Discurso no Senado Federal

COMENTARIOS SOBRE OS ULTIMOS ACONTECIMENTOS REFERENTES AO PROCESSO DE IMPEACHMENT DO GOVERNADOR E DO VICE-GOVERNADOR DE SANTA CATARINA. TRANSCRIÇÃO DA MATERIA INTITULADA 'O BODE EXPIATORIO', DA ARTICULISTA ELIANE CANTANHEDE, PUBLICADA NO JORNAL FOLHA DE S.PAULO DE HOJE.

Autor
Casildo Maldaner (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Casildo João Maldaner
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), GOVERNO ESTADUAL. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PRECATORIO.:
  • COMENTARIOS SOBRE OS ULTIMOS ACONTECIMENTOS REFERENTES AO PROCESSO DE IMPEACHMENT DO GOVERNADOR E DO VICE-GOVERNADOR DE SANTA CATARINA. TRANSCRIÇÃO DA MATERIA INTITULADA 'O BODE EXPIATORIO', DA ARTICULISTA ELIANE CANTANHEDE, PUBLICADA NO JORNAL FOLHA DE S.PAULO DE HOJE.
Aparteantes
Eduardo Suplicy, Humberto Lucena, Josaphat Marinho.
Publicação
Publicação no DSF de 02/07/1997 - Página 12825
Assunto
Outros > ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), GOVERNO ESTADUAL. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PRECATORIO.
Indexação
  • REGISTRO, LIMINAR, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), BENEFICIO, GOVERNADOR, VICE-GOVERNADOR, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), PROCESSO, IMPEACHMENT.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, AUTORIA, ELIANE CANTANHEDE, JORNALISTA, PUBLICAÇÃO, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, DIFERENÇA, TRATAMENTO, GOVERNADOR, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), RELAÇÃO, ACUSADO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), TITULO DA DIVIDA PUBLICA.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, JUDICIARIO, REGISTRO, APOIO, POPULAÇÃO, IMPRENSA, GOVERNADOR, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).

O SR. CASILDO MALDANER (PMDB-SC. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente e nobres colegas, ontem, mais ou menos neste horário, em Santa Catarina, um paredão estava armado, e na hora de se puxarem os gatilhos para o fuzilamento do Governador e do Vice-Governador do meu Estado, eis que surge o Supremo Tribunal Federal e diz "não".

O País, no dia de ontem, assistiu a dois espetáculos memoráveis: o primeiro foi a devolução pelo Império Britânico da cidade de Hong Kong à China após um século de colonização inglesa; o segundo foi uma autêntica aula de democracia e de Direito emanada pela nossa Corte Suprema, que, por unanimidade, concedeu liminar ao Governador Paulo Afonso e ao Vice-Governador, para, em contraposição aos interesses de seus opositores, permanecerem no cargo até que a Assembléia Legislativa decida pela procedência ou não da denúncia que pedem os seus impeachments.

Outro fato marcante é a quase unanimidade da imprensa, que, na sua análise política, constata a tentativa de golpe contra o Governo do meu Estado, quando indagam: "Por que só o Governador de Santa Catarina?" Não bastassem essas manifestações dos articulistas dos principais jornais, vimos também a opinião das mais diversas lideranças partidárias do País, que repudiaram veementemente a orquestração maquiavélica dos partidos de oposição.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, esse episódio, com certeza, já faz parte da História do Brasil, só que de forma positiva, pois vem demonstrar o grau de maturidade política dos nossos dirigentes e da sociedade brasileira, que, no caso específico do meu Estado, saiu às ruas para se solidarizar com o Governador e com o nosso Vice-Governador, num ato de total repúdio aos meios empregados para destituí-los. Até os estudantes, o povo em geral e militantes, conscientes da importância do seu papel na consolidação da democracia, foram para as ruas dar o seu apoio ao Governo estadual.

Desejo, nesta oportunidade, solicitar à Mesa que faça constar dos Anais da Casa o artigo da jornalista Eliane Cantanhêde, da Folha de S.Paulo, publicado hoje sob o título "O bode expiatório", que passo a ler:


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/07/1997 - Página 12825