Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SR. JOÃO CLAUDINO SOBRINHO, OCORRIDO EM CAJAZEIRAS-PB.

Autor
Freitas Neto (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Antonio de Almendra Freitas Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SR. JOÃO CLAUDINO SOBRINHO, OCORRIDO EM CAJAZEIRAS-PB.
Publicação
Publicação no DSF de 20/06/1997 - Página 12000
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOÃO CLAUDINO SOBRINHO, EMPRESARIO, ESTADO DA PARAIBA (PB).

O SR. FREITAS NETO (PFL-PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, faleceu no último domingo, dia 15 de junho, em Cajazeiras, na Paraíba, o Sr. João Claudino Sobrinho. Seu nome, o nome de sua família, é hoje também o nome de um dos mais importantes grupos econômicos do Nordeste brasileiro.

Nascido a 25 de julho de 1899, em Uiraúna, então um povoado chamado Belém, o Sr. Joca Claudino, como era conhecido, trabalhou desde muito jovem na fazenda de seus pais Antonio Claudino e Maria da Conceição.

Premido pelas dificuldades na vida do campo, dura àquela época como o é agora, mudou-se para a cidade de Luís Gomes, no Rio Grande do Norte, com a esposa Francisca Fernandes e os quatro primeiro filhos. Lá iniciou vida nova, adquirindo uma mercearia e estabelecendo-se como pequeno comerciante. Seis anos depois, transferiu-se para a cidade paraibana de Cajazeiras, onde prosseguiu nos negócios. Foi em Cajazeiras, onde viveria por mais de 60 anos, que criou e educou seus dezesseis filhos. Hoje, a eles somam-se 63 netos e 70 bisnetos.

A vinculação maior da família Claudino com o Piauí iniciou-se em 1968. Seus filhos João e Valdecy instalaram nesse ano, em Teresina, uma loja de departamentos, o Armazém Paraíba. Essa escolha, que muito honra o Piauí, teve a origem na localização estratégica de sua capital, verdadeiro coração das regiões Norte e Nordeste, onde pretendiam expandir seus negócios. Conseguiram alcançar essa meta. O Grupo Claudino hoje se espraia inclusive por outras áreas do País, permanecendo como um referencial para o Nordeste.

Trabalhadores dedicados e empresários inspirados, os irmãos Claudino prosperaram em seu negócio, criando uma fórmula de sucesso que inclui arrojo e criatividade. O grupo cresceu, sendo hoje formado por treze empresas sólidas que proporcionam mais de 12 mil empregos diretos. O grupo tem hoje atuação destacada em diversos setores da vida econômica nacional.

Exemplo dela é a Claudino S.A. Lojas de Departamentos, O Paraíba, que conta com mais de 100 pontos de venda, não só no Piauí, mas também no Maranhão, Pará, Tocantins, Ceará, Bahia e São Paulo. Atinge mais de 300 cidades brasileiras com um ágil sistema de venda domiciliar.

Fazem parte do grupo também a indústria de roupas Guadalajara, fabricante da marca Onix Jeans, que produz 4 milhões de peças por ano e as exporta para os Estados Unidos e para os países do Mercosul; a Socimol, indústria de colchões, móveis e estofados, equipada com moderna tecnologia européia; a indústria têxtil Metidieri, que produz um dos melhores linhos do País na sua fábrica instalada em São Paulo; os shopping centers Teresina, na capital piauiense, e Colonial, em São Luís; a construtora Sucesso, com importantes obras de construção civil e rodoviária em diversos Estados, hoje iniciando as obras do São Luís Shopping, também no Maranhão.

Completam o grupo o Rápido London, transportadora de carga, a moderníssima gráfica e editora Halley, o frigorífico Frigotil, a companhia de equipamentos rodoviários Colon, a Sucesso Publicidade, e, ainda, a Houston do Nordeste, importante montadora de fogões, bicicletas e eletrodomésticos, que comercializa marcas exclusivas e parte agora para novas iniciativas na área.

Todo esse importante complexo econômico, fruto do empenho, da audácia e da competência dos irmãos João e Valdecy, tem suas raízes no trabalho árduo do Sr. Joca Claudino, a quem presto minhas homenagens, em meu próprio nome e no do Estado que represento, que, para nosso orgulho, conta com a sede do Grupo Claudino.

Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, era este o registro que gostaria de fazer neste instante, tendo em vista o exemplo de vida que o Sr. Joca Claudino deixou e o trabalho de seus filhos, que transformaram os seus negócios num verdadeiro conglomerado econômico, com sede na capital do Estado do Piauí e atuação em vários Estados do Nordeste, inclusive no Sudeste do País, no Estado de São Paulo.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/06/1997 - Página 12000