Discurso no Senado Federal

CONGRATULANDO-SE COM O DR. FULVIO PILEGGI PELO TRABALHO DESEMPENHADO A FRENTE DA DIRETORIA-GERAL DO INSTITUTO DO CORAÇÃO - INCOR E COM O DR. ADIB JATENE, QUE ASSUME AQUELA FUNÇÃO.

Autor
Edison Lobão (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
Nome completo: Edison Lobão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • CONGRATULANDO-SE COM O DR. FULVIO PILEGGI PELO TRABALHO DESEMPENHADO A FRENTE DA DIRETORIA-GERAL DO INSTITUTO DO CORAÇÃO - INCOR E COM O DR. ADIB JATENE, QUE ASSUME AQUELA FUNÇÃO.
Publicação
Publicação no DSF de 18/07/1997 - Página 14530
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, FULVIO PILEGGI, EX PRESIDENTE, INSTITUTO DE SAUDE, CARDIOLOGIA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).
  • CUMPRIMENTO, ADIB JATENE, EX MINISTRO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), POSSE, INSTITUTO DE SAUDE, CARDIOLOGIA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

O SR. EDISON LOBÃO (PFL-MA. Pronuncia o seguinte discurso) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, um dos parâmetros capazes de medir o prestígio de uma nação é, sem dúvida, a qualificação de seu corpo médico e de seus hospitais.

Quero me referi, Sr. Presidente, a um estudioso da Medicina Brasileira, um cientista com domínio na complexa especialidade das cardiopatias, um especialista da administração hospitalar: o Doutor Fulvio Pileggi. Por ter atingido a idade compulsória, deixa a Direção Geral do Instituto do Coração - o INCOR - e do Conselho Diretor daquela magnânima Instituição. Exercendo essas funções, desde 1981, o Dr. Fulvio Pilleggi, como poucos, soube desenvolver um projeto de permanente atualização, acompanhando, sem solução de continuidade, em toda sua complexidade, os avanços da Medicina nesse campo. Coordenando um trabalho de equipe, com talento e liderança, projetou o INCOR além fronteiras, situando o seu desempenho, em igualdade de condições e resultados, entre os mais conceituados e acatados centros de excelência nas patologias cardiopáticas, a nível internacional.

Exercendo uma administração fundada na valorização profissional de sua equipe, para ela reservou uma diversificada programação de estágios nos principais centros de cardiologia. Assim, a formação de uma equipe homogênea, em prática e conhecimento, surgiu como um corolário de êxitos, dando marcas duradouras aos créditos científicos do INCOR.

Nascido em São Carlos - SP - o Prof. Pileggi graduou-se nas artes de Hipócrates, seguindo uma fulgurante trajetória acadêmica, a partir do Curso Superior de Medicina da Universidade de São Paulo.

Agindo em alta sintonia com a equipe dirigente da Fundação Zerbini, o prof. Fulvio Pileggi pôde dirigir o INCOR dentro de padrões técnicos e administrativos de altos ganhos. Dessa integração resultou uma obra de ousadia, determinação, com a construção de Anexo, cujas instalações permitirão ampliar a capacidade de atendimento do INCOR. Mais disponibilidade para uma assistência de alta especialização para mais brasileiros.

Na contrapartida dessa imperiosa contingência de afastamento do Dr. Fulvio Pileggi, por atingir o limite de idade para o serviço público, as boas novas da escolha de seu substituto. Nada mais, nada menos do que a figura excepcionalmente credenciada do ex-Ministro da Saúde, Professor e Doutor Emérito Adib Jatene.

Fica aqui a nossa homenagem a quem parte e a quem chega. Uma partida dobrada de excelentes médicos e administradores, vinculada a uma instituição de abnegados: o INCOR.

Era o que tinha a dizer. Muito obrigado!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/07/1997 - Página 14530