Discurso no Senado Federal

REALIZAÇÃO, NO PROXIMO DIA 4 DE AGOSTO, EM ITUMBIARA - GO, DA PRIMEIRA AUDIENCIA PUBLICA PELA DUPLICAÇÃO DA RODOVIA GOIANIA-MINAS- SÃO PAULO, PROMOVIDA PELA COMISSÃO ESPECIAL PELO DESENVOLVIMENTO DO CORREDOR CENTRO-LESTE.

Autor
Francelino Pereira (PFL - Partido da Frente Liberal/MG)
Nome completo: Francelino Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • REALIZAÇÃO, NO PROXIMO DIA 4 DE AGOSTO, EM ITUMBIARA - GO, DA PRIMEIRA AUDIENCIA PUBLICA PELA DUPLICAÇÃO DA RODOVIA GOIANIA-MINAS- SÃO PAULO, PROMOVIDA PELA COMISSÃO ESPECIAL PELO DESENVOLVIMENTO DO CORREDOR CENTRO-LESTE.
Publicação
Publicação no DSF de 25/07/1997 - Página 15049
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • ANUNCIO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, AUDIENCIA PUBLICA, OBJETIVO, AMPLIAÇÃO, RODOVIA, LIGAÇÃO, ESTADO DE GOIAS (GO), ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), ESTADO DE SÃO PAULO (SP), PRESENÇA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO (MPO), MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), GOVERNADOR.
  • JUSTIFICAÇÃO, AMPLIAÇÃO, RODOVIA, CRESCIMENTO ECONOMICO, AGRICULTURA, EXPORTAÇÃO, BENEFICIO, ESCOAMENTO, PRODUÇÃO, REGIÃO CENTRO OESTE, REGIÃO AMAZONICA, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG).
  • ANEXAÇÃO, DOCUMENTO, DETALHAMENTO, OBRA PUBLICA, AMPLIAÇÃO, RODOVIA.

O SR. FRANCELINO PEREIRA (PFL-MG. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, estarei, no dia 4 de agosto próximo, na cidade goiana de Itumbiara, participando de um evento da maior importância para o desenvolvimento do Centro-Oeste e da rica região do Triângulo Mineiro.

Quero referir-me à primeira audiência pública pela duplicação da rodovia Goiânia-Minas-São Paulo, promovida pela Comissão Especial pelo Desenvolvimento do Corredor Centro-Leste.

A presença dos Ministros Antônio Kandir, do Planejamento; Eliseu Padilha, dos Transportes, e Íris Rezende, da Justiça, e dos Governadores Maguito Vilela, de Goiás, e Eduardo Azeredo, de Minas Gerais, é uma clara indicação do interesse das autoridades federais e estaduais pela importante obra.

De fato, é uma ilusão pensar em desenvolvimento sustentado em nosso País sem uma integração física de suas enormes fronteiras, uma proximidade real entre os centros produtores e os centros consumidores.

As rodovias oferecem a oportunidade mais concreta dessa integração, por constituírem uma malha já formada, necessitando apenas de investimentos para sua conservação e ampliação.

Elas são parte importante do sistema de transporte intermodal, que deve associar as ferrovias e as hidrovias, para as quais há projetos ambiciosos, porém perfeitamente exeqüíveis a médio prazo.

Mineiros e paulistas se uniram e obtiveram do Governo Federal o compromisso da duplicação da BR-381, que liga Minas Gerais a São Paulo.

Recentemente, a primeira etapa dessa duplicação foi inaugurada com a presença do Presidente da República e expressivas lideranças dos dois Estados.

A BR-101, nossa extensa rodovia litorânea, está sendo duplicada no seu trecho mais trafegado, graças a uma ação articulada das lideranças políticas e empresariais paranaenses, catarinenses e gaúchas.

Nada mais oportuno que, neste instante, os políticos e os empresários de Minas e de Goiás se unam para lutar pela duplicação da rodovia Goiânia-Minas-São Paulo, que representa a BR-153, no trecho goiano, conectada à BR-050, em território mineiro.

O trecho a ser duplicado, de 467 quilômetros, sendo 206 quilômetros em território goiano e 161 em território mineiro, constitui o principal eixo de transporte para o acesso da Amazônia, através da Belém-Brasília, e do Centro-Oeste ao mercado consumidor de São Paulo, ao porto de Santos e aos países do Mercosul.

O extraordinário desenvolvimento experimentado nos últimos anos pelo Centro-Oeste e o Triângulo Mineiro, especialmente na agricultura de exportação, tornou a rodovia de pista simples absolutamente ultrapassada, e incapaz de absorver um tráfego diário em torno de 15 mil veículos.

A Região do Triângulo Mineiro, uma das mais ricas de Minas Gerais, registra elevadas taxas de crescimento econômico. Sua produção, especialmente agrícola e pecuária, já se ressente de meios adequados de escoamento, sobretudo através das rodovias que ligam a região aos grandes centros consumidores do Sudeste e ao extremo sul do continente.

A realização da primeira audiência pública pela duplicação da rodovia Goiânia-Minas-São Paulo é manifestação indiscutível do interesse e da disposição das lideranças políticas e empresariais dos dois Estados de levarem adiante esse grande projeto.

Nós, parlamentares mineiros e goianos no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, também estamos mobilizados e comprometidos, no sentido de conseguir que a duplicação da rodovia Goiânia-Minas-São Paulo se transforme em realidade no mais breve tempo possível.

Estou anexando os seguintes documentos: mapas do traçado do Corredor Goiânia-Minas-São Paulo; o programa de duplicação e os custos de cada etapa da obra.

Peço que esses documentos sejam divulgados no Diário do Congresso, para que mineiros, goianos e paulistas tomem conhecimento do inteiro teor dos mesmos.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/07/1997 - Página 15049