Discurso no Senado Federal

DECISÃO DO PODER JUDICIARIO DO ESTADO DE RONDONIA, DETERMINANDO A PRISÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NOS ATOS CRIMINOSOS, APURADOS E COMPROVADOS, DE CORRUPÇÃO NO GOVERNO VALDIR RAUPP.

Autor
Ernandes Amorim (PPB - Partido Progressista Brasileiro/RO)
Nome completo: Ernandes Santos Amorim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE RONDONIA (RO), GOVERNO ESTADUAL.:
  • DECISÃO DO PODER JUDICIARIO DO ESTADO DE RONDONIA, DETERMINANDO A PRISÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NOS ATOS CRIMINOSOS, APURADOS E COMPROVADOS, DE CORRUPÇÃO NO GOVERNO VALDIR RAUPP.
Publicação
Publicação no DSF de 28/05/1997 - Página 10648
Assunto
Outros > ESTADO DE RONDONIA (RO), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • ANALISE, SITUAÇÃO, CORRUPÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DE RONDONIA (RO), PARTICIPAÇÃO, GOVERNADOR, PREJUIZO, POPULAÇÃO.
  • REGISTRO, DECISÃO, JUDICIARIO, ESTADO DE RONDONIA (RO), PRISÃO, ACUSADO, CORRUPÇÃO, GOVERNO ESTADUAL.

O SR. ERNANDES AMORIM (PPB-RO. Pronuncia o seguinte discurso) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Poder Judiciário do Estado de Rondônia está fechando o cerco em torno de responsáveis por atos de corrupção no Governo Valdir Raupp, determinando a prisão de todos os envolvidos nos fatos criminosos apurados e comprovados.

Em regime político como o nosso não há como distinguir-se o Governo do Chefe de Governo.

Portanto, não há como não responsabilizar o Governador Valdir Raupp pelos atos de corrupção ocorridos em seu governo, até porque nenhum inquérito administrativo foi, pelo mesmo, determinado para apurar os desvios de finalidade e a malversação de recursos públicos que com freqüência contaminam a sua administração.

O estado de corrupção instalado em Rondônia saiu das suas fronteiras e repercutem em praticamente todos os Gabinetes do Governo Federal, do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas da União.

Na minha última estada em Rondônia, participando de reunião com mais de 200 vereadores, em Ouro Preto D`Oeste, para demonstrar a proporção de corrupção do Governo Raupp, informei-lhes, inclusive, do espanto do Senhor Presidente do Senado Federal com os fatos delituosos que freqüentam a Administração Estadual, no sentido de caracterizar a repercussão, no País, das desonestidades praticadas e, felizmente, já apuradas pela Justiça do Estado.

A minha intenção foi demonstrar que o Governo Raupp perdeu a confiança e a credibilidade, a nível federal, fato que, com certeza, está criando dificuldades para um maior apoio do Governo Federal ao Estado de Rondônia.

O Governo Raupp está contaminado e, com isto, a população de Rondônia prejudicada não somente por um mau Governo, como pela quantidade significativa de dinheiro público ilicitamente desviado.

Apenas em 2 casos de corrupção comprovados - o escândalo da CERON e o escândalo da Campanha Preventiva contra a AIDS - o peculato praticado totaliza acima de R$ 2,5 milhões, os quais se empregados em favor da população viabilizariam serviços públicos melhores que a mesma reclama, na área da saúde, da segurança pública, dentre outras.

Não adianta o Governador Valdir Raupp vir a Brasília tentar "tapar o sol com a peneira", dizendo-se vítima de intrigas de seus adversários políticos, como eu, porque os fatos de corrupção provados e comprovados já são do domínio público em Rondônia e aqui em Brasília, pelos menos.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/05/1997 - Página 10648