Discurso no Senado Federal

SOLENIDADE DE TRANSLADAÇÃO DOS RESTOS MORTAIS DO EX-GOVERNADOR PARAIBANO JOÃO PESSOA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE DO RIO DE JANEIRO PARA A CAPITAL DO ESTADO DA PARAIBA, A REALIZAR-SE NOS PROXIMOS DIAS 25 E 26.

Autor
Humberto Lucena (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Humberto Coutinho de Lucena
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • SOLENIDADE DE TRANSLADAÇÃO DOS RESTOS MORTAIS DO EX-GOVERNADOR PARAIBANO JOÃO PESSOA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE DO RIO DE JANEIRO PARA A CAPITAL DO ESTADO DA PARAIBA, A REALIZAR-SE NOS PROXIMOS DIAS 25 E 26.
Publicação
Publicação no DSF de 18/07/1997 - Página 14476
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOÃO PESSOA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, REGISTRO, SOLENIDADE, TRASLADAÇÃO, RESTOS MORTAIS, ESTADO DA PARAIBA (PB).

O SR. HUMBERTO LUCENA (PMDB-PB. Para uma comunicação inadiável.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, nos próximos dias 25 e 26 do corrente mês, por iniciativa do Governo da Paraíba, deverão realizar-se, em João Pessoa, solenidades comemorativas da transladação dos restos mortais do ex-Presidente João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque do Rio de Janeiro para João Pessoa.

São passados 67 anos do assassinato do ex-Presidente João Pessoa, na cidade do Recife. Ao longo de todo esse tempo, vários Governos da Paraíba tentaram essa transladação, mas sempre encontraram uma certa resistência dos seus familiares. Entretanto, agora ocorreu o contrário: os seus parentes mais chegados, acolheram o apelo do Governador do Estado e concordaram com a transladação dos restos mortais do ex-Presidente João Pessoa para a Capital da Paraíba, quando haverá, como disse, solenidades nos dias 25 e 26 do corrente, sendo de acentuar que o seu assassinato se deu justamente no dia 26 de julho de 1930.

Sr. Presidente, não preciso deter-me na alta importância desse acontecimento histórico, sobretudo pelo que o ex-Presidente João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque representa não apenas para a Paraíba mas para o Brasil, porque se fizermos um estudo minucioso da sua vida, particularmente da sua curta administração, de apenas dois anos, à frente do Governo do Estado, chegaremos à conclusão de que ele foi, realmente, um Presidente altamente reformador.

S. Exª faleceu, vítima justamente da posição que assumiu no sentido de renovar a Paraíba, sobretudo na luta contra o coronelismo que se instituíra na política dos Estados, principalmente no Nordeste.

O ex-Presidente João Pessoa foi assim um exemplo do ponto de vista político, da renovação dos costumes da época, no que tange a coisa pública, mas também um grande administrador, porque, em dois anos, ele fez pela Paraíba o que muitos não fizeram em muito mais tempo.

Sr. Presidente, com essas palavras, encaminho à Mesa um requerimento a V. Exª, no sentido de que seja constituída uma Comissão Externa de Senadores para, nos dias 25 e 26 do corrente, comparecerem a João Pessoa a fim de assistirem às solenidades da transladação dos restos mortais do ex-Presidente João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, do Rio de Janeiro para a capital paraibana.

Era o que tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/07/1997 - Página 14476