Pronunciamento de Ramez Tebet em 16/06/1997
Discurso no Senado Federal
CONGRATULANDO-SE COM O MATO GROSSO DO SUL E COM A DIREÇÃO DA TV MORENA, FILIADA A REDE GLOBO, TENDO EM VISTA A INTERLIGAÇÃO DA RETRANSMISSÃO ENTRE OS SETENTA E SETE MUNICIPIOS DAQUELE ESTADO, MEDIDA ESTA QUE PROMOVERA O SEU INTERCAMBIO CULTURAL, ECONOMICO, POLITICO E SOCIAL.
- Autor
- Ramez Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
- Nome completo: Ramez Tebet
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
TELECOMUNICAÇÃO.:
- CONGRATULANDO-SE COM O MATO GROSSO DO SUL E COM A DIREÇÃO DA TV MORENA, FILIADA A REDE GLOBO, TENDO EM VISTA A INTERLIGAÇÃO DA RETRANSMISSÃO ENTRE OS SETENTA E SETE MUNICIPIOS DAQUELE ESTADO, MEDIDA ESTA QUE PROMOVERA O SEU INTERCAMBIO CULTURAL, ECONOMICO, POLITICO E SOCIAL.
- Publicação
- Publicação no DSF de 17/06/1997 - Página 11706
- Assunto
- Outros > TELECOMUNICAÇÃO.
- Indexação
-
- SAUDAÇÃO, DIREÇÃO, EMISSORA, TELEVISÃO, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), FILIAÇÃO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), LIGAÇÃO, RETRANSMISSÃO, MUNICIPIOS, REGIÃO CENTRO OESTE, PROMOÇÃO, INTERCAMBIO CULTURAL, INTERCAMBIO, NATUREZA SOCIAL, NATUREZA POLITICA, NATUREZA ECONOMICA, SOCIEDADE, REGIÃO.
O SR. RAMEZ TEBET (PMDB-MS. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, acabo de regressar de meu Estado. Tudo que diz respeito a esse Estado, é claro, cumpre registrar e repercutir aqui no Senado da República, que tem a representação de todas as Unidades da Federação brasileira. É muito bom, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quando se registra notícia auspiciosa.
Por incrível que pareça, o meu Mato Grosso do Sul, com uma área de pouco mais de 350 mil quilômetros quadrados, até a semana passada, se ligava muito mais ao Estado de São Paulo do que ao próprio Estado, composto de 77 Municípios. Imaginem, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, que Mato Grosso do Sul não tinha um intercâmbio econômico, cultural, social e político entre seus Municípios. Um fato acontecido, por exemplo, na nossa Capital, por intermédio dos meios de comunicação - e quero referir-me aqui especialmente à televisão -, não chegava aos 77 Municípios do Estado de Mato Grosso.
A cidade onde nasci completou ontem o seu 82º aniversário de emancipação político-administrativa e faz parte do denominado bolsão sul-mato-grossense. Essa região, onde fica a minha cidade, é muito mais ligada ao Estado de São Paulo do que ao próprio Estado de Mato Grosso. As notícias que lá chegam vêm de outras Unidades da Federação.
Mas agora, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, graças à Rede TV Morena, emissora de televisão filiada à Rede Globo, a partir da semana passada, os 77 Municípios sul-mato-grossenses estão perfeitamente interligados cultural, social, política e economicamente. Vamos, com as notícias da Capital, chegar a todos os Municípios sul-mato-grossenses.
Faço o registro nos Anais do Senado nesta oportunidade, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, dado o esforço da TV Morena, dos seus proprietários, da família Zahran, rendendo aqui os agradecimentos de todos os Municípios sul-mato-grossenses, representados pelos Prefeitos que, na quinta-feira passada, se locomoveram para Campo Grande para assistir ao lançamento e ao ato de inauguração que, positivamente, faz chegar as emissoras daquela rede de televisão a todos os seus Municípios. Foi um ato muito importante para os 77 Municípios sul-mato-grossenses a chegada de imagens e som da Rede TV Morena, ligada à Rede Globo. Cumprimento a família Zahran.
Lembro-me bem, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quando Deputado Estadual, lá chegando em 1979, o quanto lutamos e ainda hoje trabalhamos pelo nosso Estado para promover a perfeita integração entre as diversas regiões do Estado de Mato Grosso do Sul. Essa integração, essa luta, depois de longos anos, efetivamente se concretize. Quero estender também os cumprimentos ao Diretor-Geral da TV Morena, Paulo Siqueira, que não mediu esforços para, numa associação entre a TV Morena e as comunidades sul-mato-grossenses, fazer com que esse acontecimento se tornasse uma realidade e pudesse o Estado do Mato Grosso do Sul, através da imagem da televisão, integrar-se cada vez mais entre nós e o nosso Estado e, a partir daí, integrar-se com as outras Unidades da Federação brasileira.
Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, rapidamente trago ao conhecimento do Senado da República esse fato de transcendental importância na vida econômica, na vida cultural, social e política do Estado do Mato Grosso do Sul. Parabéns, portanto, a todo o Estado do Mato Grosso, parabéns a TV Morena nas pessoas de Ueze Zahran, de Jorge Zahran e de toda a sua família. Parabéns ao Diretor-Geral Paulo Siqueira, parabéns a Mato Grosso do Sul.
Muito obrigado. Sr. Presidente.