Discurso no Senado Federal

COMEMORAÇÃO, NO ULTIMO DIA 15 DO CORRENTE, DOS 50 ANOS DE EXISTENCIA DA COOPERATIVA DE SUINOCULTORES DE ENCANTADO - RS.

Autor
Pedro Simon (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RS)
Nome completo: Pedro Jorge Simon
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • COMEMORAÇÃO, NO ULTIMO DIA 15 DO CORRENTE, DOS 50 ANOS DE EXISTENCIA DA COOPERATIVA DE SUINOCULTORES DE ENCANTADO - RS.
Publicação
Publicação no DSF de 18/06/1997 - Página 11789
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, COOPERATIVA, SUINOCULTURA, MUNICIPIO, ENCANTADO (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS).

O SR. PEDRO SIMON (PMDB-RS. Pronuncia o seguinte discurso) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho, hoje, à presença de Vossas Excelências para registrar um fato importante na história da cidade de Encantado, Estado do Rio Grande Sul. Uma efeméride rara se registrou, no último domingo, dia 15 do corrente: a Cooperativa de Suinocultores de Encantado comemorou, nesse dia, 50 anos de existência.

Fundada no dia 15 de junho de 1947, essa instituição, uma das mais importantes daquela cidade, comemorou meio século de existência, fato pouco comum para qualquer entidade, neste País, onde a sobrevivência de um empreendimento, por meio século, é fato excepcional e digno, por si só, de amplas comemorações. Nesse dia, a sociedade de Encantado comemorou o fato com a realização da Suinofest e de uma exposição agro-industrial que alcançou grande sucesso.

Há exatos 50 anos, 387 suinocultores se juntavam no esforço comum de livrar-se da expoliação de intermediários que aviltavam os preços pagos aos produtores, ao mesmo tempo que cobravam preços exorbitantes aos consumidores. Assim nasceu a Cooperativa de Suinocultores de Encantado.

A iniciativa, logo se cobriu de amplo sucesso. Como testemunho do rápido progresso alcançado, em pouco tempo, implantou-se um frigorífico destinado ao abate, industrialização e comercialização de produtos de origem suína. Vitoriosa essa fase, ampliou-se o seu propósito inicial, com a agregação dos produtores de leite do Município. Com a popularização da produção e consumo da soja, logo, os produtores dessa importante leguminosa associaram-se à Cooperativa, que passou à sua industrialização, com a extração do óleo e do farelo de soja e a produção de ração animal.

A Cooperativa encontra-se em fase de reestruturação visando atender à ampliação de seu mercado e do número de associados. Hoje, ela já detém o título de maior exportador de cortes suínos para o Mercosul e para países asiáticos. O número atual de associados monta a 3.650 e tende a crescer, diante do sucesso alcançado pela instituição.

Tal fato me deixa particularmente satisfeito, uma vez que razões de ordem sentimental me ligam a Encantado, que é a terra natal de minha primeira esposa. Ao cumprimentar o povo de Encantado pelo sucesso de sua Cooperativa, faço votos de que a mesma progrida sempre mais e alcance os 100 anos de existência servindo aos produtores e ao povo daquele Município e vizinhanças.

Finalmente, cumpre-me agradecer ao Sr. Delano Ricardo Bertoldi, funcionário da Cooperativa dos Suinocultores de Encantado, que teve a gentileza de entrar em contato com meu Gabinete para lembrar a efeméride e sugerir o seu registro nos Anais desta Casa.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/06/1997 - Página 11789