das considerações que eu precisava trazer a esta Casa em relação ao Sinepe de Santa Catarina, a este Sindicato que congrega as escolas particulares do nosso Estado e que desenvolve um trabalho em parceria com as escolas públicas do meu Estado.

Resultados extraordinários estão a percorrer o interior, enfim, em todos os quadrantes de Santa Catarina e a realizar encontros entre a classe docente e discente, fazendo que também entidades organizadas da sociedade participem desses eventos, protagonizando-se uma verdadeira parceria entre as escolas particulares e as públicas do meu Estado. É um exemplo que o Sinepe, vem encabeçando em Santa Catarina, e que possa ser reproduzido no País inteiro.

O que fazer, Sr. Presidente e nobres colegas? Era preciso que se fizesse este registro para trazer ao conhecimento desta Casa. Desta forma, sei que trago ao conhecimento de todo o Brasil o que se pratica e se produz nessa parceria feita entre as escolas públicas e particulares em Santa Catarina. Assim, congratulo-me com esse sindicato do meu Estado.

O SR. PRESIDENTE (João Rocha) - Concedo a palavra ao nobre Senador Júlio Campos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/05/1997 - Página 10332