Discurso no Senado Federal

CONSIDERAÇÕES SOBRE OS MOTIVOS QUE LEVARAM O DEPUTADO ALMINO AFFONSO A RENUNCIAR A RELATORIA DA COMISSÃO DE SINDICANCIA, DESTINADA A APURAR DENUNCIAS DE COMPRA E VENDA DE VOTOS DE DEPUTADOS FEDERAIS NA VOTAÇÃO DA REELEIÇÃO.

Autor
José Serra (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SP)
Nome completo: José Serra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
LEGISLATIVO.:
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE OS MOTIVOS QUE LEVARAM O DEPUTADO ALMINO AFFONSO A RENUNCIAR A RELATORIA DA COMISSÃO DE SINDICANCIA, DESTINADA A APURAR DENUNCIAS DE COMPRA E VENDA DE VOTOS DE DEPUTADOS FEDERAIS NA VOTAÇÃO DA REELEIÇÃO.
Publicação
Publicação no DSF de 04/06/1997 - Página 10865
Assunto
Outros > LEGISLATIVO.
Indexação
  • RETIFICAÇÃO, ENTREVISTA, ORADOR, ESCLARECIMENTOS, MOTIVO, RENUNCIA, ALMINO AFFONSO, DEPUTADO FEDERAL, COMISSÃO, SINDICANCIA, DENUNCIA, VENDA, VOTO, REELEIÇÃO.
  • OPINIÃO, ORADOR, IDONEIDADE, DEPUTADO FEDERAL.

O SR. JOSÉ SERRA (PSDB-SP. Para uma comunicação.) - Muito obrigado, Sr. Presidente.

Peço a palavra para fazer um esclarecimento breve e importante.

No início da semana passada, durante entrevista que concedia a uma rádio de âmbito nacional, inteirei-me da renúncia do Deputado Almino Affonso da relatoria da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara relativa à Comissão de Sindicância aberta para se pronunciar a respeito das denúncias...

O SR. PRESIDENTE (Ronaldo Cunha Lima) - Senador José Serra, lamento interrompê-lo, mas o faço regimentalmente e, para permitir que V. Exª faça seu pronunciamento, prorrogo a sessão por mais cinco minutos.

O SR. JOSÉ SERRA - Obrigado, Sr. Presidente.

Eu soube, naquele momento, da renúncia do Deputado Almino Affonso à relatoria da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados que tratava do relatório da Comissão de Sindicância destinada a apurar as denúncias de compra e venda de votos por ocasião da votação da emenda da reeleição.

Sr. Presidente, independentemente de minha análise a respeito dessas denúncias e dos pontos de vista diferentes com relação ao que o Deputado sustenta a respeito da necessidade da convocação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, quero registrar que me equivoquei naquele momento a respeito da interpretação que dei sobre as motivações que atribuí ao Deputado Almino Affonso para sua renúncia. Conheço a integridade pessoal de Almino Affonso e seu espírito público há várias décadas. Tomei também conhecimento das razões que expôs para essa renúncia. Não tenho motivo para duvidar delas, embora não coincida com o Deputado na análise das questões que envolveram essas denúncias de compra e venda de votos, suas implicações e a necessidade de uma Comissão Parlamentar de Inquérito.

Estou absolutamente convencido de que, independentemente dessas diferenças, o Deputado Almino Affonso, na sua decisão, obedeceu às suas convicções pessoais e aos critérios do interesse público que tem norteado, há tanto tempo, sua presença na política em nosso País. Foi uma decisão que obedeceu dentro de suas convicções e ao que entende como interesse público, respeitável. Quero deixar isso estabelecido de maneira muito clara.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/06/1997 - Página 10865