Pronunciamento de Romeu Tuma em 08/08/1997
Discurso no Senado Federal
III BIENAL INTERNACIONAL DE ARQUITETURA, A REALIZAR-SE NOS DIAS 9 A 30 DE NOVEMBRO, NO PAVILHÃO DA FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO, NO PARQUE IBIRAPUERA.
- Autor
- Romeu Tuma (PFL - Partido da Frente Liberal/SP)
- Nome completo: Romeu Tuma
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
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POLITICA CULTURAL.:
- III BIENAL INTERNACIONAL DE ARQUITETURA, A REALIZAR-SE NOS DIAS 9 A 30 DE NOVEMBRO, NO PAVILHÃO DA FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO, NO PARQUE IBIRAPUERA.
- Publicação
- Publicação no DSF de 09/08/1997 - Página 15984
- Assunto
- Outros > POLITICA CULTURAL.
- Indexação
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- REGISTRO, REALIZAÇÃO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), FEIRA INTERNACIONAL DE ARQUITETURA, DEBATE, IMPORTANCIA, ARQUITETURA, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, VALORIZAÇÃO, CULTURA.
O SR. ROMEU TUMA (PFL-SP. Pronuncia o seguinte discurso) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, recebi do governador do meu Estado, Mário Covas, convite para a III Bienal Internacional de Arquitetura, que entre os dias 9 e 30 de novembro estará acontecendo no pavilhão da Fundação Bienal de São Paulo, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Trata-se de um evento da maior importância, reunindo arquitetos e urbanistas do Brasil e do mundo, em função do grande destaque que a arquitetura e o urbanismo vêm merecendo neste século.
Num breve histórico, a criação da Fundação Bienal de São Paulo originou-se da necessidade de organizar bienais de arte em um só órgão. Idealizada nos moldes da famosa Bienal de Veneza, a I Bienal Internacional de São Paulo, ainda vinculada ao Museu de Arte de São Paulo, foi implementada pelo industrial Francisco Matarazzo Sobrinho em 1951, e vinculada ao Museu de Arte de São Paulo.
Dado ao enorme sucesso que essas mostras obtiveram, de um projeto de Oscar Niemeyer em concreto e vidro nasceu o Pavilhão Ciccilo Matarazzo, imenso prédio com mais de 33 mil metros quadrados, localizado no Parque do Ibirapuera que abriga desde então as exposições. Em 1962, já um sucesso consolidado no Brasil e no exterior, a Bienal desligou-se do MAM e transformou-se em Fundação, com a missão de promover as artes plásticas no Brasil através de exposições e estreitar laços entre as instituições culturais do exterior e a produção artística nacional.
Desde 26 de fevereiro deste ano a Diretoria Executiva da Fundação é composta por: Júlio Landmann, presidente; Jens Olesen, vice-presidente; Gilberto Chateaubriand, diretor; René Parrini, diretor; Paulo Fernando de Araújo, diretor superintendente; Altino Barros, diretor de marketing; Marcos Weinstock, diretor adjunto; Zazi Aranha da Costa, diretora adjunta; Paulo Herkenhoff, curador geral.
A principal meta desse importante evento é destacar a importância da arquitetura como expressão de cultura e como instrumento para a resolução de problemas coletivos, buscando melhorar a qualidade de vida da população de grandes cidades neste final de século.
Paralelamente, inúmeras exposições e programas com temas correlatos completam a programação das atividades da Bienal, que traz ainda painéis específicos para estudantes de nível secundário e palestras de interesse geral. Várias empresas estarão presentes, como a Rede Globo mostrando maquetes de cenários e estúdios; a Editora Abril, trazendo uma exposição sobre a moradia brasileira; a Rede Manchete, com projeto sobre o Distrito Federal.
Tendo como objetivo estreitar os laços entre sociedade e arquitetos, a Bienal permitirá posicionar a produção brasileira no âmbito da arquitetura internacional como evento de ampla penetração no meio técnico, propiciando forte impacto no público em geral.
Os temas expostos e a relevância das exposições organizadas para esta Bienal trarão a público tópicos como projetos de vanguarda, discussão dos problemas urbanos e ambientais, inovações tecnológicas para o ambiente construído, além de reafirmar a importância da Arquitetura como fato cultural fundamental para a vida contemporânea e a relevância do Urbanismo como chave para a melhoria da qualidade de vida do cidadão.
Era o que tinha a dizer.
Muito obrigado.