Pronunciamento de Romeu Tuma em 26/06/1997
Discurso no Senado Federal
TRANSCURSO, HOJE, DO 'DIA INTERNACIONAL CONTRA O ABUSO E O TRAFICO ILICITO DE DROGAS'. TRANSCRIÇÃO DO DISCURSO DO SECRETARIO-GERAL DA ONU, DR. KOFI A. ANNAN, INTITULADO 'MOBILIZAR AS COMUNIDADES PARA PREVENIR O ABUSO DE DROGAS'.
- Autor
- Romeu Tuma (PFL - Partido da Frente Liberal/SP)
- Nome completo: Romeu Tuma
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
DROGA.:
- TRANSCURSO, HOJE, DO 'DIA INTERNACIONAL CONTRA O ABUSO E O TRAFICO ILICITO DE DROGAS'. TRANSCRIÇÃO DO DISCURSO DO SECRETARIO-GERAL DA ONU, DR. KOFI A. ANNAN, INTITULADO 'MOBILIZAR AS COMUNIDADES PARA PREVENIR O ABUSO DE DROGAS'.
- Publicação
- Publicação no DSF de 27/06/1997 - Página 12538
- Assunto
- Outros > DROGA.
- Indexação
-
- REGISTRO, DIA INTERNACIONAL, COMBATE, ABUSO, TRAFICO, DROGA, COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, ESTATISTICA, TRAFICO INTERNACIONAL, ENTORPECENTE, BRASIL.
- SOLICITAÇÃO, REGISTRO, RELATORIO, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), MOBILIZAÇÃO, COMUNIDADE, PREVENÇÃO, DROGA.
O SR. ROMEU TUMA (PFL-SP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, agradeço à Mesa por essa concessão. Vou procurar ser bem rápido.
Eu não poderia deixar de registrar o dia de hoje, 26 de junho, Dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas. Creio que é um assunto importante, por tudo que temos visto nos últimos anos no Brasil, principalmente quando os meninos de rua, as crianças buscam hoje a droga como opção, infelizmente, que circula com tanta facilidade em nossas cidades.
Hoje, o jornal O Globo traz duas notícias que se conflitam entre si: uma, como manchete, dizendo que 80% da cocaína da Colômbia passam pelo Brasil; e outra, matéria que analisa relatórios da CIA e do DEA, dizendo que 10 a 20 toneladas são exportadas pelo corredor brasileiro aos Estados Unidos, Europa e Nigéria.
Não concordo com nenhum dos dois índices, mas são matérias que demandariam um tempo maior para serem discutidas.
Esta Casa recebeu hoje, no seu auditório, importantes representantes do Governo brasileiro e da ONU, onde foi realizado um ato comemorativo desta data, do qual participou o nosso Ministro da Justiça e companheiro de Senado, Iris Rezende, que fez um belo relatório sobre o que o Governo brasileiro realiza em termos de luta contra o tráfico de drogas e, principalmente, na área de recuperação e prevenção através de um órgão a si subordinado - Confen, cujo Presidente também lá estava.
O Ministro da Saúde, Dr. Carlos Albuquerque, também fez um pronunciamento que se referiu aos agentes de saúde que têm prestado um bom serviço e que provavelmente ajudarão na área de prevenção contra as drogas.
O Dr. Aldo Lale-Demoz, Representante da ONU, fez uma análise do relatório que hoje deu conhecimento ao mundo sobre a situação das drogas em vários países. Não vou ter tempo hábil para lê-lo. Peço a V. Exª que o considere como lido.
O Dr. Kofi A. Annan, Secretário-Geral da ONU, é um africano que hoje secretaria a ONU e que fez um discurso intitulado "Mobilizar as Comunidades para Prevenir o Abuso de Drogas". Peço a V. Exª que também o considere como lido.
Assim, poderemos contribuir para que a sociedade, através do Senado, tome conhecimento do que acontece com esse terrível flagelo, que é o aumento indiscriminado, do abuso, do uso de drogas.
Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.