Discurso no Senado Federal

INICIO DA CONSTRUÇÃO, DE FORMA DEFINITIVA, DA RODOVIA BR-163, CUIABA-SANTAREM, COM PRESENÇA DO MINISTRO ELISEU PADILHA, DOS GOVERNADORES DANTE DE OLIVEIRA E ALMIR GABRIEL, DOS SENADORES JADER BARBALHO, COUTINHO JORGE E DE S.EXA, E DE VARIOS DEPUTADOS FEDERAIS E ESTADUAIS, PREFEITOS E VEREADORES.

Autor
Carlos Bezerra (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MT)
Nome completo: Carlos Gomes Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • INICIO DA CONSTRUÇÃO, DE FORMA DEFINITIVA, DA RODOVIA BR-163, CUIABA-SANTAREM, COM PRESENÇA DO MINISTRO ELISEU PADILHA, DOS GOVERNADORES DANTE DE OLIVEIRA E ALMIR GABRIEL, DOS SENADORES JADER BARBALHO, COUTINHO JORGE E DE S.EXA, E DE VARIOS DEPUTADOS FEDERAIS E ESTADUAIS, PREFEITOS E VEREADORES.
Publicação
Publicação no DSF de 20/06/1997 - Página 11978
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, LANÇAMENTO, CONSTRUÇÃO, RODOVIA, LIGAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), MUNICIPIO, SANTAREM (PA), PARTICIPAÇÃO, SOLENIDADE, INAUGURAÇÃO, ELISEU PADILHA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), DANTE DE OLIVEIRA, ALMIR GABRIEL, GOVERNADOR, ESTADO DO PARA (PA), ORADOR, JADER BARBALHO, COUTINHO JORGE, SENADOR, DEPUTADO FEDERAL, DEPUTADO ESTADUAL, PREFEITO, VEREADOR.

O SR. CARLOS BEZERRA (PMDB-MT. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ontem, para o Pará, para o Mato Grosso e para a Amazônia foi um dia histórico.

Na companhia do Ministro Eliseu Padilha, do Governador de Mato Grosso, Dante de Oliveira e do Governador do Pará, Almir Gabriel, do Senador Jader Barbalho, nosso Líder no Senado, do Senador Coutinho Jorge, de vários Deputados Federais e Estaduais, Prefeitos, Vereadores e do povo, foi lançada, de forma definitiva, a construção da BR-163, da famosa estrada Cuiabá-Santarém, que constitui uma luta de mais de 20 anos dos nossos Estados - Mato Grosso e Pará - e que, para o orçamento deste ano, não veio nenhum centavo de recurso.

Nós, aqui, na Comissão de Orçamento, usando uma emenda regional, liderada pelo Deputado José Priante, do Pará, colocamos R$33.800 milhões para a construção dessa estrada. A partir daí, o Presidente da República determinou que se colocasse essa estrada no Plano Brasil em Ação. E, ontem, o Ministro garantiu, até o final do ano que vem, a construção de um trecho até Rurópolis, no Pará, de mais de 200 Km, e a construção de todo o trecho de mais de 100 Km que falta em Mato Grosso.

Quero dizer que este é um fato auspicioso para o Brasil todo. Essa estrada pode ser comparada à Belém-Brasília, construída por Juscelino e Bernardo Sayão. Foi a última grande estrada do Brasil, com um efeito altamente positivo em toda a região de Goiás, do Tocantins, do Pará; efeitos de desenvolvimento incalculável. O Senador Jader Barbalho, num discurso ontem em Santarém, dizia com muita felicidade que aquilo não representava apenas a construção de uma estrada, mas, sim, constituía um projeto de desenvolvimento para aquela região. Porque essa estrada, além da Hidrovia Teles Pires-Tapajós, que vai ser viabilizada brevemente, fará a integração do Amazonas ao Pará e a Mato Grosso.

E somente no trecho do Pará poderíamos resolver todo o problema de assentamento no Brasil para a reforma agrária. Porque aquela área é um vazio, é uma área totalmente desocupada e que tem muitas terras de boa qualidade e boa fertilidade. E há ali próximo o Porto de Santarém, que é o melhor porto de água doce do Brasil. Para os agricultores de Mato Grosso isso representa uma economia de, pelo menos, R$2,00 por saca de soja. É que os produtores vão ganhar com a implantação dessa estrada.

Além da construção do asfalto que foi lançada ontem, é idéia do Ministério fazer um processo de recuperação nos trechos mais críticos da estrada para viabilizar até o ano que vem a comunicação, o ano todo, entre Cuiabá e Santarém. Viabilizar o ano que vem a trafegabilidade nessa estrada. Nós, hoje, no Mato Grosso, levamos a nossa produção para Paranaguá. É um absurdo! Estradas congestionadas, distâncias enormes, longas, porto congestionado. Existem regiões que nem se consegue caminhão para o transporte, dado o estado precário das nossas estradas e da distância.

Com a viabilização da Cuiabá-Santarém, vastas regiões do Estado, hoje inviabilizadas, vão se viabilizar para a produção. Aquelas que hoje estão produzindo em situação precária, ficarão em situação de privilégio, deixarão de ser o fim de linha no Brasil para ser o começo de linha; vão ficar numa esplêndida posição. Com isso, Mato Grosso deverá aumentar muito a sua produção agrícola.

Mato Grosso está viabilizando não só a Cuiabá-Santarém como a Hidrovia Teles Pires-Tapajós, a Hidrovia Madeira-Amazonas, a Hidrovia Araguaia-Tocantins e a Hidrovia do rio Paraguai, com a ferrovia que também vai chegar a Cuiabá dentro de pouco tempo, que é a Ferronorte, que está em construção. A principal obra da Ferronorte deverá estar pronta até o ano que vem, que é a ponte sobre o rio Paraná, na divisa de São Paulo com Mato Grosso do Sul.

Portanto, é com imensa alegria que registro este fato, é o retorno do Brasil ao desenvolvimento. Está de parabéns o Governo Fernando Henrique Cardoso por essa iniciativa. O Brasil, que precisa gerar dois milhões de empregos por ano, que é um país que não pode ficar parado, tem que se desenvolver, precisa de obras dessa natureza para garantir o seu futuro, para garantir o futuro das novas gerações.

E essa estrada, que volto a enfatizar, repetindo as palavras do nosso Líder, não é apenas uma estrada, é um projeto de desenvolvimento; tenho certeza que dentro de pouco tempo vai gerar milhares e milhares de empregos no Mato Grosso, no Pará, e será novamente uma nova fronteira agrícola e agroindustrial para o País.

Portanto, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, registrando este fato, parabenizo a todos da Bancada do Estado do Pará, que muito lutou por essa obra, da Bancada do Estado de Mato Grosso, principalmente nosso Líder Senador Jader Barbalho e o Senador Coutinho Jorge, que na Comissão de Orçamento, como Vice-Presidente, ajudou muito na articulação de recursos para essa obra. Estamos todos de parabéns. Esperamos que essa estrada seja concluída o mais breve possível, para o bem do Mato Grosso, do Pará e do Brasil.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/06/1997 - Página 11978