Pronunciamento de Geraldo Melo em 24/07/1997
Discurso no Senado Federal
RECURSO VERBAL A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, POR INTERMEDIO DA MESA, RELATIVAMENTE A DECISÃO TOMADA POR S.EXA., NA QUALIDADE DE PRESIDENTE EM EXERCICIO, EM REUNIÃO DA CPI DOS PRECATORIOS, REALIZADA NO ULTIMO DIA 22.
- Autor
- Geraldo Melo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RN)
- Nome completo: Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PRECATORIO.:
- RECURSO VERBAL A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, POR INTERMEDIO DA MESA, RELATIVAMENTE A DECISÃO TOMADA POR S.EXA., NA QUALIDADE DE PRESIDENTE EM EXERCICIO, EM REUNIÃO DA CPI DOS PRECATORIOS, REALIZADA NO ULTIMO DIA 22.
- Publicação
- Publicação no DSF de 25/07/1997 - Página 15104
- Assunto
- Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PRECATORIO.
- Indexação
-
- REQUERIMENTO, APRECIAÇÃO, RECURSO REGIMENTAL, ENCAMINHAMENTO, COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO JUSTIÇA E CIDADANIA, PENDENCIA, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), TITULO DA DIVIDA PUBLICA.
- REQUERIMENTO, SUSPENSÃO, PRAZO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PRECATORIO.
O SR. GERALDO MELO (PSDB-RN. Para proferir recurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em primeiro lugar, na data de ontem, quando presidia a reunião da CPI, foi proposta a revisão de uma decisão sobre uma matéria, que, no meu entendimento, era matéria vencida. A proposta era para que a Comissão decidisse se um voto em separado poderia modificar o teor do relatório apresentado pelo Relator Roberto Requião.
Por mais que concorde, pessoalmente, que deve modificar, aleguei que essa era matéria vencida, pois, na véspera, a CPI havia decidido em sentido contrário e determinado que o voto em separado fosse apreciado e, uma vez aprovado, anexado, apensado, ao relatório sem modificar o seu texto.
Atendi à proposição formulada na ocasião, submetendo-a ao Plenário da Comissão, que aprovou a mudança na decisão anterior.
Ao anunciar o resultado da votação, anunciei também que exerceria de ofício a minha faculdade de recorrer à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, na expectativa de que aquela Comissão confirme o meu entendimento de que a matéria estava vencida e não poderia ser reapreciada na sessão de ontem, dia 23.
Não tendo podido concluir a preparação do recurso até este momento, e desejando apresentá-lo antes do término desta sessão, requeiro, verbalmente, a V.Exa., que considere apresentado, em meu nome e, pelo que acabo de ouvir, também em nome do Senador Eduardo Suplicy que, para honra minha, subscreve o requerimento.
O SR. EDUARDO SUPLICY - Concordo e estou de acordo.
O SR. GERALDO MELO - Então, em meu nome e em nome do Senador Eduardo Suplicy, solicito a V.Exa. que considere apresentado o meu recurso à CCJ, para que, se acolhido este recurso, seja preservada a decisão do dia anterior, dia 22, segundo a qual o Relatório Final da CPI será o do Relator com os votos em separado sendo anexados, sem modificação do texto.
Requeiro, também, a V.Exa., Sr. Presidente, que considere sustado o prazo de vida da CPI, até que a solução desse requerimento tenha sido completada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e determinados, então, os procedimentos finais para o encerramento dos seus trabalhos.
Era o que tinha a requerer, Sr. Presidente. (Muito bem!)