Discurso no Senado Federal

REGOZIJO PELA DEFINIÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS OBRAS DE ASFALTAMENTO DO ULTIMO TRECHO DA BR-174, QUE LIGA MANAUS A VENEZUELA.

Autor
Romero Jucá (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • REGOZIJO PELA DEFINIÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS OBRAS DE ASFALTAMENTO DO ULTIMO TRECHO DA BR-174, QUE LIGA MANAUS A VENEZUELA.
Publicação
Publicação no DSF de 01/07/1997 - Página 12774
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • EXPECTATIVA, CONCLUSÃO, ASFALTAMENTO, RODOVIA, LIGAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO AMAZONAS (AM), PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, TRECHO, ESTADO DE RORAIMA (RR).
  • SOLICITAÇÃO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), LIBERAÇÃO, RECURSOS, INICIO, PAVIMENTAÇÃO, RODOVIA.
  • ELOGIO, COLABORAÇÃO, BATALHÃO, ENGENHARIA, MINISTERIO DO EXERCITO (ME), CONGRATULAÇÕES, PRESIDENTE DA REPUBLICA, CUMPRIMENTO, COMPROMISSO, CAMPANHA ELEITORAL.

O SR. ROMERO JUCÁ (PFL-RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi a palavra para registrar um fato extremamente auspicioso para a Amazônia Ocidental que, efetivamente, beneficia vários Estados daquela região.

O Presidente Fernando Henrique, durante a campanha eleitoral, comprometeu-se - era peça do seu compromisso de campanha - a pavimentar a BR 174 que liga Manaus até a Venezuela, passando pela Amazônia Ocidental e cruzando todo o Estado de Roraima. Essa também foi uma ação que buscamos incessantemente durante o nosso mandato e, antes disso, até quando ocupamos o cargo de Governador de Roraima.

Agora, Sr. Presidente, quero registrar com satisfação que a última etapa desse trecho de obras, a última etapa da BR-174 que ainda não tinha contrato e não tinha definido o seu processo de execução, começa a tomar corpo porque o 6º Batalhão de Engenharia, o 6º BEC do Ministério do Exército encerrou os procedimentos licitatórios e já tem definido o processo de construção para esses 102 quilômetros de estrada da BR 174 que ocupam exatamente a área indígena Waimiri-Atroari entre os Estados de Roraima e do Amazonas.

O 6º Batalhão de Engenharia, tão bem comandado pelo Coronel Souza Luna, tem feito um trabalho excepcional na região e concluiu, como eu disse, os procedimentos licitatórios e os contratos de serviço. Sr. Presidente, está pronto o 6º BEC e já se pode começar o trabalho de asfaltamento; essa obra poderá ser concluída no prazo de um ano.

Portanto, além de registrar esse fato auspicioso, quero reafirmar que, em toda a BR-174, as obras já se encontram em andamento.

Quero registrar um apelo ao Ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, e ao próprio Presidente Fernando Henrique, que têm esse compromisso com a população da Amazônia: para que liberem os recursos do 6º BEC com rapidez, para que esse Batalhão de Engenharia possa aproveitar a ausência de chuvas na região e iniciar imediatamente as obras, fazendo com que as mesmas estejam concluídas no próximo ano.

Sem dúvida alguma, para a população do Estado do Amazonas e do Estado de Roraima e para a economia regional, inclusive da Venezuela e dos países do Caribe, essa saída da BR-174 de Manaus para o Caribe abre uma porta de desenvolvimento importante para a nossa região e, particularmente, para o meu Estado de Roraima.

Quero parabenizar o Ministério do Exército, o Coronel Souza Luna e o 6º BEC pelo empreendimento que se inicia. Deixo registrados não só os votos de congratulação, mas também o compromisso cumprido por parte do Presidente Fernando Henrique. Faço um pleito ao Ministério dos Transportes, para que sejam liberados esses recursos prontamente, para que o BEC possa iniciar, ainda neste mês de julho, as obras necessárias e concluir esse sonho da Amazônia Ocidental, que é ver a BR-174 asfaltada, ligando o Brasil ao Caribe.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/07/1997 - Página 12774