Discurso no Senado Federal

CUMPRIMENTANDO OS RECEM-EMPOSSADOS MINISTROS DA JUSTIÇA E DOS TRANSPORTES, BEM COMO OS MINISTROS INTERINOS QUE OS PRECEDERAM. TRANSCURSO, AMANHÃ, DO 77 ANOS DO CLUBE HOMS, QUE REUNE IMIGRANTES ARABES E SEUS DESCENDENTES.

Autor
Romeu Tuma (PFL - Partido da Frente Liberal/SP)
Nome completo: Romeu Tuma
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • CUMPRIMENTANDO OS RECEM-EMPOSSADOS MINISTROS DA JUSTIÇA E DOS TRANSPORTES, BEM COMO OS MINISTROS INTERINOS QUE OS PRECEDERAM. TRANSCURSO, AMANHÃ, DO 77 ANOS DO CLUBE HOMS, QUE REUNE IMIGRANTES ARABES E SEUS DESCENDENTES.
Publicação
Publicação no DSF de 23/05/1997 - Página 10346
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, POSSE, IRIS REZENDE, ELISEU PADILHA, CARGO PUBLICO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR).
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, MILTON SELIGMAN, ALCIDES SALDANHA, PERIODO, INTERINIDADE, QUALIDADE, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR).
  • SAUDAÇÃO, ABDO JORGE CREDI, PRESIDENTE, CLUBE, COMPOSIÇÃO, MEMBROS, IMIGRANTE, DESCENDENTE, GRUPO ETNICO, PAISES ARABES, OPORTUNIDADE, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, SOCIEDADE CIVIL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

0 SR. ROMEU TUMA (PSL-SP) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a nomeação pelo Senhor Presidente da República dos novos Ministros Iris Rezende e Eliseu Padilha conduziu às Pastas da Justiça e dos Transportes personalidades já nossas conhecidas, pois conosco militavam há pouco neste Congresso em favor das causas de nosso País. E continuarão a fazê-lo, pois a competência e dedicação que ambos peculiarmente dispensam aos interesses do Brasil, naturalmente, continuarão predispondo ao sucesso qualquer missão que lhes seja confiada.

Com as nomeações do Senador Iris Rezende para a Justiça e do Deputado Eliseu Padilha para os Transportes, retornaram às suas atividades cotidianas Milton Seligman e Alcides Saldanha, que responderam interinamente como Ministros-de-Estado, acumulando as funções de Ministro com as da Secretários-Executivos de seus respectivos Ministérios. Não poderia deixar de registrar aqui, Senhoras e Senhores Senadores, que a República nada teve a perder nesse lapso de tempo em que duas de suas Pastas foram dirigidas interinamente.

O elevado espírito de homens públicos desses Ministros Temporários, aliado à grande dedicação emprestada às suas atividades, impediu que solução de continuidade de qualquer natureza viesse a comprometer os assuntos de alçada desses relevantes setores brasileiros. Norteando ações com base nas diretrizes de seus ilustres antecessores, entregam os cargos aos seus novos Titulares, atestando a mais inteira competência e capacidade.

Engenheiro, Milton Seligman especializou-se em informática, tendo aplicado esta tecnologia às centrais elétricas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Em 1976 veio para Brasília, a fim de implantar a informática na Eletronorte. Em 1980, foi convidado pelo então líder do PMDB na Câmara Federal, Odacir Klein, para participar da comissão do PMDB que elaboraria a política do partido para o setor de informática. O atual Secretário-Executivo do Ministério da Justiça, Milton Seligman, participou também da Comissão de Atividades de Processamento de Dados, antecessora da Secretaria Especial de Informática, órgão ligado à SEPLAN. Além disso, a Capital da República inclui o nome de Milton Seligman dentre aqueles que muito lutaram por sua autonomia política.

A atuação de Alcides Saldanha, Secretário-Executivo do Ministério dos Transportes, como a de Milton Seligman na Justiça, demonstrou que a condição de interinidade em nada deve comprometer o desenvolvimento de um trabalho à altura dos responsáveis por setores estruturais de nosso País. E assim o foi. Alcides Saldanha soube, com maestria, dar continuidade ao trabalho que os novos rumos da modernização vêm exigindo não apenas no campo dos Transportes, mas da Administração como um todo.

Alcides Saldanha, gaúcho da Cepa, que pelo Congresso já passou e também pela Prefeitura de sua cidade natal. Como Secretário de Estado do Rio Grande do Sul ajudou a engrandecer o Governo do Nobre Senador Pedro Simon. Ofereceu agora contribuição decisiva ao governo do Excelentíssimo Senhor Presidente da República, como Ministro-Interino dos Transportes.

Enquanto cumprimentamos os digníssimos novos Ministros, Senador Iris Rezende e Deputado Eliseu Padilha, rendo a mais respeitosa homenagem, agradecido como cidadão brasileiro, a esses homens firmes e decididos, de decisões próprias, que muito têm auxiliado, no exercício de qualquer missão para a qual são chamados, contribuindo para o alicerce necessário ao trabalho do Governo Federal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/05/1997 - Página 10346