Pronunciamento de Flaviano Melo em 04/06/1997
Discurso no Senado Federal
RECONHECIMENTO DEVIDO AO DR. WILLIAM JOHN WOODS, MEDICO QUE OPORTUNAMENTE RECEBE PREMIAÇÃO DA RAINHA DA INGLATERRA, POR SUA INCANSAVEL LUTA CONTRA A HANSENIASE NO ESTADO DO ACRE.
- Autor
- Flaviano Melo (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AC)
- Nome completo: Flaviano Flávio Baptista de Melo
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- RECONHECIMENTO DEVIDO AO DR. WILLIAM JOHN WOODS, MEDICO QUE OPORTUNAMENTE RECEBE PREMIAÇÃO DA RAINHA DA INGLATERRA, POR SUA INCANSAVEL LUTA CONTRA A HANSENIASE NO ESTADO DO ACRE.
- Publicação
- Publicação no DSF de 05/06/1997 - Página 10900
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, WILLIAM JOHN WOODS, MEDICO, PAIS ESTRANGEIRO, IRLANDA, RECEBIMENTO, PREMIO, TRABALHO, REALIZAÇÃO, ESTADO DO ACRE (AC), IMPLANTAÇÃO, MODERNIZAÇÃO, TRATAMENTO MEDICO, COMBATE, HANSENIASE, REGIÃO.
O SR. FLAVIANO MELO (PMDB-AC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de registrar, nesta Casa, uma homenagem que está sendo prestada ao Dr. William John Woods, um irlandês que está sendo premiado com a maior honraria concedida pela Rainha da Inglaterra aos súditos que se destacam por "serviços prestados à humanidade".
Até aí tudo bem, não teríamos nada a ver com isso. Mas acontece que o trabalho prestado por Dr. William Woods é um trabalho prestado no Acre, que relatarei em seguida.
Esse senhor chegou ao Acre pela primeira vez em 1963, como integrante de uma Missão Batista, e visitou a Colônia Asilo Souza Araújo para hansenianos no Município de Rio Branco, capital do Estado. A situação em que se encontravam os hansenianos chocou-o tanto que, impressionado com isso, desligou-se da missão e foi para Manaus estudar Medicina.
Em 1979, já formado, voltou ao Acre para iniciar um incansável combate à hanseníase, doença mundialmente conhecida com mais de 2000 anos de existência.
Em 1986, o Ministério da Saúde determinou a implantação de nova terapia de combate à hanseníase criada pela Organização Mundial de Saúde, conhecida como Poliquimioterapia-PQT, nos Estados do Amazonas, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Rondônia, como projeto piloto para se formar uma estratégia brasileira a ser aplicada em âmbito nacional.
O Dr. William imediatamente fez gestões junto ao Ministério da Saúde e conseguiu incluir o Acre nessa primeira etapa para que o povo acreano já tivesse acesso à moderna terapia.
Utilizando-se dessa terapia e contando com a ajuda de profissionais como as enfermeiras Ruth Barbosa, Ursula Milham, Vania Barros e os médicos José Furtado, Roberto Couto, Leia Borges, ele começou a desenvolver o seu trabalho naqueles altos rios. Onde existisse uma pessoa portadora desse mal chegava lá a equipe do Dr. William. Eu mesmo, inúmeras vezes andando pelo interior do Estado, em campanhas políticas, encontrava rastros do Dr. William passando por aquelas regiões.
E vejam como são interessantes os resultados a que ele chegou. O Dr. William conseguiu mudar o quadro da hanseníase no Estado, reduzindo de 105 casos em 10.000 habitantes no ano de 1985 para apenas 15 casos em 10.000 habitantes no ano de 1996. É importante ressaltar a ajuda que esses profissionais tiveram, de dezenas de barqueiros para que pudessem alcançar as cabeceiras de todos os rios do nosso Estado. E também a ajuda que teve de organizações não-governamentais, financiando o trabalho do idealista Dr. William.
O Acre ainda é um estado endêmico, mas segundo a análise do próprio Ministério da Saúde caminha em direção à meta de reduzir a hanseníase a 1 (um) caso em 10.000 habitantes até o ano 2000.
Se, em dez anos, caiu de 105 casos para 15, é perfeitamente possível baixar para um caso em cada dez mil habitantes no ano 2000.
Todo esse trabalho, é importantíssimo que se ressalte, deve-se à luta incansável do Dr. Willian Woods e sua equipe, cientista humano e otimista, empenhado em minorar o sofrimento dos mais pobres e erradicar definitivamente a hanseníase no Estado do Acre.
Esse homem não foi reconhecido no Brasil, mas está sendo no seu país de origem, pela Rainha da Inglaterra, sendo premiado com a honraria concedida aos súditos que se destacam por "serviços prestados à humanidade". O Dr. Willian Woods realmente está prestando um grande serviço à humanidade no Estado do Acre.
Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.
Muito obrigado.