Discurso no Senado Federal

TRAZENDO AO CONHECIMENTO DO SENADO REUNIÃO A SER REALIZADA PELA BANCADA DO PMDB NESTA CASA, PARA EXAMINAR OS ACONTECIMENTOS NO ESTADO DE SANTA CATARINA, RELATIVAMENTE AO PROCESSO DE IMPEACHMENT DO GOVERNADOR E VICE-GOVERNADOR DAQUELE ESTADO.

Autor
Jader Barbalho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PA)
Nome completo: Jader Fontenelle Barbalho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), GOVERNO ESTADUAL.:
  • TRAZENDO AO CONHECIMENTO DO SENADO REUNIÃO A SER REALIZADA PELA BANCADA DO PMDB NESTA CASA, PARA EXAMINAR OS ACONTECIMENTOS NO ESTADO DE SANTA CATARINA, RELATIVAMENTE AO PROCESSO DE IMPEACHMENT DO GOVERNADOR E VICE-GOVERNADOR DAQUELE ESTADO.
Publicação
Publicação no DSF de 26/06/1997 - Página 12468
Assunto
Outros > ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, REUNIÃO, BANCADA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), EXAME, PROCESSO, IMPEACHMENT, GOVERNADOR, VICE-GOVERNADOR, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).

O SR. JADER BARBALHO - Sr. Presidente, faço esta intervenção para levar ao conhecimento do Senado que a Bancada do PMDB nesta Casa vai-se reunir para examinar os acontecimentos no Estado de Santa Catarina relativamente ao processo de impeachment do Governador e do Vice-Governador daquele Estado.

Como sabe bem V. Exª, fui eu o autor do requerimento desta Comissão. A Comissão Parlamentar de Inquérito não encerrou seus trabalhos. O relatório preliminar do Relator não foi apreciado pelo Plenário da Comissão. Vários Governadores de Estado e Prefeitos de Capitais, como é o caso do Prefeito de São Paulo, estão sob investigação.

Cremos, Sr. Presidente, que está a ocorrer em Santa Catarina um golpe político para assumir a direção daquele Estado, golpe esse que envolve o Governador e o Vice-Governador de forma precipitada, antes que o Senado Federal se manifeste a respeito do assunto.

Desejo comunicar, Sr. Presidente, que a Liderança do PMDB na Casa não deixará que a tentativa passe em branco, como ocorreu na CPI dos Anões do Orçamento, quando foram punidos exclusivamente companheiros do PMDB. Houve interferência para tirar pessoas do PSDB e de outros Partidos; houve gente que fez jejum; houve gente de toda ordem envolvida; houve corruptores, sobre os quais até hoje nada se apurou.

Não vamos ficar silentes assistindo ao que se quer montar em Santa Catarina!

Os que perderam a eleição querem tomar o poder em Santa Catarina. Querem o poder inclusive aqueles que são do Partido do Prefeito de São Paulo, onde seguramente montou-se a corrupção da emissão dos títulos públicos.

Não podemos silentes permitir que se salvem os de São Paulo - onde a quadrilha teria sido montada, enquanto crucificam-se o Governador e o Vice-Governador de Santa Catarina porque há dois Senadores de Santa Catarina na Comissão. Não é possível que essa Comissão tenha servido para isso! Se serviu, Sr. Presidente, virei todos os dias a esta tribuna para cobrar providências por parte dos outros Partidos.

Há denúncias de que um Governador, que não é do meu Partido, comprou votos de Deputados quando da votação da reeleição! Governadores estão sendo cobrados! Há casos em que Secretários e Deputados confessaram na Comissão!

Em relação ao Governador e ao Vice-Governador de Santa Catarina, desejam-lhes tomar o Governo!

Isso originou-se no Senado. Portanto, nós do Senado, particularmente a nossa Bancada, temos responsabilidade nessa questão. Nós vamos nos reunir e esperar que o bom senso presida as relações dos Partidos que sustentam a base parlamentar do Governo no Congresso Nacional e a base parlamentar do Presidente da República.

Não vamos admitir que o Governo de Santa Catarina seja bode expiatório! Em São Paulo, montou-se a corrupção. Não é possível que, pelo fato de haver maioria parlamentar em São Paulo, em Pernambuco e outros Estados, não se tomem providências e se resolva dar um golpe de força em Santa Catarina!

Quero, portanto, mesmo antes da reunião da Bancada, lavrar o meu protesto, na expectativa, Sr. Presidente, de que o bom senso presida as nossas relações, especialmente no Estado de Santa Catarina.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/06/1997 - Página 12468