Discurso no Senado Federal

DESMENTINDO MATERIA PUBLICADA NO JORNAL DO BRASIL, DE HOJE, ACERCA DE SUA CANDIDATURA COMO VICE DO SR. PAULO MALUF, A CONVITE DO PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.

Autor
Romeu Tuma (PFL - Partido da Frente Liberal/SP)
Nome completo: Romeu Tuma
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • DESMENTINDO MATERIA PUBLICADA NO JORNAL DO BRASIL, DE HOJE, ACERCA DE SUA CANDIDATURA COMO VICE DO SR. PAULO MALUF, A CONVITE DO PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.
Publicação
Publicação no DSF de 19/06/1997 - Página 11839
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, INEXATIDÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, POSSIBILIDADE, CANDIDATURA, ORADOR, VICE-GOVERNADOR, CANDIDATO, PAULO MALUF, POLITICO, PARTICIPAÇÃO, ELEIÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

O SR. ROMEU TUMA (PFL-SP. Como Líder, para uma comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, graças à concessão do Líder Edison Lobão, eu queria fazer uma comunicação à Casa, em razão de uma matéria estampada hoje, como manchete, no Jornal do Brasil.

Ontem, graças à benevolência do Presidente Fernando Henrique Cardoso, obtive uma audiência para conversarmos um pouco sobre alguns fatos para os quais precisávamos do apoio do Banco Central para continuar, após o encerramento da CPI.

O Sr. Pedro Simon - V. Exª teve audiência com quem, Senador Romeu Tuma?

O SR. ROMEU TUMA - Com o Presidente Fernando Henrique Cardoso.

Relatei esse fato e tomei a liberdade, por ser e por considerá-lo amigo, de relatar o que estava acontecendo com o PFL em São Paulo, em razão da provável candidatura própria do Partido.

Hoje, para surpresa minha, jornalistas de outros órgãos de comunicação me procuraram para perguntar-me se eu seria vice do Dr. Paulo Maluf. Eu disse: "Não, não há nada nesse sentido". E insistiram, dizendo que o Jornal do Brasil estampa que o Presidente Fernando Henrique Cardoso teria pedido isso a mim.

Eu queria deixar claro que nem comentários a esse respeito houve na minha conversa com o Presidente Fernando Henrique, que aconteceu em razão do meu pedido de audiência e não de convite que Sua Excelência me teria feito para tomar um café e fazer esse pedido.

Quero deixar isso claro. Já falei com a redação do jornal, dei os esclarecimentos necessários, estou documentando o fato e enviando um fax desmentindo a versão que foi apresentada.

Não discuto o mérito, Senador Esperidião Amin, apenas quero deixar claro, em respeito ao jornal, em respeito à minha pessoa, ao meu Partido e, principalmente, ao Presidente Fernando Henrique Cardoso, a quem admiro, de quem sou correligionário, o que aconteceu.

Tenho votado a favor das reformas que Sua Excelência tem apresentado a esta Casa por consciência pessoal. Portanto, eu gostaria que ficasse claro esse fato e não houvesse nenhuma especulação que colocasse o Presidente em situação desagradável perante o seu próprio Partido.

O Sr. Pedro Simon - A informação que tenho é que o Presidente Fernando Henrique Cardoso quer três palanques: um, de V. Exª, está assegurado também. São três os palanques em São Paulo: o do Covas, o do Maluf e o de V. Exª.

O SR. ROMEU TUMA - O que fica claro é que o Presidente terá o seu palanque e convida para dele fazer parte quem quiser. Estará aberto para isso.

O Sr. Pedro Simon - O Covas disse que vai para o palanque do Presidente mesmo se não for convidado.

O SR. ROMEU TUMA - Para o do Presidente todos nós vamos. Agora, Sua Excelência vai escolher se deve ou não ir ao palanque de alguém. Mas eu acho que o Partido de S. Exª tem que ser respeitado também.

O Sr. Pedro Simon - Eu acho que sim.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/06/1997 - Página 11839