Discurso no Senado Federal

COMPENSAÇÃO FINANCEIRA DEVIDA A OITO MUNICIPIOS DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, PELO ESTADO DE SÃO PAULO, FACE A CONSTRUÇÃO E FUNCIONAMENTO DA USINA DO PORTO PRIMAVERA, NO RIO PARANA. REUNIÃO DOS PREFEITOS DOS MUNICIPIOS PREJUDICADOS PELA USINA COM A DIRETORIA DA CESP - CENTRAIS ELETRICAS DE SÃO PAULO, EM SUA SEDE, COM O OBJETIVO DE AGILIZAR AS INDENIZAÇÕES.

Autor
Ramez Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Ramez Tebet
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ENERGETICA.:
  • COMPENSAÇÃO FINANCEIRA DEVIDA A OITO MUNICIPIOS DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, PELO ESTADO DE SÃO PAULO, FACE A CONSTRUÇÃO E FUNCIONAMENTO DA USINA DO PORTO PRIMAVERA, NO RIO PARANA. REUNIÃO DOS PREFEITOS DOS MUNICIPIOS PREJUDICADOS PELA USINA COM A DIRETORIA DA CESP - CENTRAIS ELETRICAS DE SÃO PAULO, EM SUA SEDE, COM O OBJETIVO DE AGILIZAR AS INDENIZAÇÕES.
Publicação
Publicação no DSF de 27/06/1997 - Página 12543
Assunto
Outros > POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • EXPECTATIVA, NEGOCIAÇÃO, CENTRAIS ELETRICAS DE SÃO PAULO S/A (CESP), GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), PREFEITO, COMPENSAÇÃO, MUNICIPIOS, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), AREA, INUNDAÇÃO, USINA HIDROELETRICA, RIO PARANA.

O SR. RAMEZ TEBET (PMDB-MS. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente e Srªs e Srs. Senadores, este mês, por duas vezes consecutivas, ocupei a tribuna desta Casa para tratar de um assunto de relevância para o Estado de Mato Grosso do Sul. Trata-se da construção da Usina do Porto Primavera, no rio Paraná.

Alerto esta Casa e faço um apelo veemente às Centrais Elétricas de São Paulo e ao Governo do Estado para que tome providências no sentido de compensar o Estado de Mato Grosso do Sul e, mais precisamente, 8 Municípios que seriam atingidos de forma dramática por ocasião da abertura das comportas da referida usina.

Com a mesma veemência, tenho o indeclinável dever de comunicar a esta Casa, dando seqüência àquelas reuniões a que me referi nos dois pronunciamentos, que, nos dias de hoje e amanhã - portanto, durante dois dias consecutivos -, os Prefeitos dos Municípios de Três Lagoas, Bataguaçu, Anaurilândia, Bataiporã, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina e Taquaruçu, do Estado do Mato Grosso do Sul, estarão reunidos, a partir de hoje, na sede das Centrais Elétricas de São Paulo, com o Presidente da CESP, Dr. Ângelo Andrea Matarazzo, tendo como objetivo agilizar as propostas que possam compensar os prejuízos sofridos pelos referidos Municípios.

Assim, fico eu aqui, porque não pude lá comparecer, torcendo, junto com esta Casa, para que agora os entendimentos cheguem a um ponto final e que realmente possamos acabar, de vez por todas, com a dramática situação de expectativa em que vivem esses Municípios.

Formulo votos para que haja pleno entendimento e pleno êxito nessas reuniões que se realizarão nos dias de hoje e amanhã, no Estado de São Paulo, perante a Presidência da CESP, dos Prefeitos, do Deputado Estadual que representa a comissão e, principalmente, da Associação dos Municípios do Alto Paraná.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, cumpro este dever para fazer justiça, acreditando mesmo que a voz do Senado começa a ser ouvida em relação a essa matéria, que é de muita importância para o meu Estado.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/06/1997 - Página 12543