Discurso no Senado Federal

RAZÕES DE S.EXA. PARA APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE RESOLUÇÃO 85, DE 1997, LIDO NO EXPEDIENTE DA PRESENTE SESSÃO. TRANSCRIÇÃO NOS ANAIS DO SENADO DE MATERIA DA REVISTA MANCHETE DESTA SEMANA, DE AUTORIA DO JORNALISTA CARLOS CHAGAS, SOB O TITULO 'QUEREM INTERNACIONALIZAR A AMAZONIA'.

Autor
Marluce Pinto (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Maria Marluce Moreira Pinto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • RAZÕES DE S.EXA. PARA APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE RESOLUÇÃO 85, DE 1997, LIDO NO EXPEDIENTE DA PRESENTE SESSÃO. TRANSCRIÇÃO NOS ANAIS DO SENADO DE MATERIA DA REVISTA MANCHETE DESTA SEMANA, DE AUTORIA DO JORNALISTA CARLOS CHAGAS, SOB O TITULO 'QUEREM INTERNACIONALIZAR A AMAZONIA'.
Publicação
Publicação no DSF de 04/07/1997 - Página 13022
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • JUSTIFICAÇÃO, PROJETO DE RESOLUÇÃO, AUTORIA, ORADOR, CRIAÇÃO, COMISSÃO PERMANENTE, REGIÃO AMAZONICA, DEFESA, SOBERANIA NACIONAL, REGIÃO.
  • REGISTRO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, DENUNCIA, AMEAÇA, INTERFERENCIA, PAIS ESTRANGEIRO, REGIÃO AMAZONICA, PREJUIZO, SOBERANIA NACIONAL.

A SRª MARLUCE PINTO (PMDB-RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, estava inscrita para falar, mas, como não há tempo, vou deixar o discurso para outra oportunidade.

Quero aqui registrar que encaminhei à Mesa, e foi lido nesta sessão, um projeto de resolução em que proponho a criação da Comissão Permanente da Amazônia. O assunto é da maior importância para toda a Nação brasileira e merece nossa máxima atenção. Afinal não são raras as manifestações, além de nossas fronteiras, que anseiam pela Amazônia como um patrimônio mundial.

Recentemente, o vazamento de uma informação indicava a intenção de determinada organização internacional em criar um Estado independente amazônico, que seria administrado pela Organização das Nações Unidas.

Antes de nossa Amazônia ser parte de um "contexto mundial" e de causar "preocupação" aos povos do planeta, ela nos pertence, cabendo-nos dela cuidar. Suas extraordinárias riquezas naturais de superfície ou de subsolo, aptas para atender a humanidade desde a alopatia à ciência nuclear, aguçam interesses dos mais diversos e nem sempre nobres, do mundo inteiro.

Por essas razões, Sr. Presidente, creio ser de fundamental importância a criação de uma Comissão Permanente para o Trato das Questões Amazônicas que há muito deixaram de ser uma preocupação interna para se transformar em interesse internacional.

Sr. Presidente, meus nobres Pares, ao encaminhar à Mesa esse projeto de resolução, eu ainda não havia recebido a revista Manchete desta semana, do dia 5 de julho. Há poucos minutos, mandaram-na do meu gabinete e nela há um artigo em que está escrito, pelo repórter Carlos Chagas, que diz textualmente: "Querem internacionalizar a nossa Amazônia". A reportagem vai das págs. 26 à 30, e solicito a V. Exª, Sr. Presidente, que seja registrada nos Anais desta Casa, com este meu breve pronunciamento, porque tive oportunidade de lê-la, mas, como é muito extensa, o tempo não me permite enumerar os principais fatos.

O jornalista faz alusão a fatos ocorridos desde os idos de 1822 até data recente. Se não houver por parte dos brasileiros, principalmente aqui do Senado e da Câmara dos Deputados, um trabalho profícuo para que possamos realmente ficar com a nossa Amazônia, tenho certeza, Sr. Presidente, de que dentro de muito pouco tempo, dentro de poucos anos, teremos aquela região realmente internacionalizada, porque aqui há frases do Presidente Mitterrand, da ex-Primeira-Ministra Margaret Tatcher, do ex-Presidente dos Estados Unidos e de tantos outros Presidentes de países do Primeiro Mundo, referindo-se exatamente ao assunto da internacionalização da Amazônia. São países poderosos e julgam que os países endividados têm que pagar suas dívidas entregando parte de seus territórios.

Quando estamos aqui presentes a ouvir tantos pronunciamentos de Senadores preocupados com a situação do nosso País, mais do que nunca, teremos que nos voltar, todos, não só os Parlamentares da Amazônia, mas todos os Parlamentares brasileiros para defender a região mais rica da nossa Pátria, que é a região Amazônica.

Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/07/1997 - Página 13022