Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM AO DR. FULVIO PILEGGI, QUE NO DIA 11 DO CORRENTE DEIXOU A PRESIDENCIA DO CONSELHO DIRETOR E A DIREÇÃO GERAL DO INSTITUTO DO CORAÇÃO - INCOR, SENDO SUBSTITUIDO PELO EX-MINISTRO ADIB JATENE.

Autor
Humberto Lucena (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Humberto Coutinho de Lucena
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM AO DR. FULVIO PILEGGI, QUE NO DIA 11 DO CORRENTE DEIXOU A PRESIDENCIA DO CONSELHO DIRETOR E A DIREÇÃO GERAL DO INSTITUTO DO CORAÇÃO - INCOR, SENDO SUBSTITUIDO PELO EX-MINISTRO ADIB JATENE.
Publicação
Publicação no DSF de 16/07/1997 - Página 14208
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, FULVIO PILEGGI, MEDICO, EX PRESIDENTE, INSTITUTO DE SAUDE, CARDIOLOGIA, EX-CHEFE, DEPARTAMENTO, MEDICINA ESPECIALIZADA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), ELOGIO, ATUAÇÃO, SAUDE PUBLICA, BRASIL.
  • CUMPRIMENTO, ADIB JATENE, EX MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), POSSE, DIREÇÃO, INSTITUTO DE SAUDE, CARDIOLOGIA.

O SR. HUMBERTO LUCENA (PMDB-PB. Para uma comunicação inadiável.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no dia 11 do corrente, sexta-feira, deixou a Presidência do Conselho Diretor e a Direção Geral do Instituto do Coração - INCOR , e a chefia do Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em São Paulo, funções que exercia desde 1981 e 1986, com alta competência, reconhecida pelos mais diversos segmentos da sociedade paulista e, por que não dizer, brasileira, o Professor Dr. Fúlvio Pileggi. Só mesmo os rigores da lei que, em vão, tentamos aplacar, justamente para manter em plena atividade homens do seu valor, poderia levá-lo a afastar-se do exercício de tão relevantes cargos.

O Instituto do Coração fica a dever ao Professor Dr. Fúlvio Pileggi grandes realizações, decorrentes da sua visão administrativa e do seu dinamismo, não só no que tange à manutenção daquele hospital, considerado um dos centros de excelência de nossa organização de saúde pública, pela permanente modernização dos seus equipamentos e pela excepcional qualificação do seu corpo médico e dos demais profissionais e empregados que conduzem as suas atividades operacionais, mas também à ampliação, para atender uma demanda nacional altamente especializada, haja visto o seu empenho na construção do Anexo que, aumentando as dependências do Incor, vai colocá-lo em melhores condições de bem servir ao Brasil e aos brasileiros.

É bem verdade que o Professor Dr. Fúlvio Pileggi sempre atuou em grande harmonia com os que conduzem a Fundação Zerbini que, até por honra ao nome do seu inesquecível idealizador, sempre se dedicaram, com grande empenho público, a superior tarefa de encaminhar, no setor público ou no setor privado, os grandes pleitos do Instituto do Coração.

Por outro lado, o seu espírito democrático o fez prestigiar, permanentemente, não só a equipe que o ajudava a dirigir o Incor, mas também as reuniões do Conselho Diretor, cuja assessoria nunca dispensou e cujas decisões sempre executou com determinação e firmeza.

O Professor Dr. Fúlvio Pileggi, nascido em São Carlos, São Paulo, fez o seu Curso Superior de Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, participando de diversos congressos e ministrando aulas no Curso do 3º ano de Graduação da Faculdade de Medicina, ainda como médico residente.

No exterior, fez estágio no Instituto Nacional de Cardiologia do México, onde exerceu várias atividades profissionais, chegando a ser o responsável por todo o Curso de Cardiologia e Nefrologia.

Na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, além de ter sido Professor Assistente Doutor, foi Supervisor do Curso de Especialização em Cardiologia - 2ª Clínica Médica, representante dos doutores do Departamento de Clínica Médica e, afinal, Consultor de Cardiologia de 1ª Clínica Cirúrgica Prof. E. J. Zerbini, do Hospital das Clínicas.

Além das funções administrativas que ora deixa no Instituto do Coração - Incor, o Prof. Dr. Fúlvio Pileggi trabalhou ativamente em várias e importantes comissões do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

O nosso ilustre homenageado compunha a Comissão Nacional de Previdência Social, desde l986, e a Comissão Nacional de Saúde, desde l987, e presidiu a Comissão Organizadora do XLVII Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, realizado em setembro de l991.

A sua atividade didática fui fecunda, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Ali deu aulas aos Cursos de 3º e 4º Anos de Graduação, participando, também, de simpósios e demonstrações práticas; Curso de Pós-Graduação, sob a responsabilidade da Disciplina de Cardiologia responsável pelo Curso de Especialização em Cardiologia, realizado no Instituto do Coração, desde 1.988; Professor Livre Docente em Clínica Médica da Faculdade de Medicina na Universidade de São Paulo, por Concurso de Títulos e Provas; Professor Titular de Cardiologia, da Faculdade de Medicina do Estado de São Paulo, por Concurso e Títulos e Provas, desde 1.977; Chefe do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Chefe do Departamento de Cardiopneumologia, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

O Prof. Dr. Fúlvio Pileggi, afinal, desenvolveu grande atividade científica, conforme a publicação de 488 trabalhos científicos em revistas nacionais e 238 em revistas internacionais, devidamente especificados no seu Curriculum Vitae.

Sr. Presidente, Srªs e Sr. Senadores, ao concluir, desejo congratular-me, portanto, com o Prof. Dr. Fúlvio Pileggi, pelas suas notáveis atividades administrativas, formulando votos de crescente êxito nas suas atividades didáticas, científicas e de excelente profissional da Medicina.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, aproveito o ensejo, para também cumprimentar desta tribuna o novo Presidente do Conselho Diretor, Diretor Geral do Instituto do Coração de São Paulo, o ex-Ministro Adib Jatene.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/07/1997 - Página 14208