Pronunciamento de Romero Jucá em 09/06/1997
Discurso no Senado Federal
ANUNCIANDO A APRESENTAÇÃO DE REQUERIMENTO SOLICITANDO INFORMAÇÕES AOS MINISTROS DO EXERCITO E DAS RELAÇÕES EXTERIORES ACERCA DE MATERIA PUBLICADA NA REVISTA ISTOE DESTA SEMANA, NA COLUNA DIPLOMACIA, SOB O TITULO SELVA VERDE-OLIVA, NOTICIANDO TREINAMENTO DE TROPA ESPECIAL DO EXERCITO NORTE-AMERICANO, ESPECIALIZADA EM AÇÕES NA FLORESTA, A PRETEXTO DE PRESERVAR O MEIO AMBIENTE NA REGIÃO AMAZONICA.
- Autor
- Romero Jucá (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
- Nome completo: Romero Jucá Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA EXTERNA.:
- ANUNCIANDO A APRESENTAÇÃO DE REQUERIMENTO SOLICITANDO INFORMAÇÕES AOS MINISTROS DO EXERCITO E DAS RELAÇÕES EXTERIORES ACERCA DE MATERIA PUBLICADA NA REVISTA ISTOE DESTA SEMANA, NA COLUNA DIPLOMACIA, SOB O TITULO SELVA VERDE-OLIVA, NOTICIANDO TREINAMENTO DE TROPA ESPECIAL DO EXERCITO NORTE-AMERICANO, ESPECIALIZADA EM AÇÕES NA FLORESTA, A PRETEXTO DE PRESERVAR O MEIO AMBIENTE NA REGIÃO AMAZONICA.
- Publicação
- Publicação no DSF de 10/06/1997 - Página 11119
- Assunto
- Outros > POLITICA EXTERNA.
- Indexação
-
- COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, ISTOE, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), TREINAMENTO, TROPA, EXERCITO, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), ATUAÇÃO, FLORESTA AMAZONICA.
- APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES, MINISTERIO DO EXERCITO (ME), ITAMARATI (MRE), ESCLARECIMENTOS, POSIÇÃO, EXERCITO, BRASIL, POLITICA EXTERNA, INTERFERENCIA, PAIS ESTRANGEIRO, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE, FLORESTA AMAZONICA.
- REPUDIO, IMPROPRIEDADE, INTERFERENCIA, PAIS ESTRANGEIRO, OFENSA, SOBERANIA NACIONAL.
O SR. ROMERO JUCÁ (PFL-RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, tomamos conhecimento, nesse final de semana, da matéria publicada na revista IstoÉ, sob o título "Selva verde-oliva", que relata que o governo dos Estados Unidos estaria preparando e treinando uma tropa especializada em combate em florestas, no sentido de proteger e atuar na selva amazônica.
De acordo com a matéria, na quarta-feira, 4 de junho, a tenente da Marinha americana, Jane Campbell, porta-voz do Comando Sul dos Estados Unidos, sediado no Panamá, anunciou que os Estados Unidos já têm pronta uma força de elite para "guardar a floresta amazônica", denominada Grupo Verde.
O brigadeiro Sérgio Xavier Ferolla, Ministro do Superior Tribunal Militar, declarou à revista que "a Amazônia, como território brasileiro, tem que ser devidamente respeitada por estrangeiros". E o embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima declarou que "o Brasil continua com sua posição de que não necessita de tutela na preservação de seu território".
Sr. Presidente, estamos encaminhando à Mesa um requerimento de informações ao Ministério do Exército e também ao Ministério das Relações Exteriores, para saber, em primeiro lugar, se o Governo brasileiro tem conhecimento dessa tropa que está sendo formada pelo exército americano para proteger a Amazônia; em segundo lugar, para saber se militares brasileiros conversaram e atuaram em conjunto para a formação dessa tropa; e, em terceiro lugar, qual a posição do Governo brasileiro, do Itamaraty, sobre a matéria que se tornou pública com as declarações da tenente da Marinha americana.
Queremos registrar, Sr. Presidente, que a Amazônia tem sido palco de muitas declarações, de muitas movimentações, de entidades organizadas, de governos estrangeiros. É importante que o Governo brasileiro tome uma posição no sentido de pelo menos repudiar qualquer intenção de qualquer governo de atuar na preservação da Amazônia em território brasileiro.
A Amazônia brasileira é brasileira. O Governo brasileiro, especialmente o povo da Amazônia, tem condições de resguardar os interesses e a condição ambiental da Amazônia brasileira; portanto, essa intenção do Governo americano é no mínimo descabida no tocante à implementação dessa tropa.
Gostaria de registrar a minha preocupação quanto a essa matéria e espero que o Governo brasileiro tome as medidas necessárias no sentido de rechaçar iniciativas como essa.
Eu gostaria também, Sr. Presidente, que constasse do meu pronunciamento a matéria publicada na revista IstoÉ desta semana, que tem como título "Selva verde-oliva". Muito obrigado.