Discurso no Senado Federal

CAPTURA E MORTE DE DAVID ALEX DAITULA, COMANDANTE DA RESISTENCIA TIMORENSE, POR TROPAS DA INDONESIA. APELO AO GOVERNO BRASILEIRO NO SENTIDO DE TOMAR A INICIATIVA JUNTO A COMUNIDADE INTERNACIONAL E A ONU PARA QUE SEJA AVERIGUADA AS REAIS CIRCUNSTANCIAS DA MORTE DO COMANDANTE DAVI ALEX.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL.:
  • CAPTURA E MORTE DE DAVID ALEX DAITULA, COMANDANTE DA RESISTENCIA TIMORENSE, POR TROPAS DA INDONESIA. APELO AO GOVERNO BRASILEIRO NO SENTIDO DE TOMAR A INICIATIVA JUNTO A COMUNIDADE INTERNACIONAL E A ONU PARA QUE SEJA AVERIGUADA AS REAIS CIRCUNSTANCIAS DA MORTE DO COMANDANTE DAVI ALEX.
Publicação
Publicação no DSF de 03/07/1997 - Página 12940
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, RECEBIMENTO, CORRESPONDENCIA, AUTORIA, LILIA AZEVEDO, JOÃO XERRI, REPRESENTANTE, ORGANIZAÇÃO, DEFESA, DIREITOS, INDEPENDENCIA, PAIS ESTRANGEIRO, TIMOR LESTE, CONTEUDO, SOLICITAÇÃO, GOVERNO BRASILEIRO, INICIATIVA, CONCLAMAÇÃO, COMUNIDADE, AMBITO INTERNACIONAL, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), FORMAÇÃO, COMISSÃO INTERNACIONAL, INVESTIGAÇÃO, MORTE, DAVID ALEX DAITULA, LIDER, RESISTENCIA, REGIÃO.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT-SP. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, no dia 25 de junho próximo passado as forças indonésias capturaram David Alex Daitula, Comandante da Resistência Timorense, junto com cinco outros guerrilheiros, em Baucau - Timor Leste. O Comandante David foi ferido, aparentemente sem maior gravidade, e transportado de helicóptero para o Hospital em Dili, onde morreu.

Os militares indonésios declararam que ele morreu em conseqüência dos ferimentos, mas a versão da resistência é que ele foi capturado com os companheiros, quando estavam desarmados, isto é: não foi durante um combate, e que foi morto sob tortura.

Esta versão tem consistência porque o corpo não foi entregue à família, que nem sequer pôde vê-lo. No enterro, só estavam os militares indonésios. O sacerdote celebrou missa na capela do cemitério sem ver o corpo. E a Cruz Vermelha Internacional pediu para ver o cadáver, mas os militares não permitiram. Isto mostra, mais uma vez, que o governo militar indonésio não respeita as leis internacionais e os direitos humanos.

Esta é uma comunicação que me foi enviada pelo Clamor por Timor, pela Sra. Lilia Azevedo e pelo Frei João Xerri, prior dos dominicanos.

Solicitam, Sr. Presidente, - e aqui incorporo a solicitação -, ao Governo brasileiro no sentido de tomar a iniciativa de apelar à comunidade internacional e à ONU em particular em favor de nossos irmãos timorenses, pedindo que uma comissão internacional possa averiguar as reais circunstâncias da morte do Comandante David Alex. Pedimos também que no próximo encontro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - dia 17/07, em Salvador - BA, comunidade da qual Timor Leste livre naturalmente faria ou fará parte, o Brasil se empenhe para que sejam tomadas medidas urgentes de solidariedade efetiva para com o povo timorense massacrado.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/07/1997 - Página 12940