Discurso no Senado Federal

REIVINDICANDO MAIOR APOIO DO MINISTERIO DA SAUDE AOS HOSPITAIS QUE TRATAM CANCEROSOS, SEMPRE EM DIFICULDADES, COMO E O CASO DO HOSPITAL DO CANCER NAPOLEÃO LAUREANO, EM JOÃO PESSOA, E O ESCLARECIMENTO DA POPULAÇÃO ACERCA DA PREVENÇÃO DO CANCER ATRAVES DE CAMPANHAS PUBLICITARIAS.

Autor
Ney Suassuna (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Ney Robinson Suassuna
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • REIVINDICANDO MAIOR APOIO DO MINISTERIO DA SAUDE AOS HOSPITAIS QUE TRATAM CANCEROSOS, SEMPRE EM DIFICULDADES, COMO E O CASO DO HOSPITAL DO CANCER NAPOLEÃO LAUREANO, EM JOÃO PESSOA, E O ESCLARECIMENTO DA POPULAÇÃO ACERCA DA PREVENÇÃO DO CANCER ATRAVES DE CAMPANHAS PUBLICITARIAS.
Publicação
Publicação no DSF de 10/07/1997 - Página 13555
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • ANALISE, AUMENTO, CAUSA MORTIS, CANCER, BRASIL, NECESSIDADE, CAMPANHA, PREVENÇÃO.
  • SOLICITAÇÃO, APOIO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), MANUTENÇÃO, CONSTRUÇÃO, HOSPITAL, CANCER, ESTADOS, ESPECIFICAÇÃO, MUNICIPIO, JOÃO PESSOA (PB), CAMPINA GRANDE (PB), ESTADO DA PARAIBA (PB).

O SR. NEY SUASSUNA (PMDB-PB. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, há algum tempo no Brasil a principal causa mortis eram os problemas coronários. Hoje, rivalizando com os problemas coronários, temos o câncer.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, se for feito um diagnóstico precoce, o câncer pode ser controlado, principalmente o de mama, o de colo de útero e o de próstata. Se tivéssemos mais verbas para campanhas que informassem o nosso povo, com certeza não teríamos tão alto índice de mortalidade decorrente desse mal. Com tristeza, vemos que ainda não há a consciência do combate ao fumo e de outros agentes cancerígenos como existe nos países desenvolvidos.

Sr. Presidente, estamos tendo dificuldades financeiras no Hospital do Câncer Napoleão Laureano, em João Pessoa, ao mesmo tempo em que estamos nos esforçando para construir o Hospital do Câncer de Campina Grande.

É exatamente para abordar este assunto que venho hoje à tribuna: pedir às autoridades constituídas que busquem aumentar as campanhas de combate aos agentes cancerígenos, melhorar o grau de informação à nossa população, para que esses diagnósticos precoces possam ser realizados mais freqüentemente. Dessa forma, haveria a diminuição desse índice tão grandioso de mortes causadas por câncer. Ao mesmo tempo, solicito às autoridades constituídas, principalmente da área de saúde, que apóiem os hospitais existentes e busquem colocar em cada Unidade da Federação um hospital especializado no assunto.

Como já disse, a comunidade de João Pessoa tem-se mobilizado para manter vivo o hospital Napoleão Laureano, ao mesmo tempo em que nós, da comunidade de Campina Grande, estamos fazendo todo o possível para que tenhamos a nossa unidade de combate ao câncer e levemos alívio àqueles que por desinformação ou outras razões padecem deste mal.

Sr. Presidente, era o que tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/07/1997 - Página 13555