Discurso no Senado Federal

ANUNCIO PELO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL DO CANCELAMENTO DE MILHARES DE TITULOS ELEITORAIS PELO PAIS AFORA, SENDO QUE SOMENTE NO ESTADO DE RORAIMA FORAM CANCELADOS 10.634. DEFESA DA IMPLANTAÇÃO DA CARTEIRA DE IDENTIDADE UNICA. INEPCIA DO GOVERNO DE RORAIMA NA NÃO APLICAÇÃO DOS RECURSOS DESTINADOS AO PROGRAMA DE COMBATE A AIDS.

Autor
Romero Jucá (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
LEGISLAÇÃO ELEITORAL. ESTADO DE RORAIMA (RR), GOVERNO ESTADUAL.:
  • ANUNCIO PELO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL DO CANCELAMENTO DE MILHARES DE TITULOS ELEITORAIS PELO PAIS AFORA, SENDO QUE SOMENTE NO ESTADO DE RORAIMA FORAM CANCELADOS 10.634. DEFESA DA IMPLANTAÇÃO DA CARTEIRA DE IDENTIDADE UNICA. INEPCIA DO GOVERNO DE RORAIMA NA NÃO APLICAÇÃO DOS RECURSOS DESTINADOS AO PROGRAMA DE COMBATE A AIDS.
Publicação
Publicação no DSF de 19/07/1997 - Página 14573
Assunto
Outros > LEGISLAÇÃO ELEITORAL. ESTADO DE RORAIMA (RR), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • ENCAMINHAMENTO, DOCUMENTO, TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE), TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL (TRE), ESTADO DE RORAIMA (RR), SOLICITAÇÃO, DETALHAMENTO, INFORMAÇÃO, DECISÃO, CANCELAMENTO, TITULO DE ELEITOR, PAIS, ESPECIFICAÇÃO, REGIÃO NORTE.
  • DEFESA, IMPLEMENTAÇÃO, LEGISLAÇÃO ELEITORAL, CRIAÇÃO, REGISTRO, IDENTIDADE, EXCLUSÃO, VALIDADE, RETIRADA, TITULO DE ELEITOR, OBJETIVO, IMPEDIMENTO, FRAUDE, EMISSÃO, DOCUMENTO, FALSIDADE, COMPROMETIMENTO, ELEIÇÕES.
  • ESCLARECIMENTOS, ARTIGO DE IMPRENSA, PUBLICAÇÃO, JORNAL, JORNAL DO SENADO, DISTRITO FEDERAL (DF), DENUNCIA, ORADOR, PROCURADORIA DA REPUBLICA, PROCURADORIA REGIONAL, DESCUMPRIMENTO, NEUDO CAMPOS, GOVERNADOR, ESTADO DE RORAIMA (RR), SERGIO PILLON GUERRA, SECRETARIO DE ESTADO, SAUDE, CONVENIO, RECURSOS FINANCEIROS, ORIGEM, UNIÃO FEDERAL, EXTERIOR, DESTINAÇÃO, FINANCIAMENTO, COMBATE, PREVENÇÃO, SINDROME DE IMUNODEFICIENCIA ADQUIRIDA (AIDS).

O SR. ROMERO JUCÁ (PFL-RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Tribunal Superior Eleitoral anunciou esta semana que procedeu ao cancelamento de milhares de títulos eleitorais no País. A par dessa informação, procurei inteirar-me do quadro de cancelamento de títulos eleitorais na Região Norte, em especial no meu Estado, Roraima, e deparei-me com um número surpreendente que, sem dúvida alguma, preocupa-nos a todos, políticos da Oposição no Estado.

O Tribunal Superior Eleitoral nos informou que cancelou, este ano, em Roraima, 10.634 Títulos Eleitorais, sendo que 641 Títulos com inscrição dupla na mesma Zona Eleitoral.

Ora, Sr. Presidente, esse é um fato extremamente grave, porque esse número de 10.634 Títulos de Eleitores representa quase que 10% do total de eleitores do Estado.

Por isso, encaminho documento ao Tribunal Superior Eleitoral e também ao Tribunal Regional Eleitoral solicitando o detalhamento dessas informações. Mas quero, de antemão, registrar que solicitarei ao Tribunal Superior Eleitoral uma correição no Cartório Eleitoral de Roraima e no Tribunal Regional Eleitoral, porque é inadmissível que um número tão alto de Títulos de Eleitores seja, em um primeiro momento, cancelado.

Sr. Presidente, se em 120 mil Títulos cancela-se, em um primeiro momento, 10.634 só com pessoas com o mesmo nome, é bem possível que haja ainda muito mais irregularidades!

Como o quadro eleitoral muda bastante - tenho registrado isso em plenário - com a concorrência dos Governadores aos cargos - é bom lembrar que é o Governador de Estado quem emite uma Carteira de Identidade e, com base nessa Carteira de Identidade, o cidadão se dirige à Justiça Eleitoral e tira o seu Título de Eleitor -, é preciso todo cuidado para que não se forjem eleitores e conseqüentemente se destrua a vontade popular nas urnas, na próxima eleição de 1998.

Sr. Presidente, gostaria de registrar que conversei com o Ministro Iris Rezende sobre a implementação rápida de um projeto aprovado, de autoria do Senador Pedro Simon, o qual apoio, que cria o registro único de identidade em todo o País, pois esse é o caminho de fato para termos uma identificação única e também coibirmos qualquer tipo de emissão de documentos falsos e, conseqüentemente, a retirada de Título de Eleitor.

Faço este registro por considerá-lo da maior importância para o Estado de Roraima. Tenho a certeza de que se V. Exªs assim procederem também deverão encontrar em seus Estados fatos semelhantes, que nos preocupam, com relação à questão eleitoral para o próximo ano.

Por fim, Sr. Presidente, com relação à matéria publicada pelo Jornal do Senado, sob o título "Romero Jucá Denuncia o Governador", esclareço que estou denunciando à Procuradoria Federal e à Estadual, o Governador Neudo Campos e o Secretário de Saúde, Sérgio Pillon Guerra, não porque eles descumpriram o convênio relacionado à AIDS, prejudicando o meu Estado, mas sim porque o Governador há oito meses recebe recursos federais e internacionais destinados ao combate à AIDS, tendo utilizado apenas 1% desses recursos. Essa inépcia, essa incompetência fez com que o Ministro da Saúde destinasse os recursos que, no próximo ano, iriam para Roraima e para outros três Estados, para outros Estados que estão cumprindo bem o programa.

Ora, como no Estado de Roraima há quatro vezes mais casos de AIDS do que no restante da Amazônia, entendo que a incompetência do Governador e a do Secretário de Saúde não é simplesmente um fato administrativo. Isso é um crime! Agindo dessa forma está-se evitando que o Estado receba recursos e, conseqüentemente, aumentará o número de casos de AIDS no Estado, levando à morte muitas pessoas, o que é um fato extremamente grave.

Portanto, encaminhei à Procuradoria Federal e à Estadual um pedido para que os procuradores enquadrem numa ação criminosa o Governador e o Secretário de Saúde, não pelo simples corte ou pelo não cumprimento de um ato administrativo, mas pela irresponsabilidade ao condenar ao contágio e à morte centenas de roraimenses que, sem programas educativos, sem programas de prevenção e sem remédios, sem dúvida, engrossarão o grande contingente de doentes de AIDS no meu Estado!

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/07/1997 - Página 14573