Discurso no Senado Federal

INCOERENCIA DE ORGÃOS DA IMPRENSA, QUE NÃO APURAM OS FATOS E ATRIBUEM A AUSENCIA DE SENADORES NA CASA A FESTAS JUNINAS, DANDO MOTIVO A CONVOCAÇÃO EXTRAORDINARIA DO CONGRESSO EM JULHO. POSSE, NESTA TARDE, DOS MINISTROS AMERICO LUZ, ANTONIO PADUA RIBEIRO E FONTES DE ALENCAR, NA PRESIDENCIA, VICE-PRESIDENCIA E CORREGEDORIA-GERAL, RESPECTIVAMENTE, DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA.

Autor
Bernardo Cabral (PFL - Partido da Frente Liberal/AM)
Nome completo: José Bernardo Cabral
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IMPRENSA. JUDICIARIO.:
  • INCOERENCIA DE ORGÃOS DA IMPRENSA, QUE NÃO APURAM OS FATOS E ATRIBUEM A AUSENCIA DE SENADORES NA CASA A FESTAS JUNINAS, DANDO MOTIVO A CONVOCAÇÃO EXTRAORDINARIA DO CONGRESSO EM JULHO. POSSE, NESTA TARDE, DOS MINISTROS AMERICO LUZ, ANTONIO PADUA RIBEIRO E FONTES DE ALENCAR, NA PRESIDENCIA, VICE-PRESIDENCIA E CORREGEDORIA-GERAL, RESPECTIVAMENTE, DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA.
Publicação
Publicação no DSF de 24/06/1997 - Página 12305
Assunto
Outros > IMPRENSA. JUDICIARIO.
Indexação
  • CRITICA, IMPRENSA, ACUSAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, CONVOCAÇÃO EXTRAORDINARIA, MOTIVO, AUSENCIA, SENADOR, PARTICIPAÇÃO, FESTA, TRADIÇÃO, REGIÃO NORDESTE.
  • REGISTRO, POSSE, PRESIDENTE, VICE-PRESIDENTE, CORREGEDOR GERAL, SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (STJ), ELOGIO, GESTÃO, EX PRESIDENTE.

O SR. BERNARDO CABRAL (PFL-AM. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje teria muito prazer em participar desta sessão que, apesar de não ser deliberativa, demonstra que nem todos os Senadores se ausentaram de Brasília, como, maldosamente, alguns órgãos da Imprensa registraram. O que é mais grave é que esse comentário é feito, menos em função de nós, Senadores do Norte, do que daqueles do Nordeste, que teriam de se ausentar para participar das festas juninas, dando motivo a que se convocasse extraordinariamente o Congresso no mês de julho.

Sr. Presidente, se V. Exª é um representante do Nordeste e preside esta sessão, como é que essa convocação extraordinária seria feita em julho por culpa dos Senadores nordestinos em viagem? É claro que há uma incoerência enorme de quem não apura devidamente os fatos.

Gostaria de ficar para participar desta sessão, mas há um acontecimento que me impede. Como Relator da Assembléia Nacional Constituinte, fui um dos que contribuíram para a criação do Superior Tribunal de Justiça, consolidado no art. 104 da Constituição Federal. Hoje, às 15 horas, portanto daqui a pouco, tomarão posse os novos dirigentes do STJ: na Presidência, o Ministro Américo Luz - cassado, perseguido; no Rio de Janeiro, advoguei muito com o então juiz Américo Luz, que era o titular da Vara Federal -; na vice-Presidência, o Ministro Antônio de Pádua Ribeiro, que fez comigo uma amizade tão sólida que hoje extravasa para os laços de amizade familiar; na Corregedoria-Geral, o Ministro Fontes de Alencar, irmão de um velho amigo meu, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Dr. Jessé Fontes de Alencar.

É esse trio, Sr. Presidente, que vai conduzir no próximo biênio, portanto, às vésperas do ano 2000, os destinos da nossa Corte de cassação, integrada por Ministro da melhor categoria.

Ao comunicar a V. Exª que terei de me ausentar, não quero deixar de registrar que o Ministro Bueno de Souza sai da Presidência, após uma atuação coroada de êxito. Por certo, assim também será a administração dos três Ministros que a partir de hoje irão comandar o STJ.

Faço o registro para que conste da Ata dos nossos trabalhos e para pedir permissão a V. Exª para me ausentar do recinto.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/06/1997 - Página 12305