Pronunciamento de Leomar Quintanilha em 05/08/1997
Discurso no Senado Federal
LANÇAMENTO DO EDITAL DE LICITAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DA HIDRELETRICA DE LAJEADO.
- Autor
- Leomar Quintanilha (PPB - Partido Progressista Brasileiro/TO)
- Nome completo: Leomar de Melo Quintanilha
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ENERGIA ELETRICA.:
- LANÇAMENTO DO EDITAL DE LICITAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DA HIDRELETRICA DE LAJEADO.
- Publicação
- Publicação no DSF de 06/08/1997 - Página 15717
- Assunto
- Outros > ENERGIA ELETRICA.
- Indexação
-
- INFORMAÇÃO, SAUDAÇÃO, LANÇAMENTO, EDITAL, LICITAÇÃO, CONSTRUÇÃO, USINA HIDROELETRICA, MUNICIPIO, LAJEADO (TO), ESTADO DO TOCANTINS (TO).
O SR. LEOMAR QUINTANILHA (PPB-TO. Como Líder. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero apenas trazer uma notícia para registro nesta Casa, que, de certa forma, traz a todos nós e ao povo brasileiro uma certa tranqüilidade, uma vez que o Brasil, em termos de geração e distribuição de energia elétrica, está à beira do caos e necessita urgentemente de investimentos na geração, produção e distribuição de energia elétrica, sob pena de, não o fazendo, inibir o fornecimento desse insumo tão importante à sociedade brasileira e ao empresariado nacional.
Gostaria de registrar, com certa alegria, que, finalmente, a sensibilidade do Presidente Fernando Henrique Cardoso e a boa-vontade e o interesse demonstrados pelo Ministro das Minas e Energia, Raimundo Brito, propiciarão, no próximo dia 15, no Estado de Tocantins, o lançamento do edital de licitação da construção da Hidrelétrica de Lajeado. Uma obra de porte e de envergadura, que tem o seu caráter nacional e virá ao encontro das necessidades do País no que se refere à produção de energia elétrica.
Trata-se de uma usina com capacidade de geração de 1.020 megawatts e com custo-benefício elevado. No que diz respeito ao Tocantins, nosso estado sairá da condição de importador para exportador de energia, podendo atender à demanda e à necessidade dos grandes centros em outras regiões, onde já há uma demanda reprimida.
Essa sensibilidade do Governo Federal e a boa-vontade do Ministério das Minas e Energia anteciparão em 11 anos sua construção. Ela vem inovada, pois deverá ser feita por um consórcio de empresas privadas que virá atuar nesse setor energético.
Então, a iniciativa privada, entrando no setor energético, vem trazer essa contribuição tão necessária ao Tocantins e ao Brasil, num momento tão oportuno em que este País, que consegue debelar a sua inflação, precisa urgentemente retomar o seu crescimento econômico para trazer mais tranqüilidade à sua população. Esta retomada do crescimento econômico do País não será possível sem que haja oferta de energia elétrica compatível com as nossas necessidades e com a nossa demanda.
Portanto, é razão de comemoração, de manifestação de júbilo, a decisão de acelerar o início da construção da Usina Hidrelétrica de Lajeado, no Estado de Tocantins.
Sr. Presidente, eram essas as considerações que gostaria de fazer.