Discurso no Senado Federal

REIVINDICAÇÕES DAS LIDERANÇAS DOS PRODUTORES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, EM VIRTUDE DOS PREJUIZOS SOFRIDOS COM A SECA QUE ATINGIU AQUELE ESTADO NO INICIO DO ANO.

Autor
Pedro Simon (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RS)
Nome completo: Pedro Jorge Simon
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
AGRICULTURA.:
  • REIVINDICAÇÕES DAS LIDERANÇAS DOS PRODUTORES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, EM VIRTUDE DOS PREJUIZOS SOFRIDOS COM A SECA QUE ATINGIU AQUELE ESTADO NO INICIO DO ANO.
Publicação
Publicação no DSF de 20/06/1997 - Página 12019
Assunto
Outros > AGRICULTURA.
Indexação
  • ENCAMINHAMENTO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO (MPO), MINISTERIO DA AGRICULTURA (MAGR), CORRESPONDENCIA, REIVINDICAÇÃO, LIDERANÇA, PRODUTOR RURAL, SOJA, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), AUTORIZAÇÃO, PRORROGAÇÃO, PRAZO, PAGAMENTO, SEGURO AGRARIO, COTA PARTE, REAVALIAÇÃO, CRONOGRAMA, AMORTIZAÇÃO, FINANCIAMENTO, OBTENÇÃO, CONCESSÃO, AGENCIA ESPECIAL DE FINANCIAMENTO INDUSTRIAL (FINAME), BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL (BNDES), MOTIVO, PREJUIZO, SECA, REGIÃO SUL.

O SR. PEDRO SIMON (PMDB-RS. Pronuncia o seguinte discurso) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a seca que atingiu o Estado do Rio Grande do Sul, nos primeiros meses deste ano, deixou prejuízos de graves proporções. O encerramento da safra gaúcha de soja revela perdas da ordem de 1,123 milhão de toneladas, numa área plantada de 2,9 milhões de hectares.

A demorada estiagem, que atingiu a leguminosa durante o período de enchimento dos grãos (mês de março), prolongou-se durante todo o mês de abril e parte de maio deste ano, afetando, especialmente, os cultivares de soja dos ciclos médio e tardio.

Tal ocorrência veio agravar a já aflitiva situação dos produtores de soja, atingidos que haviam sido por estiagem semelhante, durante a safra do ano passado. Com efeito, a safra anterior alcançou 4,3 milhões de toneladas, como rendimento de apenas 1.565 kg/ha. Como parâmetro para comparação basta assinalar que as safras 1991/92 e 1994/95, com uma área plantada de 3,06 milhões de toneladas, com média de 1.895kg/ha.

Evidentemente, não foi somente a safra de soja atingida pela seca. A cultura do milho, com perdas superiores a 12%, indica outro dos itens de perda. Além disso, um Estado onde a pecuária contribui com importante parcela da produção de origem agrícola, as pastagens ressequidas deram origem a enormes quebras na produção de leite e carne.

Este, Srªs e Srs. Senadores, um resumo do quadro descrito pelas seguintes lideranças dos produtores do Estado do Rio Grande do Sul: Sr. Enio Ernesto Cocco, Presidente da Cooperativa Tritícola de Santa Bárbara do Sul - CONTRISABAL; Sr. Valter Vontobel, Presidente da Cooperativa Tritícola Sarandi Ltda; Sr. Darci Roque Tubiana, Presidente da Cooperativa Tucurunduva Ltda; o Sr. Gilberto Antônio Piccinini, Presidente da Cooperativa dos Suinocultores de Encantado Ltda., e dirigentes da Cooperativa Agropecuária Mista Assisense, de São Francisco do Sul-RS.

Com base no exposto, o que reivindicam é, resumidamente, o seguinte:

a) que seja autorizada a prorrogação para pagamento após a última parcela das prestações vincendas dos financiamentos de quotas-partes e securitização;

b) que seja reavaliado cronograma de amortizações dos financiamentos concedidos para investimentos via FINAME-BNDES.

Deste modo, Sr. Presidente, estou encaminhando, nesta data, aos Srs. Ministros da Agricultura e Abastecimento e do Planejamento, correspondência solicitando que examinem esses pedidos com a necessária atenção às dificuldades impostas, pelas intempéries, às atividades agrícolas, que a elas continuam sujeitas, apesar de toda a evolução tecnológica do mundo atual.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/06/1997 - Página 12019